Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Alonso admite que improvisar na F1 é mais difícil do que na Indy e no WEC

Espanhol comparou metodologia de trabalho e aprendizado de outras categorias que competiu com Fórmula 1

Fernando Alonso, Alpine A521

Fernando Alonso disse que é mais difícil improvisar na Fórmula 1 do que na IndyCar ou em carros esportivos, mas espera aplicar as lições aprendidas nessas categorias este ano.

O bicampeão mundial voltou à F1 em 2021 com a Alpine, depois de passar os últimos dois anos explorando outras categorias.

Leia também:

O espanhol venceu as 24 Horas de Le Mans duas vezes com a Toyota, além de conquistar o título do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).

Ele correu duas vezes nas 500 milhas de Indianápolis, mais recentemente em 2020, como parte de seu esforço para completar a Tríplice Coroa e também competiu no Dakar no ano passado.

Alonso embarcou na exploração de outras categorias em uma tentativa de se tornar mais versátil como piloto, e achou mais fácil improvisar fora da F1, devido à rotina disciplinada de um fim de semana.

"Há muitas coisas que você pode aprender com qualquer outra experiência fora da Fórmula 1", disse Alonso. "Como a F1 é um ambiente muito fechado, você repete a mesma coisa a cada duas semanas e a mesma rotina exata a cada duas semanas. Seu estilo de direção fica o mesmo ao longo dos anos, e você apenas segue de certa forma as instruções de seu time.”

"Eles estão otimizando tudo no carro e também o seu estilo de guiar, então eles estão dizendo a você o que fazer - onde economizar os pneus, onde economizar a energia da bateria, entre outras coisas.”

"Tudo é tão controlado que não é possível improvisar muitas coisas em um fim de semana de Fórmula 1."

Alonso explicou como as várias classes e os elementos adicionados aos companheiros de corrida no endurance ensinaram-lhe novas habilidades, além de aprofundar os preparativos para a Indy 500.

"Nas corridas de endurance você tem que ser você mesmo, muito mais do que em qualquer outro carro de corrida. Você está encontrando tráfego em diferentes lugares em diferentes voltas, em diferentes horas do dia, para cada volta", disse Alonso.

"Cada vez que você entra no carro, você tem que compartilhar muito mais com seus companheiros de equipe. Há muito mais trabalho em equipe nas corridas de endurance do que na Fórmula 1, então há coisas que você está aprendendo e está adotando uma abordagem diferente para suas futuras aventuras no automobilismo.”

“O mesmo na Indy, acho que o nível de detalhe que você tem que alcançar em termos de configuração, em termos de preparação para a Indy 500, é muito maior do que qualquer evento de Fórmula 1.”

“Os carros são iguais e pequenos detalhes podem afetar o estilo de direção, o desempenho, as oportunidades de ultrapassagem. É preciso antecipar algumas coisas que acontecerão nas próximas duas ou três voltas.”

"Há muitas lições que você aprende em diferentes categorias que, espero, possam aplicar na Fórmula 1, ou eu posso aplicar no futuro."

GP de Portugal, Canadá por Turquia e corridas aos sábados com Rico Penteado | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Oscar das pistas: histórias da F1 que rendem filme

 

Artigo anterior TELEMETRIA: GP de Portugal, saída do Canadá e volta da Turquia com Rico Penteado
Próximo artigo F1: Ex-diretor da Williams diz que família deveria ter vendido equipe mais cedo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros