Recomendado para você

Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

F3
F3
Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda
VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego

VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego

NASCAR Cup
NASCAR Cup
VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego
F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo

F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo
F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México
Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza

Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez disputa o título da Euro F4 em Monza
Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E

Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E

WEC
WEC
Bahrein
Félix da Costa assina com Alpine no WEC após saída polêmica da Porsche na F-E
Últimas notícias

Equipes se unem por classificação de 2015 e pressionam FIA

Em carta, todas as equipes do grid dizem ser a favor da volta do formato de treino utilizado até o último ano, o que vai contra os interesses da FIA e de Bernie Ecclestone

Maurizio Arrivabene, Ferrari Team Principal with Eric Boullier, McLaren Racing Director and Toto Wol

As equipes de Fórmula 1 se uniram e exigiram que o esporte retorne para o formato de 2015 de classificação, com efeito imediato.

Em uma carta assinada por todos os 11 times e enviada para a FIA, Bernie Ecclestone e CVC, as equipes deixaram claro que concordam no desejo de ver a qualificação revertida para o sistema do ano passado.

As equipes dizem que não gostam do formato de eliminação atual e são contra a ideia mais recente de um sistema agregado.

A carta, que é uma das raras ocasiões em que as equipes atuam por unanimidade, é divulgada no dia definido para a F1 decidir o formato de qualificação para o GP da China.

Era esperado que as equipes avaliassem um novo sistema agregado, mas no final o conceito não agradou.

Além disso, o descontentamento com a ideia ficou maior quando se tornou claro que os fãs eram contra a solução.

Uma série de enquetes nesta semana mostrou que a grande maioria dos fãs queria voltar para o formato de qualificação de antes.

Opção para a mudança

A rejeição das equipes em relação ao formato agregado e a insistência no formato de 2015 deixam o presidente da FIA, Jean Todt, e Ecclestone diante de um dilema.

A dupla tem sido resistente a voltar para o formato do ano passado - e até agora se recusou a dar às equipes a opção formal de fazer.

Mas sabendo que as equipes são totalmente contra as mais recentes ideias, eles sabem que os esforços para tentar qualquer outra coisa agora será inútil - o que poderia forçar a F1 a permanecer com o sistema de eliminação.

A situação corre o risco de virar uma batalha pelo poder político entre os dirigentes e as equipes.

Fim da temporada de ensaios

Apesar da insistência em voltar para o formato do ano passado agora, as equipes deixam claro na carta que estão abertas a ajustes no futuro.

Na verdade, elas disseram que estão abertos a ideias experimentais - incluindo conceitos radicais - no final da temporada se os campeonatos mundiais estiverem decididos.

Isso permitiria uma avaliação adequada de novas ideias à frente de uma introdução adequada e bem considerada em 2017.

Artigo anterior Ferrari se surpreende com motivo de pane do motor de Vettel
Próximo artigo Massa mostra simulador em casa e "leva" Felipinho ao pódio

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros