Hamilton vs Bottas, Ferrari vs Red Bull: o que está em jogo no GP de Mônaco de F1

Briga interna entre os dois pilotos da Mercedes e batalha entre escuderias italiana e austríaca por um lugar no pódio devem agitar etapa monegasca. Veja destaques

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Glenn Dunbar / Motorsport Images

O famoso GP de Mônaco da Fórmula 1 acontece neste fim de semana e tem a Mercedes como grande favorita. O carro alemão se adaptou bem às ruas do Principado, como evidenciado nos dois primeiros treinos livres, e suas duas concorrentes ainda não mostraram força para destronar a equipe que lidera o Mundial de Construtores.

Ferrari e Red Bull, aliás, devem protagonizar boa disputa por um lugar no pódio em Monte Carlo. A prova neste ano também será marcada por homenagens a Niki Lauda, tricampeão mundial, que faleceu na última segunda-feira (Veja galeria abaixo que mostra todos os carros com os quais o austríaco correu na F1).

O Motorsport.com Brasil destaca essas e outras questões em jogo na corrida deste domingo. Confira:

Leia também:


Mercedes firme em busca de mais uma dobradinha

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images

O time começou 2019 arrasador. Em cinco corridas, cinco dobradinhas. E a equipe comandada por Toto Wolff certamente vem forte para chegar à sexta. Isso porque o carro da Mercedes tende a voar em Mônaco por causa de sua velocidade nas curvas de baixa. E os dois primeiros treinos livres deram uma amostra de que essa deve ser a tônica, já que Lewis Hamilton liderou as duas sessões. A ver se os alemães darão mais um passo em busca de mais recordes.

Mais um capítulo da batalha entre Hamilton e Bottas

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Photo by: Dom Romney / LAT Images

O pentacampeão mostrou força nas primeiras atividades em Monte Carlo, mas seu companheiro Valtteri Bottas está muito bem nesta temporada e certamente tentará ameaçar o britânico. No segundo treino livre, o finlandês ficou bem perto do atual bicampeão. No sábado, Bottas certamente tentará impor nova derrota a Hamilton na busca pela pole position. Vale ficar de olho, já que a disputa nos treinos classificatórios está acirrada e a vantagem é do finlandês. Nas corridas a história é outra, mas largar do primeiro lugar do grid em Mônaco é um grande diferencial.

Ferrari e Red Bull em briga acirrada pelo pódio

Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Photo by: Zak Mauger / LAT Images

Se as tendências se confirmarem, restará ao time de Maranello e à equipe austríaca a briga pelo terceiro lugar do pódio. Com a Mercedes firme na ponta, Ferrari e Red Bull devem agitar a disputa pela segunda fila. No primeiro treino livre, Max Verstappen foi bem e se colocou entre Hamilton e Bottas, em segundo. Na outra sessão, porém, o holandês teve problemas e pouco correu. Quem aproveitou foi Sebastian Vettel, que levou o carro vermelho ao terceiro lugar, ainda que a mais de sete décimos do líder. Será interessante observar quem se sai melhor nos treinos de sábado.

Verstappen vs Mônaco

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Photo by: Gareth Harford / Sutton Images

Se por um lado o jovem tem uma boa oportunidade de pódio, por outro o holandês terá que se livrar de um passado não tão positivo no Principado. Basta lembrar de sua temporada de estreia na F1, em 2015, pela Toro Rosso, na qual Verstappen encheu a traseira de Romain Grosjean antes da Sainte Devote. No ano seguinte, ele abandonou a prova por conta de um acidente. Já em 2018, o holandês bateu no treino classificatório e ficou de fora da briga pela pole, conquistada por seu então companheiro Daniel Ricciardo, que venceu a corrida. A ver o que Verstappen apronta em 2019.

Batalha no pelotão intermediário

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Photo by: Dom Romney / LAT Images

Por enquanto, a McLaren é a 'melhor do resto' no grid da Fórmula 1, mas a equipe britânica não foi tão bem nos treinos livres. E suas rivais estarão fortes na briga pelo primeiro posto após Mercedes, Ferrari e Red Bull. É o que aponta o resultado das sessões práticas. No treino inaugural, a Renault apareceu bem, com Nico Hulkenberg em sétimo, logo à frente da Haas de Grosjean. Já no TL2, que teve tempos bem mais rápidos, Alex Albon levou a Toro Rosso a um excelente quinto posto. Difícil prever quem chega melhor para as atividades deste sábado. A disputa certamente será agitada, e Kimi Raikkonen tentará uma boa colocação para o seu GP de nº 300 na elite do automobilismo.

As homenagens a Lauda

A F1 anunciou nesta sexta-feira que haverá um minuto de silêncio em memória a Niki Lauda, que faleceu na última segunda-feira. Abaixo, veja todos os carros com os quais o austríaco competiu.

1971, March 711
Foi com esse carro que Lauda estreou na Fórmula 1 no GP de seu país em 1971
1971, March 711
Lauda disputou apenas a corrida da Áustria em 1971
1972, March 721
Na temporada seguinte, Lauda (à frente) fez sua primeira temporada completa a bordo do March 721
1973, BRM P160
Em sua segunda temporada completa na Fórmula 1, Lauda correu pela BRM e impressionou a ponto de chamar a atenção de Enzo Ferrari
1974, Ferrari 312B3
Tanto que, em 1974, o austríaco foi contratado pelo time de Maranello
1974, Ferrari 312B3
Em seu primeiro ano em uma equipe de ponta, Lauda teve o suiço Clay Regazzoni como companheiro
1974, Ferrari 312B3
Aquele ano marcou a primeira vitória do austríaco, no GP da Espanha
1974, Ferrari 312B3
Lauda terminou a temporada em quarto. O brasileiro Emerson Fittipaldi foi o campeão, conquistando, com a McLaren, seu segundo título
1975, Ferrari 312T
Em 1975, porém, Lauda "destronaria" Fittipaldi. A bordo do novo carro da Ferrari, o austríaco brilhou
1975, Ferrari 312T
Com mais um ano de muita consistência e velocidade, Lauda voou para conquistar o primeiro de seus três títulos mundiais
1975, Ferrari 312T
Lauda foi campeão com 64,5 pontos. Fittipaldi foi vice com 45
1976, Ferrari 312 T2
Depois de conquistar seu primeiro título, o austríaco chegou à temporada seguinte com vontade de defender sua posição
1976, Ferrari 312 T2
O ano de 1976 começou bem, com grande confiabilidade do carro da Ferrari, melhor que a concorrente McLaren
1976, Ferrari 312 T2
Ao longo da temporada, porém, o carro da equipe britânica melhorou e James Hunt se colocou como rival de Lauda na busca pelo título
Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren
Os dois construíram uma grande rivalidade, mas eram amigos. A relação de ambos é retratada no filme "Rush"
Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren
No fim das contas, Hunt aproveitou a ausência de Lauda em algumas etapas por conta do acidente do austríaco em Nurburgring para somar pontos importantes e chegar à etapa final, em Fuji, com condições de vencer. Lauda acabou desistindo da corrida chuvosa em função das condições perigosas e Hunt chegou em terceiro para faturar seu primeiro e único título
1977, Ferrari 312T2
Na temporada seguinte, Lauda veio com fome para retomar o título
Niki Lauda, Ferrari 312T2
Dito e feito: o austríaco retomou a coroa em sua segunda, superando de vez as sequelas psicológicas do grave acidente do ano anterior
1978, Brabham BT45C
Em 1978, Lauda foi para a Brabham
1978, Brabham BT46
A equipe era comandada por Bernie Ecclestone
1978, Brabham BT46B Alfa Romeo
O motivo da saída para a Ferrari foi a procura da equipe italiana pelo argentino Carlos Reutemann após o acidente de Lauda em 1976
1978, Brabham BT46B
Um dos carros da Brabham em 78 chamava a atenção por sua traseira
1979, Brabahm BT48
No ano seguinte, a equipe seguiu sem condições de levar Lauda à disputa pelo título
1979, Brabham BT48
Foi nessa época que o austríaco começou a intensificar seus empreendimentos em sua companhia aérea
1979, Brabham BT48 Alfa Romeo
No fim daquela temporada, Lauda deixaria a F1 para tocar seus negócios
1982, McLaren MP4
Após dois anos afastado da categoria, Lauda foi persuadido por Ron Dennis a retornar, desta vez pela McLaren. Lauda foi quinto em sua primeira temporada após o retorno à F1
1983, McLaren MP4B
O terceiro título acabou não vindo no ano seguinte, em 1983, mas estava próximo
1984, McLaren MP4\2
Na temporada 1984, Lauda finalmente conquistou seu terceiro e último título mundial
1984, McLaren MP4/2
Em batalha com o novo companheiro Alain Prost, o veterano de 35 anos levou a melhor por apenas meio ponto: 72 a 71,5
1985, McLaren MP4/2B
1985 começou com uma série de abandonos de Lauda, o que complicou a temporada do tricampeão - e a relação com Ron Dennis
Alain Prost e Niki Lauda, McLaren MP4/2B
O austríaco ainda conquistou sua 25ª e última vitória na F1, no GP da Holanda, em Zandvoort. Prost (à frente) chegaria ao primeiro de seus quatro títulos naquele ano
31
 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 não terá câmbios de mesmo fornecedor para equipes em carro de 2021
Próximo artigo Leclerc lidera treino antes de classificação em Mônaco; Vettel bate

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil