Recomendado para você

F1: Confira o resultado final do GP dos EUA

F1: Confira o resultado final do GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Confira o resultado final do GP dos EUA
AO VIVO F1: Verstappen a 40 pontos da liderança após vitória em Austin e dia difícil para Piastri; acompanhe debate

AO VIVO F1: Verstappen a 40 pontos da liderança após vitória em Austin e dia difícil para Piastri; acompanhe debate

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
AO VIVO F1: Verstappen a 40 pontos da liderança após vitória em Austin e dia difícil para Piastri; acompanhe debate
F1: Verstappen voa e triunfa em Austin à frente de Norris e Leclerc; Bortoleto é 18°

F1: Verstappen voa e triunfa em Austin à frente de Norris e Leclerc; Bortoleto é 18°

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen voa e triunfa em Austin à frente de Norris e Leclerc; Bortoleto é 18°
MotoGP: Trackhouse sentiu pressão da NASCAR antes de vencer

MotoGP: Trackhouse sentiu pressão da NASCAR antes de vencer

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Trackhouse sentiu pressão da NASCAR antes de vencer
F1: Hamilton elogia "mudança de abordagem" da Ferrari após reclamações

F1: Hamilton elogia "mudança de abordagem" da Ferrari após reclamações

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Hamilton elogia "mudança de abordagem" da Ferrari após reclamações
F1: Russell tem teoria sobre Verstappen e a Red Bull em Austin

F1: Russell tem teoria sobre Verstappen e a Red Bull em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Russell tem teoria sobre Verstappen e a Red Bull em Austin
NASCAR AO VIVO: Assista à etapa de Talladega da Cup Series com o Motorsport.com

NASCAR AO VIVO: Assista à etapa de Talladega da Cup Series com o Motorsport.com

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Talladega II
NASCAR AO VIVO: Assista à etapa de Talladega da Cup Series com o Motorsport.com
ANÁLISE F1: McLaren deve revisar batida de Norris e Piastri após o GP dos EUA, mas por quê?

ANÁLISE F1: McLaren deve revisar batida de Norris e Piastri após o GP dos EUA, mas por quê?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: McLaren deve revisar batida de Norris e Piastri após o GP dos EUA, mas por quê?
Conteúdo especial

Coluna do Massa: Agressividade de Perez me ajudou em Mônaco

Piloto da Williams analisa desempenho no GP de Mônaco no último domingo e congratula Ferrari e Kimi Raikkonen

Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams FW40
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, at the start of the race
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32, Felipe Massa, Williams FW40, Esteban Ocon, Sahara Force India F1 VJM10 on the formation lap
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70-H
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40

Eu esperava um fim de semana diferente no GP do Mônaco. Na véspera da corrida, não escondi o fato de termos grandes esperanças para a prova que em minha segunda casa.

Mas, infelizmente, o que aconteceu não foi o que a Williams esperava. No fim, um nono lugar, o que nos permitiu marcar pontos na classificação do campeonato, mas acho realista que não foi possível ter mais.

Que o fim de semana seria de luta árdua, eu já havia entendido desde a primeira sessão de treinos livres na quinta-feira.

A classificação também foi mais complexa do que o esperado, e na minha tentativa no Q2, eu cometi um erro. Voltei para os boxes e colocamos pneus novos, mas então apareceu uma bandeira amarela e eu tive que abortar o que era a minha última volta disponível.

Em última análise, acho que só teria sido possível largar uma ou duas posições à frente da sétima fila, não mais do que isso.

A espera valeu a pena

Após a classificação, tive um objetivo em mente: terminar a corrida. Conheço bem Mônaco e sei que é impossível ultrapassar se o carro à sua frente não cometer um erro.

Mas a história desta corrida também é que se você completar as 78 voltas, então você normalmente é recompensado com um bom lugar, dado o número de abandonos que normalmente acontecem.

Minha corrida começou com problemas de freio na primeira volta. Por causa disso, eu não pude usar os freios com muita força, porque tinha que impedir que as temperaturas subissem muito.

Afortunadamente, a natureza da pista e as dificuldades que as pessoas têm de ultrapassar significaram que eu lutasse contra qualquer pessoa que me atacasse, mesmo quando a frenagem não era tão boa quanto deveria.

Quando o Safety Car apareceu, após o acidente de Pascal Wehrlein, pude colocar pneus novos sem perder posições - e foi uma tática copiada por Sergio Perez. Então, nós seguimos na pista na mesma condição para as voltas finais, e o nosso ritmo foi muito bom.

Eu vi que Sergio estava muito agressivo à minha frente, e quando cometeu um erro na Rascasse, batendo em Daniil Kvyat, consegui passar sem problemas pelos dois, conseguindo o nono lugar.

Foi uma situação de sorte, mas típica de Monte Carlo, e é por isso que fiquei em espera desde o início.

Agora estamos nos preparando para Montreal, onde vamos com mais confiança após o difícil fim de semana. Acho que todas as pistas que estão chegando nos será melhor do que Mônaco.

Marco da Ferrari

Notei também que a Ferrari conquistou sua primeira pole position do GP de Mônaco desde a minha em 2008.

Kimi fez uma boa volta, e fico feliz por ele ter voltado a sentir o gosto de uma pole position. Acho que o carro da Ferrari foi o único vencedor do fim de semana do Mônaco. Foi simplesmente fantástico.

Corrida após a corrida, a equipe está cada vez mais na disputa com a Mercedes e acho que há todos os ingredientes para que essa luta dure até o fim da temporada.

Artigo anterior Hamilton: “A Ferrari já escolheu seu primeiro piloto”
Próximo artigo Lauda: Por título, Hamilton precisa de abandono de Vettel

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros