Últimas notícias

Bottas revela estratégia misteriosa para superar Hamilton em 2020

Piloto finlandês disse que precisa ser mais consistente para bater companheiro britânico da Mercedes

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Vice-campeão da Fórmula 1 com a Mercedes em 2019, Valtteri Bottas finalmente revelou sua misteriosa estratégia para superar o companheiro britânico Lewis Hamilton em 2020: de acordo com o finlandês, o “passo final” é melhorar sua consistência durante a temporada.

A declaração de Bottas vem após um ano de altos e baixos: o piloto começou o último campeonato em grande forma, liderando a tabela por algumas provas, mas caiu de produção no meio do certame e só voltou a se apresentar bem no fim de 2019. Tarde demais.

Leia também:

No GP do Brasil, o finlandês foi questionado acerca do que faria para bater Hamilton em 2020 e se limitou a dizer que tinha uma estratégia, sobre a qual preferia não comentar: “Está bem claro em minha mente”.

Agora, Bottas abriu o jogo quanto à tática deste ano: "Estamos [trabalhando] com os engenheiros e com a equipe no meu programa de desenvolvimento. O que realmente estamos focando é no passo final de que preciso: a consistência”.

"Também preciso ter ainda mais adaptabilidade a diferentes circunstâncias, mas o principal é minimizar erros”, afirmou o finlandês, que registrou quatro vitórias, cinco poles e 11 pódios na temporada passada.

"Houve sessões de qualificação em errei e isso comprometeu. Depois, houve corridas em que também errei. Em Hockenheim, perdi uma grande quantidade de pontos, então tenho que me livrar dos erros”, ponderou Bottas, cujo início de carreira você relembra abaixo:

Valtteri Bottas, Formula Renault NEC
Valtteri Bottas, Formula Renault NEC
Valtteri Bottas, F3 Euro
Valtteri Bottas, British F3
Valtteri Bottas à frente de Brendon Hartley na F3 Euro
Valtteri Bottas, F3 Euro
Valtteri Bottas, F3 Zandvoort
Valtteri Bottas, F3 Euro
Valtteri Bottas, F3 Euro
Valtteri Bottas, Macau GP
Valtteri Bottas, GP3
Valtteri Bottas comemora título da GP3
Valtteri Bottas, GP3
Valtteri Bottas, Macau GP
14

"Ainda sinto que posso melhorar. São detalhes aqui e ali, muito relacionados ao estilo de pilotagem e ao gerenciamento de pneus. Tenho que minimizar esses erros e ser capaz de encontrar o estado mental certo”.

“Isso significa que poderei executar o meu melhor todo fim de semana - essa é a parte mais complicada. Como em qualquer esporte. Tenho que me aprofundar muito para encontrar algo a mais do meu lado”, admitiu.

“Ver como posso ser um piloto melhor, como posso ter um desempenho melhor, como posso trabalhar melhor com os engenheiros. Isso me mantém trabalhando duro, porque não é fácil vencê-lo [Hamilton]. E isso exige muito, está me pressionando todos os dias”.

"Eu realmente custou a aceitar que algum outro piloto pode fazer algo que eu não posso. Mas aceito completamente que Lewis ganhou o título [em 2019] porque, durante a temporada, foi melhor do que eu. Ele me venceu de maneira justa e honesta".

"Mas acredito que sempre há algo que posso fazer melhor para consertar essas fraquezas. Talvez eu seja um pouco mais teimoso”, completou Bottas, que vai para quarta temporada com a Mercedes em 2020.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Harmonia traz vitórias

Campeã dos últimos seis anos na F1, a Mercedes sempre creditou seu sucesso ao bom ambiente nas pistas e na fábrica. E também aos carros: relembre todos as máquinas da escuderia alemã na galeria do Motorsport.com abaixo.

1954: Mercedes-Benz W 196 R
1954: Mercedes-Benz W 196 R
1955: Mercedes-Benz W 196 R
2010: Mercedes MGP W01
2011: Mercedes MGP W02
2012: Mercedes F1 W03
2013: Mercedes F1 W04
2014: Mercedes F1 W05 Hybrid
2015: Mercedes F1 W06 Hybrid
2016: Mercedes F1 W07 Hybrid
2017: Mercedes F1 W08 Hybrid
2018: Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+
2019: Mercedes AMG W10
13

Siga o Motorsport.com no TwitterFacebookInstagram Youtube.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton, Alonso, Márquez e cia: veja todos os campeões de 2019
Próximo artigo Ricciardo vai leiloar macacão do GP da Austrália para ajudar vítimas de incêndio

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil