A vez de Bottas? História da F1 mostra que vencedor com dobradinha em Melbourne sempre foi campeão

Piloto finlandês tenta manter escrita após performance soberana no GP da Austrália de domingo

Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 celebrates on the podium

Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 celebrates on the podium

Glenn Dunbar / Motorsport Images

Se a história da Fórmula 1 for se repetir, teremos um novo campeão mundial em 2019. E ele pode ser Valtteri Bottas.

O finlandês dominou de ponta a ponta e ainda fez a volta mais rápida do Grande Prêmio da Austrália do último domingo, chegando mais de 20s à frente do companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton.

Desde que o GP da Austrália passou a ser disputado em Melbourne, aconteceram sete dobradinhas de uma equipe na prova. Em todas elas o piloto, bem como seu time, foram campeões ao fim da temporada.

Leia também:


Em 1996, Damon Hill contou com um problema de seu companheiro de Williams estreante Jacques Villeneuve para vencer em Albert Park. O britânico venceria o seu único título ao fim daquela temporada, com o time de Sir Frank ficando como campeão de Construtores.

Dois anos mais tarde, Mika Hakkinen ganhou em Melbourne em uma corrida que David Coulthard, seu companheiro de McLaren, o deixou passar depois de um erro da equipe no pit stop do finlandês. Hakkinen e a McLaren foram campeões.

Em 2000, Michael Schumacher contou com as quebras das McLarens para vencer o GP da Austrália, seguido de Rubens Barrichello. Ao fim da temporada, a Ferrari quebraria um jejum de 21 anos sem um piloto campeão.

No ano de 2004, Schumacher venceu novamente seguido por Barrichello, e a Ferrari ganhou um de seus campeonatos mais dominantes.

Em 2009, a então recém-criada Brawn GP venceu na Austrália com Jenson Button novamente seguido por Rubinho. Button e a equipe seriam campeões ao fim da temporada.

Em 2015 e 2016 a Mercedes venceu em Melbourne com dobradinha e foi campeã com fim da temporada. Mas, no primeiro desses anos, foi Hamilton quem triunfou na prova e ganhou o título com Rosberg em segundo. Na temporada seguinte, os papéis se inverteram.

Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, celebrates with the trophy, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 and Max Verstappen, Red Bull Racing on the podium

Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, celebrates with the trophy, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 and Max Verstappen, Red Bull Racing on the podium

Photo by: Dirk Klynsmith / Sutton Images

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Ferrari explica ordem para Leclerc não atacar Vettel na Austrália
Próximo artigo Piloto da casa, Ricciardo vai mudar abordagem para GP da Austrália de 2020

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil