Análise

Análise técnica: o motor Honda que impulsiona a Red Bull às vitórias na F1

O Motorsport.com analisa o layout complexo da unidade de potência que terminou com a seca de vitórias da fabricante japonesa

Red Bull Racing RB15, Honda engine

Foto de: Giorgio Piola

A evolução da unidade de potência da Honda na Fórmula 1 foi um dos destaques da temporada 2019, na qual a fabricante japonesa voltou aos seus tempos de sucesso impulsionando a Red Bull às vitórias.

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Com três triunfos neste ano - sendo a glória no GP da Áustria a primeira vitória da Honda na F1 desde 2006 -, a montadora nipônica também experimentou uma estratégia agressiva de atualizações durante o campeonato.

GALERIA: Como era o mundo na época da última vitória da Honda na F1 antes de 2019

Hamilton era campeão, mas da GP2
O dólar estava na faixa de R$2,15
Michael Schumacher anunciava sua primeira aposentadoria
Fabio Cannavaro era eleito o melhor jogador do mundo daquele ano, após título mundial da Itália
Max Verstappen estava prestes a completar nove anos de idade
Seu pai, Jos, competia na extinta A1 GP, representando a Holanda
“Crash - No Limite” ganhou o Oscar de melhor filme
 Max Mosley (à direita) era o presidente da FIA
Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Ele fundou um banco que pretendia acabar com a pobreza no mundo. Escreveu “O banqueiro dos pobres”
Marc Márquez tinha apenas 13 anos
Valentino Rossi era “apenas” pentacampeão da principal categoria da motovelocidade, e Nicky Hayden venceu o campeonato daquele ano
A Sony lançou o PlayStation 3, no Japão
Fernando Alonso se tornava bicampeão da F1
Plutão deixava de ser um planeta
Bento XVI era o Papa
O São Paulo FC conquistava títulos e foi o campeão brasileiro daquele ano
O Brasil era eliminado pela França, nas quartas de final da Copa de 2006
Jimmie Johnson conquistava seu primeiro título da NASCAR; o primeiro de sete
O iPhone ainda não havia sido lançado
O Gol
20

Assim, a forma com a qual a Red Bull conseguiu 'liberar' o poder da unidade motriz da Honda se uniu aos méritos do desenvolvimento aerodinâmico da equipe austríaca, que tem em Adrian Newey seu grande mago projetista.

Tendo tudo isso em vista, o especialista em desenho técnico do Motorsport.com, o lendário designer italiano Giorgio Piola, destrinchou todos os detalhes do motor Honda que permitiu grandes momentos da Red Bull em 2019. Confira abaixo:

Red Bull Racing RB15, Honda engine

Red Bull Racing RB15, Honda engine

Photo by: Giorgio Piola

Ao longo dos anos, a principal entrada de ar (1) foi usada exclusivamente para o sistema de admissão do motor, mas a Honda permitiu que a peça também fosse utilizada para o resfriamento do radiador.

Ao aninhar parte do sistema de radiadores (2) acima do motor, a equipe pode fabricar os sidepods - onde os radiadores geralmente estão alojados - muito menores.

Mas a entrada também é usada para trazer ar para o compressor (3), que é acionado pela turbina, antes de passar pelo sistema de admissão do motor.

Os pontos (4), (6) e (7) indicam mais entradas, que são redirecionadas através dos sidepods do carro.

Em (8) e (9), existem pontos de resfriamento - embora a Red Bull tenha preferido não comentar qual é a função de (8).

Como o motor de combustão interna é usado como um membro do chassi, ele apresenta pontos de montagem altamente robustos, conforme indicado em (5).

Também equipada pela Honda, a Toro Rosso possui um sistema de admissão um pouco diferente e, embora também possua um radiador "suspenso" no carro acima do motor, a entrada é dividida em três partes distintas para alimentar o compressor e o resfriamento.

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GALERIA: Todos os carros e pilotos de Red Bull e Toro Rosso na F1

2005 - Red Bull, David Coulthard
2005 - Red Bull, Christian Klien
2005 - Red Bull, Vitantonio Liuzzi
2006 - Toro Rosso, Scott Speed
2006 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
2006 - Red Bull, Robert Doornbos, Christian Klien e David Coulthard
2007 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
2007 - Toro Rosso, Scott Speed
2007 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
2007 - Red Bull, Mark Webber
2007 - Red Bull, David Coulthard
2008 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
2008 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
2008 - Red Bull, David Coulthard
2008 - Red Bull, Mark Webber
2009 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
2009 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
2009 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
2009 - Red Bull, Mark Webber
2009 - Red Bull, Sebastian Vettel
2010 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
2010 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
2010 - Red Bull, Mark Webber
2010 - Red Bull, Sebastian Vettel
2011 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi
2011 - Red Bull, Mark Webber
2011 - Red Bull, Sebastian Vettel
2012 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
2012 - Red Bull, Mark Webber
2012 - Red Bull, Sebastian Vettel
2013 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
2013 - Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel
2014 - Toro Rosso, Jean-Eric Vergne, e Daniil Kvyat,
2014 - Red Bull, Sebastian Vettel
2014 - Red Bull, Daniel Ricciardo
2015 - Toro Rosso, Max Verstappen,e Carlos Sainz Jr.
2015 - Red Bull, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo
2016 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr.
2016 - Red Bull / Toro Rosso, Daniil Kvyat
2016 - Red Bull, Daniel Ricciardo
2016 - Toro Rosso / Red Bull, Max Verstappen
2017 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., e Daniil Kvyat, Scuderia
2017 - Toro Rosso, Brendon Hartley e Pierre Gasly
2017 - Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2018 - Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley
2018 - Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2019 - Toro Rosso / Red Bull, Alexander Albon
2019 - Toro Rosso, Daniil Kvyat
2019 - Red Bull / Toro Rosso, Pierre Gasly
2019 - Red Bull, Max Verstappen
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