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Chefe da Ferrari: Mick Schumacher é "bom candidato à F1 no futuro"

Mattia Binotto destacou talento do alemão, mas disse que ainda é cedo para colocá-lo como piloto do time de Maranello

Mick Schumacher, Ferrari development driver

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Filho de Michael Schumacher, heptacampeão da Fórmula 1, o jovem Mick Schumacher disputou seu primeiro campeonato na Fórmula 2 em 2019 e já é apontado pela Ferrari como um bom candidato a uma vaga na F1 no futuro próximo.

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Em temporada de adaptação à F2, Mick teve altos e baixos, vencendo uma prova na Hungria e terminando o ano em 12º. Foi o suficiente para o piloto da Academia da Ferrari agradar a escuderia, pela qual seu pai conquistou cinco títulos na F1 entre 2000 e 2004.

Além do desempenho na categoria de acesso, o piloto de 20 anos também fez testes oficiais na F1 em abril, guiando primeiro a própria Ferrari e depois a Alfa Romeo nas atividades seguintes ao GP do Bahrein. Antes do GP da Alemanha, Mick andou na Ferrari F2004 do pai. Veja:

Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
Mick Schumacher, Ferrari F2004
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Foi o suficiente para o chefe do time de Maranello na F1, Mattia Binotto, dizer que a escuderia está "esperando muito" de Schumacher em 2020. "Estamos muito orgulhosos de tê-lo na nossa Academia de Pilotos”, comentou.

"Não apenas porque ele é filho de Michael Schumacher [relembre a carreira do heptacampeão na galeria abaixo], mas porque ele é bom piloto. Ele realmente teve um bom desempenho, mesmo nesta temporada. Se você olhar para a classificação final, poderá ver alguns pilotos mais experientes no topo, então ele teve uma boa temporada para ganhar experiência. E se você olhar em termos de novatos, ele foi muito bem”, ponderou Binotto.

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs
1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs
1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs
1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs
1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs
1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs
1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs
1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs
2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs
2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs
2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs
2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs
2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs
2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs
2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs
2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs
2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs
2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs
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"A próxima temporada será fundamental para ver o quanto ele está progredindo. Esperamos muito, porque ele terá experiência e temos certeza de que será um bom candidato à F1 no futuro. Se ele será candidato à Ferrari? Ainda é muito cedo. Mas o objetivo da Academia é encontrar o próximo talento para a Ferrari e ele faz parte do programa, porque acreditamos que ele tem talento”.

"Mas 2021 será muito cedo para um de nossos jovens talentos. Em 2021, a experiência será importante porque teremos um tipo de carro completamente novo”, lembrou o dirigente. De todo modo, fontes do Motorsport.com indicam que Schumacher foi cotado para a vaga de Antonio Giovinazzi na Alfa Romeo. Entretanto, a evolução do italiano no segundo semestre de 2019 teria garantido sua permanência em 2020.

Ainda assim, questionado pela reportagem no fim do ano passado, Schumacher afirmou que "não havia oportunidade de vaga" para 2020. Por isso, de acordo com o alemão, a decisão mais acertada foi ficar na F2. "A F2 terá os novos pneus de 18 polegadas em 2020, o que será positivo para mim, porque isso será utilizado na F1 em 2021. Se conseguirmos dar o passo [para a F1], eu teria uma vantagem", ponderou Schumacher à época.

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Veja 10 recordes que Lewis Hamilton ainda precisa tirar de Michael Schumacher na F1:

Número de títulos consecutivos de Schumacher: 5

A última era dourada da Ferrari foi com Michael Schumacher entre 2000 e 2004. O alemão conquistou cinco campeonatos consecutivos com o time que formou com Jean Todt e Ross Brawn. O 'Kaiser' ainda brigou pelo título em 2006 em sua derradeira temporada com o time de Maranello, mas o caneco ficou com Alonso. 

Número de títulos consecutivos de Hamilton: 3

Lewis Hamilton poderia ter cinco campeonatos consecutivos com a Mercedes se não tivesse perdido o título para o rival e então companheiro Nico Rosberg em 2016. O britânico foi o campeão em 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019. 

Maior número de vitórias na F1 é de Schumacher: 91

O primeiro triunfo de Schumacher foi no GP da Bélgica de 1992 com a Benetton, em temporada em que ficou em terceiro no mundial. Sua última ida ao lugar mais alto do pódio foi no GP da China de 2006, em temporada em que somou 'apenas' sete vitórias tentando tirar o bi de Fernando Alonso e Renault.

Segundo maior número de vitórias na F1 é de Hamilton: 84

Essa é uma das marcas que Hamilton pode romper já em 2020. A média de vitórias por temporada em seu período dominante com a Mercedes é de 10 vitórias por ano, sendo que faltam apenas nove para o britânico igular o alemão.

A primeira glória de Hamilton veio no GP do Canadá de 2007 com a McLaren. O último triunfo foi no GP de Abu Dhabi de 2019, que encerrou o campeonato do ano passado.

Maior número de vitórias no ano é de Schumi: 13 em 2004

O último título de Michael Schumacher veio em uma temporada em que seu principal 'rival' foi seu companheiro Rubens Barrichello. O alemão conseguiu 13 vitórias, iniciando com cinco consecutivas em Austrália, Malásia, Bahrein, San Marino e Espanha. Depois vieram os triunfos no GP de Europa, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha e Hungria, além do Japão.

Maior número de vitórias no ano de Hamilton: 11

Hamilton conseguiu 11 vitórias por ano em três temporadas, sendo campeão de todas. A primeira foi em 2014, a segunda em 2018 e a última em 2019. Em todas, o britânico teve aproveitamento superior a 57%, enquanto Schumacher conseguiu 72% de eficiência ao ganhar 13 de 18 corridas em 2004.

Maior número de vitórias de Schumi em um GP: 8 na França

O circuito de Magny-Cours foi dominado por Schumacher em duas décadas diferentes, nos anos de 1994, 1995, 1997, 1998, 2001, 2002, 2004 e 2006.

Maior número de glórias de Hamilton: 7 (Canadá e Hungria)

Hamilton terá uma oportunidade dupla de igualar o recorde de Schumi em 2020. A primeira no Canadá, onde o britânico venceu em 2007, 2010, 2012, 2015, 2016, 2017 e 2019. A segunda na Hungria, em que triunfou nos anos de 2007, 2009, 2012, 2013, 2016, 2018 e 2019.

Número de pódios de Schumi na F1: 155

O primeiro pódio de Michael Schumacher foi no GP do México de 1992, sua oitava corrida na Fórmula 1, apenas a segunda com a Benetton. Seu último top-3 foi com a Mercedes no GP da Europa de 2012.

Pódios de Lewis Hamilton: 151

Nesse quesito, Hamilton também não deve ter dificuldades para superar Schumi. O primeiro pódio do britânico foi logo em sua estreia na F1, quando chegou em terceiro com a McLaren no GP da Austrália de 2007.

Na temporada 2019, Hamilton não foi ao pódio em apenas quatro corridas.

Mais voltas lideradas: Schumacher, com 5.111

Aqui a vida de Hamilton fica um pouco mais difícil, já que o alemão liderou 625 giros a mais.

Voltas lideradas por Hamilton: 4.486

O terceiro com mais giros na ponta é Sebastian Vettel, que soma 3.495, superando Ayrton Senna e Alain Prost.

Maior número de voltas mais rápidas: Schumi, com 77

Michael Schumacher conseguiu essa marca em 306 provas, com eficiência de 25.16%.

Voltas mais rápidas de Hamilton: 47

Hamilton conseguiu a marca em 250 provas, com eficiência de 18.80%. Na sequência, com apenas uma volta a menos, Kimi Raikkonen.

Depois, Alain Prost (41) e Nigel Mansell (30).

Pole, volta mais rápida e vitória no mesmo GP: Schumi, 22

Michael Schumacher conseguiu a marca com eficiência de 7.14%. Ele tem o dobro do registrado por Jim Clark e mais que o triplo de Ayrton Senna (7).

Pole, volta mais rápida e vitória no mesmo GP: Hamilton, 15

Hamilton é o piloto ativo com o melhor registro neste quesito. Depois vêm Sebastian Vettel com 8, Kimi Raikkonen com 2 e Valtteri Bottas com 1.

Corridas com a mesma equipe: Schumi, 181 na Ferrari

Não há dúvidas de que o período mais dominante de Schumi foi na Ferrari, e com ela escreveu a maior parte de sua história. A relação rendeu 72 vitórias para o alemão. 

Corridas com a mesma equipe: Hamilton, 140 na Mercedes

Lewis Hamilton já acumula 63 vitórias com as Flechas de Prata. 

Maior campeão: Schumacher, com sete títulos

Michael Schumacher conquistou sete campeonatos do mundo. Os dois primeiros foram com a Benetton em 1994 e 1995. Depois cinco títulos consecutivos com a Ferrari de 2002 a 2004.

Segundo maior campeão: Hamilton, com seis títulos

Lewis Hamilton conquistou seu primeiro título logo em sua segunda temporada na F1, em 2008, com a McLaren, após definição emocionante no GP do Brasil, onde superou Felipe Massa. Seu último campeonato veio em 2019 com a Mercedes, com quem já tem cinco títulos.

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