F1: Confira as mudanças no circuito de Yas Marina, que incluem curva inclinada e pista maior

CEO dos promotores da categoria em Abu Dhabi explica novo traçado; Fernando Alonso elogia modificações que permitem mais ultrapassagens

Yas Marina circuit new layout

Yas Marina circuit new layout

Yas Marina Circuit

Depois de um final de temporada sem brilho em 2020, os chefes de Yas Marina trabalharam duro para renovar o traçado do circuito, que eles sentiam que não permitia que os atuais carros de Fórmula 1 corressem corretamente.

Com o trabalho previsto para começar no verão do hemisfério norte, as mudanças no local estão focadas em três áreas principais da pista.

* Na curva 7, a chicane anterior será removida - com a largura da pista nesta área também aumentada para permitir várias linhas de corrida e potencialmente mais oportunidades de ultrapassagem.

* No final da segunda reta posterior, o complexo de curvas apertado e sinuoso será removido completamente e substituído por um canto inclinado de alta velocidade e largo.

* Por fim, no setor de hotéis, as curvas da área serão abertas para que fique mais rápido e fluído.

 

Saif Al Noaimi, CEO interino dos promotores de F1 de Abu Dhabi, disse que o objetivo das mudanças era simplesmente ajudar a melhorar as oportunidades de ultrapassagem, algo que faltava no passado.

"Ouvimos os espectadores e fãs, equipes e os pilotos", explicou. "Fizemos essas modificações levando em consideração o feedback que recebemos. Em última análise, nosso objetivo é criar mais oportunidades para ultrapassar, corridas roda a roda e um fluxo melhor e mais rápido."

Al Noaimi espera que a curva inclinada se destaque especialmente como algo especial, já que ele a rotulou como potencialmente 'icônica'.

O CEO da F1, Stefano Domenicali, disse que a alta cúpula do esporte recebeu bem as mudanças, que ele espera que ajudem a dar mais entretenimento aos fãs.

"Tem sido uma temporada incrível até agora e estamos ansiosos para estar lá com o novo layout da pista, que com certeza dará aos pilotos a oportunidade de maximizar o show", disse ele.

No ano passado, o traçado anterior de Abu Dhabi recebeu críticas dos chefes de equipe e pilotos após uma corrida pouco movimentada.

Toto Wolff, da Mercedes, disse na época: "A quantidade de mensagens que recebi durante a corrida com o emoji adormecido foi a maior que já recebi. Acho que precisamos olhar [para isso]. É um local fantástico, a infraestrutura é como nenhuma outra e espetacular.

"No entanto, como vimos com [Fernando] Alonso e [Vitaly] Petrov [em 2010], é muito difícil de ultrapassar, mesmo se o carro estiver lento à sua frente."

O bicampeão espanhol, que passou por maus bocados no circuito em ano que perdeu o título na última corrida, também aprovou as mudanças.

"Estou feliz com a ideia", disse Alonso. "Acho que vai ser melhor, e pelo menos vai ser diferente para todos nós. É animador entrar em um treino livre com um novo traçado. Sempre tem algumas coisas que você tenta. E você sabe, [o layout] deve ser melhor para ultrapassagem."

F1 2021: VERSTAPPEN ou HAMILTON? Quem VENCE na Áustria? Rico Penteado é ENFÁTICO sobre FAVORITO

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Sequência de corridas até férias da F1 será chave para campeonato?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: GP de São Paulo abre venda geral de ingressos nesta sexta
Próximo artigo F1: Montoya acredita que Bottas precisa de decisão rápida da Mercedes sobre futuro para aliviar pressão

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil