F1: Congelar desenvolvimento de motores pode ser próximo passo para reduzir gastos
Categoria pode tomar decisão de modo emergencial caso seja necessário redução mais dramática de gastos para salvar equipes
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Com a pandemia do Covid-19 causando um grande impacto financeiro em todos os envolvidos com o esporte, já estão sendo feitas discussões entre as equipes, a FIA e os chefes da Fórmula 1 sobre como que os gastos podem ser reduzidos ainda mais no futuro.
Várias medidas já foram tomadas, entre elas o adiamento do novo pacote técnico para 2022 e manutenção dos carros deste ano para o próximo. Mas, em meio à possibilidade do aperto financeiro não chegar ao fim logo, outros tópicos estão sendo debatidos como medidas extras para serem tomadas caso necessário.
Uma área em consideração é uma redução do teto orçamentário, que atualmente é de 175 milhões de dólares (cerca de 920 milhões de reais), que será introduzido no início do próximo ano.
Porém, há preocupações com a possibilidade de que reduzir o teto em 25 milhões de dólares afetará somente as três equipes da frente, e pode forçar a uma redundância em um momento em que os funcionários dispensados podem ter problemas para conseguir novos empregos.
Outra possibilidade considerada é a de limitar o desenvolvimento do motor ao congelar as unidades atuais, algo que pode durar por vários anos. Isso diminuiria dramaticamente os custos e potencialmente pode ajudar as equipes-clientes, que teriam uma redução no valor de compra.
Discussões sobre essas e outras ideias - incluindo passar o novo regulamento para 2023 - continuarão sendo realizadas durante a crise do coronavírus. Porém, sabe-se que há um consenso entre as equipes que é melhor tomar decisões que ajudem todo o grid ao invés de outras que podem beneficiar apenas equipes específicas.
Recentemente, a Mercedes aprovou um plano que mantém a proibição de seu novo Sistema de Direção de Eixo Duplo, apesar de ser a única equipe com equipamento do tipo, enquanto a Ferrari apoiou o adiamento do novo pacote, apesar de estar em desvantagem com o carro atual em relação à suas rivais.
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