Recomendado para você

F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido

F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido
F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC
WEC
Bahrein
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo
Conteúdo especial

Coluna do Massa: Agressividade de Perez me ajudou em Mônaco

Piloto da Williams analisa desempenho no GP de Mônaco no último domingo e congratula Ferrari e Kimi Raikkonen

Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams FW40
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, at the start of the race
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32, Felipe Massa, Williams FW40, Esteban Ocon, Sahara Force India F1 VJM10 on the formation lap
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70-H
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40

Eu esperava um fim de semana diferente no GP do Mônaco. Na véspera da corrida, não escondi o fato de termos grandes esperanças para a prova que em minha segunda casa.

Mas, infelizmente, o que aconteceu não foi o que a Williams esperava. No fim, um nono lugar, o que nos permitiu marcar pontos na classificação do campeonato, mas acho realista que não foi possível ter mais.

Que o fim de semana seria de luta árdua, eu já havia entendido desde a primeira sessão de treinos livres na quinta-feira.

A classificação também foi mais complexa do que o esperado, e na minha tentativa no Q2, eu cometi um erro. Voltei para os boxes e colocamos pneus novos, mas então apareceu uma bandeira amarela e eu tive que abortar o que era a minha última volta disponível.

Em última análise, acho que só teria sido possível largar uma ou duas posições à frente da sétima fila, não mais do que isso.

A espera valeu a pena

Após a classificação, tive um objetivo em mente: terminar a corrida. Conheço bem Mônaco e sei que é impossível ultrapassar se o carro à sua frente não cometer um erro.

Mas a história desta corrida também é que se você completar as 78 voltas, então você normalmente é recompensado com um bom lugar, dado o número de abandonos que normalmente acontecem.

Minha corrida começou com problemas de freio na primeira volta. Por causa disso, eu não pude usar os freios com muita força, porque tinha que impedir que as temperaturas subissem muito.

Afortunadamente, a natureza da pista e as dificuldades que as pessoas têm de ultrapassar significaram que eu lutasse contra qualquer pessoa que me atacasse, mesmo quando a frenagem não era tão boa quanto deveria.

Quando o Safety Car apareceu, após o acidente de Pascal Wehrlein, pude colocar pneus novos sem perder posições - e foi uma tática copiada por Sergio Perez. Então, nós seguimos na pista na mesma condição para as voltas finais, e o nosso ritmo foi muito bom.

Eu vi que Sergio estava muito agressivo à minha frente, e quando cometeu um erro na Rascasse, batendo em Daniil Kvyat, consegui passar sem problemas pelos dois, conseguindo o nono lugar.

Foi uma situação de sorte, mas típica de Monte Carlo, e é por isso que fiquei em espera desde o início.

Agora estamos nos preparando para Montreal, onde vamos com mais confiança após o difícil fim de semana. Acho que todas as pistas que estão chegando nos será melhor do que Mônaco.

Marco da Ferrari

Notei também que a Ferrari conquistou sua primeira pole position do GP de Mônaco desde a minha em 2008.

Kimi fez uma boa volta, e fico feliz por ele ter voltado a sentir o gosto de uma pole position. Acho que o carro da Ferrari foi o único vencedor do fim de semana do Mônaco. Foi simplesmente fantástico.

Corrida após a corrida, a equipe está cada vez mais na disputa com a Mercedes e acho que há todos os ingredientes para que essa luta dure até o fim da temporada.

Artigo anterior Hamilton: “A Ferrari já escolheu seu primeiro piloto”
Próximo artigo Lauda: Por título, Hamilton precisa de abandono de Vettel

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros