F1 - Button critica renovação de Norris com McLaren: "Conheço ninguém que tenha feito isso"

Campeão de 2009 acredita que renovar com equipe de Woking por tanto tempo tira chances do britânico de negociar com outros times caso queira no futuro

Lando Norris, McLaren

Lando Norris, McLaren

Andy Hone / Motorsport Images

Jenson Button acredita que nenhum piloto do grid de 2022 da Fórmula 1 teria assinado um contrato tão longo como Lando Norris com a McLaren e criticou a decisão do compatriota. Antes dos primeiros testes de pré-temporada, equipe e britânico anunciaram uma extensão de vínculo até 2025, renovação raramente vista na primeira divisão do automobilismo.

O jovem piloto chegou à escuderia de Woking em 2019 e, desde então, vem dando grande passos ano após ano. Nos últimos três, a McLaren fez progresso notável em termos de pontos conquistados: 145 em 2019, 202 em 2020 e 275 em 2021, uma dinâmica positiva que certamente ajudou Norris a não hesitar em assinar um novo contrato por mais tempo do que o habitual.

Leia também:

A equipe terminou 2021 em alta e, por isso mesmo, tal acordo entre as duas partes parecia um passo lógico. No entanto, com a mudança drástica das regras técnicas para 2022, parece que a McLaren ainda não conseguiu encontrar o caminho certo, muito pelo contrário, já que o que eles encontraram foram muito mais problemas do que o esperado.

Nas duas primeiras corridas da temporada, realizadas no Bahrein e na Arábia Saudita, o MCL36 mostrou ter mais deficiências do que virtudes, gerando constantes reclamações de seus dois pilotos atuais, Daniel Ricciardo e o próprio Norris.

Isso fez com que alguns especialistas começassem a se perguntar se o jovem britânico deveria ter sido mais paciente ao renovar seu contrato sem primeiro verificar qual seria o nível da McLaren quando essa nova era da F1 começasse.

Button, atual comentarista de televisão, campeão mundial de 2009 e ex-piloto da McLaren, criticou a decisão que Norris decidiu tomar há alguns meses, sem esperar para ver o que ia acontecer na pista.

"Fiquei surpreso que Lando assinou um contrato tão longo, porque é agora que ele está começando a ganhar experiência e velocidade", disse ele em entrevista à Sky Sports. "Todos nós, como pilotos, queremos consistência e regularidade, mas você nunca sabe o que vai acontecer em dois ou três anos."

"Não conheço um único piloto neste grid que tenha assinado um acordo por mais de dois. Não entendo por que [Norris] tomou essa decisão. Agora se outras equipes o quererem, ele não poderá fazer nada a respeito", concluiu Button.

GP TRADICIONAL vai SAIR da F1 por VEGAS; veja como 3ª prova nos EUA impacta calendário de 2023

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #170 – Leclerc x Verstappen tem potencial para ser novo Verstappen x Hamilton?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Porpoising deixa Mercedes com dúvidas sobre a velocidade real do carro de 2022; entenda
Próximo artigo F1: Como a Ferrari pretende não repetir erros de 2017 e 2018 na briga pelo título

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil