Últimas notícias

F1 anuncia uso de inteligência artificial em gráficos de TV em 2019

A Fórmula 1 usará inteligência artificial para ajudar a impulsionar uma série de novos gráficos de televisão que planeja estrear no ano que vem.

Ross Brawn, Formula One Managing Director of Motorsports speak about F1-TV in 2019

Amazon Web Services

Como parte de uma aliança entre a F1 e a Amazon Web Services (AWS), os chefes do esporte têm utilizado as mais recentes tecnologias para aproveitar a ampla gama de dados dos carros que podem ser usados.

Em uma tentativa de ajudar a melhorar a experiência dos fãs em casa, os chefes da F1 revelaram que estão preparando um novo pacote de gráficos que utilizará a ferramenta de aprendizado da máquina da Amazon, a Sagemaker.

Falando durante uma conferência AWS em Las Vegas, o diretor de automobilismo da Fórmula 1, Ross Brawn, disse que os planos estão avançando para um melhor pacote gráfico.

"Para a próxima temporada, estamos expandindo o 'F1 Insights' para nossos espectadores, integrando ainda mais os dados de telemetria, como a posição do carro, a condição do pneu e até o clima, para usar o 'Sagemaker' para prever o desempenho do carro, pit stops e estratégia de corrida ", disse Brawn.

"Haverá algumas novas e empolgantes integrações de inteligência artificial na transmissão de TV de F1 do ano que vem."

Em seu discurso, Brawn ofereceu três exemplos de como os novos gráficos serão usados ​​em transmissões reais.

Ross Brawn, Formula One Managing Director of Motorsports speak about F1-TV in 2019

Ross Brawn, Formula One Managing Director of Motorsports speak about F1-TV in 2019

Photo by: Amazon Web Services

A primeira é oferecer uma visão melhor sobre o estado dos pneus de cada piloto, para que os torcedores tenham uma melhor compreensão se o piloto está sofrendo de superaquecimento ou se tem tudo sob controle.

"Saberemos que alguém está com problemas: os pneus traseiros estão superaquecidos", disse Brawn. "Podemos olhar para a história dos pneus em como eles funcionam e como estão na corrida. O aprendizado da máquina pode nos ajudar a aplicar uma análise adequada da situação”.

"Podemos trazer essa informação para os fãs e fazê-los entender se o cara está com problemas ou se ele consegue administrar a situação. Esses são os insights que as equipes sempre tiveram, mas vamos trazê-los para os fãs e mostrar a eles o que está acontecendo."

Ross Brawn, Formula One Managing Director of Motorsports speak about F1-TV in 2019

Ross Brawn, Formula One Managing Director of Motorsports speak about F1-TV in 2019

Photo by: Amazon Web Services

A F1 também planeja oferecer aos fãs um gráfico para mostrar uma previsão da probabilidade de ocorrer uma ultrapassagem.

Brawn acrescentou: "as disputas são a essência, um aspecto crítico do esporte, e agora, com o aprendizado da máquina e usando dados ao vivo e dados históricos, podemos fazer previsões sobre o que vai acontecer”.

"O gráfico à direita mostra o que esperamos que aconteça neste evento. O que é ótimo nisso, é que as equipes não têm todos esses dados. Nós, como F1, conhecemos os dados dos dois carros e podemos fazer isso para comparar – algo que nunca foi feito antes."

O exemplo final que Brawn mostrou foi uma análise de um pit stop, para mostrar aos fãs a implicação estratégica do que aconteceu.

"Parar no momento certo e encaixar o pneu corretamente pode a ganhar ou perder uma corrida", disse ele. "Vamos pegar todos os dados e dar aos fãs uma ideia de por que eles pararam e quando pararam. A equipe e o piloto tomaram a decisão certa?"

Brawn também revelou que a F1 planeja usar as ferramentas de aprendizado de máquina para ajudar a avaliar novos formatos de corrida e ideias – como grids de largada diferentes – para descobrir se há maneiras de melhorar o show.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 se diz “esperançosa” em renovar contrato com Silverstone
Próximo artigo Haas: inexperiência nos custou o quarto lugar em 2018

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil