Equipes da F1 discutirão mudança no regulamento para evitar "guerra do espelho"

Discussão veio à tona após design apresentado pela Mercedes no primeiro dia dos testes no Bahrein

Mercedes W13 mirror

Foto de: Giorgio Piola

Entre as atualizações que a Mercedes trouxe para o W13 nos testes do Bahrein da semana passada, uma chamou a atenção: um conceito inovador de retrovisor, com aletas na estrutura de impacto lateral e várias palhetas. Mas, com o objetivo de evitar uma "guerra do espelho", as equipes da Fórmula 1 devem discutir nesta terça mudanças no regulamento em cima desta área.

Mattia Binotto, chefe da Ferrari, sugeriu que, enquanto o design cumpre com o regulamento atual, há um risco de que as equipes possam ir para um lado mais agressivo, buscando novos limites ao criar designs de "espaçonaves" no futuro.

Leia também:

Mas há uma crença de que isso deve ser discutido nesta terça, no encontro do Comitê Consultivo Técnico da F1 (CCT). O chefe da Red Bull, Christian Horner disse: "Certamente não queremos uma guerra do espelho".

"Nos últimos 10 anos ou mais, boa parte do tempo gasto nessas reuniões técnicas foram focadas na função dos retrovisores e se eles haviam se tornado asas ou não, e provavelmente não é a intenção. Tenho certeza que no fórum correto, na reunião do CCT, isso será discutido e resolvido".

Nikolas Tombazis, diretor da FIA para monopostos, sugeriu que o tópico agora é a redação do regulamento atual, que teria deixado alguma ambiguidade sobre o que é permitido ou não no design do retrovisor.

Em teoria, eles não são considerados como parte da carenagem, então, de acordo com o Artigo 3.2.2 do Regulamento Técnico da F1, sua influência aerodinâmica "deve ser incidental à sua função principal. É proibido qualquer projeto que vise maximizar tal influência aerodinâmica".

Lewis Hamilton, Mercedes W13

Lewis Hamilton, Mercedes W13

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Porém, as regras também permitem que as equipes declarem algumas partes da carenagem como 'espelho de permanência' - para que sejam vistas de uma maneira diferente.

Tombazis disse: "O regulamento determina que a carenagem declarada como 'espelho de permanência', que existem sob duas formas, cumpram certas condições. Elas devem ficar em tal lugar, não ter seções, e tal. O modo como foi redigido, a utilização do termo 'espelho' permite que seja declarado de tal forma".

"O regulamento poderia dizer que a carenagem declarada como tal deve ser assim, e não faz. Não há uma associação direta entre nome e função".

"Em outras áreas do carro e do regulamento, temos uma declaração como: 'para o propósito único de tal coisa, é necessário fazer XYZ'. E assumimos uma visão diferente ali, porque ali o regulamento determina especificamente um objetivo ou razão para a existência de certo componente".

"Se vemos uma equipe obviamente fazendo algo diferente e usando essa função como uma desculpa, tendemos a não permitir. Por outro lado, no caso do espelho, a escrita não está ali e, portanto, pelo menos agora, não formamos uma opinião".

Enquanto é improvável que o TTC proíba o design da Mercedes, o que pode acontecer é uma mudança na redação para 2023, evitando que os designs não se tornem ainda mais extremos.

"Sempre avaliamos as regras para os anos seguintes, e analisamos se a redação é clara, se o novo regulamento contém coisas que não foram redigidas claramente, além de intenção e mais. Acho que, no geral, o nível de discrepância é bem baixo em comparação à intenção, mas há pequenas áreas e discutimos isso com as equipes. Temos uma reunião na terça para discutirmos isso".

Verstappen VOA, Ferrari se mantém forte, ALONSO 'fisga' P4, HAMILTON faz alerta e RED BULL se renova

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast - Boletim do terceiro dia de testes de pré-temporada da F1 no Bahrein

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari pede mais rigidez nas regras por retrovisores "de nave espacial" da Mercedes
Próximo artigo Verstappen elogia novos carros da F1: "Não são mais incontroláveis ao seguir"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil