Recomendado para você

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

Fórmula 1
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"
Últimas notícias

Bruno Senna se emociona ao pilotar McLaren do tio e exalta Hamilton

Ex-F1 e hoje no WEC, sobrinho de Ayrton guiou a máquina do 1º título do tricampeão e comparou carros de antigamente aos atuais

Bruno Senna drives the McLaren MP4/4

Um dos principais destaques do GP do Brasil de Fórmula 1 neste fim de semana, em Interlagos, foi a exibição da McLaren MP4/4 com a qual Ayrton Senna conquistou seu primeiro título, em 1988. Quem teve a honra de guiar o histórico carro foi Bruno Senna, ex-F1 e sobrinho do tricampeão.

"Andar com esse carro aqui em Interlagos não dá nem para explicar. Quando sai do carro, aí dá para relaxar, curtir e aproveitar. Na pista, é interagir com o pessoal e trazer o carro ‘para casa’ perfeito", relatou Bruno, que atualmente disputa o Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

Leia também:

"Honestamente, eu vim com uma missão: fazer todo mundo ver esse carro, curtir essa emoção, voltando com a McLaren 100%, em perfeito estado", disse o sobrinho de Ayrton, que também é homenageado no troféu do GP do Brasil.

Questionado pelo Motorsport.com sobre as diferenças entre o MP4/4 e os monopostos atuais, o piloto do WEC exaltou Ayrton e o britânico Lewis Hamilton, que conquistou seu sexto título da F1 a bordo da Mercedes neste ano.

"O Ayrton passou pelo carro turbo, pelo aspirado... Foi do mais antigo aos mais modernos, como os de 1993 e 1994. E ele sempre estava lá na frente. Já o Hamilton passou pelo carro aspirado, pegou a época do KERS [sistema de geração de potência por meio da recuperação da energia cinética da frenagem] e conseguiu passar por diversas fases sendo campeão. Isso demonstra versatilidade e habilidade dos pilotos", avaliou Bruno, que comparou as diferentes eras da F1.

"São eras diferentes, com mentalidades diferentes de como se pilota o carro. Então acho que os grandes pilotos são aqueles que conseguem passar por épocas distintas de carros se mantendo bons em todos os períodos".

GALERIA: Fotos da exibição da McLaren MP4/4 com Bruno Senna, Vettel e Brundle

Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Sebastian Vettel e Bruno Senna
Martin Brundle, Sebastian Vettel e Bruno Senna
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna, McLaren MP4/4
Bruno Senna e Martin Brundle
17

"Havia muita falha mecânica, simples e puramente, sem que houvesse o erro do piloto. Com certeza, a tecnologia que a gente tem hoje torna os carros muito mais resistentes e confiáveis do que antigamente", ponderou Bruno.

"Quando eu estava andando no autódromo, fiquei pensando: ‘como é que esses carros sobreviviam por duas horas’? Qualquer besteirinha, como um parafusinho um pouco soltou ou o câmbio um pouco frouxo, significaria entrar na marcha errada e aí acabava a corrida. Era tudo no limite, então tem que respeitar muito a turma que corria naquela época e fazia esses carros terminarem corridas andando rápido", relatou.

"A carga mental de pilotar esses carros aqui é muito mais alta. Hoje em dia, a parte física é muito mais difícil porque os carros são muito mais rápidos e você anda no limite o tempo inteiro. Os carros têm mais aderência e tudo mais, então você realmente não está pensando em freio, caixa de câmbio, nada: simplesmente está tentando ir o mais rápido possível o tempo inteiro".

"Com esses carros mais antigos, você não pode errar uma marcha, senão estoura a caixa de câmbio. Você não pode exagerar no giro do motor, porque senão estoura o motor. Também não pode andar o tempo todo no limite, porque o freio acaba. Então esses carros são muito mais frágeis e delicados, de modo que você tem que pilotar rápido, mas de uma forma suave ao mesmo tempo. Senão você não termina a corrida", completou o sobrinho de Ayrton Senna.

Artigo anterior Troféu do GP do Brasil de F1 homenageia Senna; veja fotos e vídeo
Próximo artigo Proposta de manter F1 em São Paulo envolve pagamento de taxa por município

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros