Recomendado para você

F1: Mercedes dá vislumbre de 2026 durante testes de pós-temporada

F1: Mercedes dá vislumbre de 2026 durante testes de pós-temporada

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Mercedes dá vislumbre de 2026 durante testes de pós-temporada
F1: Vasseur 'dá carta branca' para Hamilton e Leclerc criticarem a Ferrari

F1: Vasseur 'dá carta branca' para Hamilton e Leclerc criticarem a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Vasseur 'dá carta branca' para Hamilton e Leclerc criticarem a Ferrari
MotoGP - Chefe da Yamaha responde às reclamações de Quartararo: "Não ajuda no comprometimento do time"

MotoGP - Chefe da Yamaha responde às reclamações de Quartararo: "Não ajuda no comprometimento do time"

MotoGP
MotoGP
Test de Valencia 2026
MotoGP - Chefe da Yamaha responde às reclamações de Quartararo: "Não ajuda no comprometimento do time"
MotoGP: Confira calendário de lançamento das motos de 2026

MotoGP: Confira calendário de lançamento das motos de 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Confira calendário de lançamento das motos de 2026
F1: Marko deve deixar a Red Bull no fim de 2025, diz site inglês

F1: Marko deve deixar a Red Bull no fim de 2025, diz site inglês

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Marko deve deixar a Red Bull no fim de 2025, diz site inglês
Assim como Wagner Moura, F1 - O Filme é indicado ao Globo de Ouro e ao Critic's Choice

Assim como Wagner Moura, F1 - O Filme é indicado ao Globo de Ouro e ao Critic's Choice

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Assim como Wagner Moura, F1 - O Filme é indicado ao Globo de Ouro e ao Critic's Choice
Ipiranga oficializa saída da Stock Car ao final de 2025

Ipiranga oficializa saída da Stock Car ao final de 2025

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Ipiranga oficializa saída da Stock Car ao final de 2025
WEC publica lista de inscritos para 2026 sem Porsche e com Derani no novo projeto Genesis

WEC publica lista de inscritos para 2026 sem Porsche e com Derani no novo projeto Genesis

WEC
WEC
WEC publica lista de inscritos para 2026 sem Porsche e com Derani no novo projeto Genesis

Alonso admite que improvisar na F1 é mais difícil do que na Indy e no WEC

Espanhol comparou metodologia de trabalho e aprendizado de outras categorias que competiu com Fórmula 1

Fernando Alonso, Alpine A521

Fernando Alonso disse que é mais difícil improvisar na Fórmula 1 do que na IndyCar ou em carros esportivos, mas espera aplicar as lições aprendidas nessas categorias este ano.

O bicampeão mundial voltou à F1 em 2021 com a Alpine, depois de passar os últimos dois anos explorando outras categorias.

Leia também:

O espanhol venceu as 24 Horas de Le Mans duas vezes com a Toyota, além de conquistar o título do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).

Ele correu duas vezes nas 500 milhas de Indianápolis, mais recentemente em 2020, como parte de seu esforço para completar a Tríplice Coroa e também competiu no Dakar no ano passado.

Alonso embarcou na exploração de outras categorias em uma tentativa de se tornar mais versátil como piloto, e achou mais fácil improvisar fora da F1, devido à rotina disciplinada de um fim de semana.

"Há muitas coisas que você pode aprender com qualquer outra experiência fora da Fórmula 1", disse Alonso. "Como a F1 é um ambiente muito fechado, você repete a mesma coisa a cada duas semanas e a mesma rotina exata a cada duas semanas. Seu estilo de direção fica o mesmo ao longo dos anos, e você apenas segue de certa forma as instruções de seu time.”

"Eles estão otimizando tudo no carro e também o seu estilo de guiar, então eles estão dizendo a você o que fazer - onde economizar os pneus, onde economizar a energia da bateria, entre outras coisas.”

"Tudo é tão controlado que não é possível improvisar muitas coisas em um fim de semana de Fórmula 1."

Alonso explicou como as várias classes e os elementos adicionados aos companheiros de corrida no endurance ensinaram-lhe novas habilidades, além de aprofundar os preparativos para a Indy 500.

"Nas corridas de endurance você tem que ser você mesmo, muito mais do que em qualquer outro carro de corrida. Você está encontrando tráfego em diferentes lugares em diferentes voltas, em diferentes horas do dia, para cada volta", disse Alonso.

"Cada vez que você entra no carro, você tem que compartilhar muito mais com seus companheiros de equipe. Há muito mais trabalho em equipe nas corridas de endurance do que na Fórmula 1, então há coisas que você está aprendendo e está adotando uma abordagem diferente para suas futuras aventuras no automobilismo.”

“O mesmo na Indy, acho que o nível de detalhe que você tem que alcançar em termos de configuração, em termos de preparação para a Indy 500, é muito maior do que qualquer evento de Fórmula 1.”

“Os carros são iguais e pequenos detalhes podem afetar o estilo de direção, o desempenho, as oportunidades de ultrapassagem. É preciso antecipar algumas coisas que acontecerão nas próximas duas ou três voltas.”

"Há muitas lições que você aprende em diferentes categorias que, espero, possam aplicar na Fórmula 1, ou eu posso aplicar no futuro."

GP de Portugal, Canadá por Turquia e corridas aos sábados com Rico Penteado | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Oscar das pistas: histórias da F1 que rendem filme

 

Artigo anterior TELEMETRIA: GP de Portugal, saída do Canadá e volta da Turquia com Rico Penteado
Próximo artigo F1: Ex-diretor da Williams diz que família deveria ter vendido equipe mais cedo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros