F1: Ferrari planeja ter novo simulador 100% operacional no começo de 2022

Apesar de já estar sendo utilizado, sistema ainda passa pela fase de calibração

Charles Leclerc, FFerrari SF90 mule

Charles Leclerc, FFerrari SF90 mule

Jerry Andre / Motorsport Images

Após anunciar em julho deste ano que havia completado as obras de um novo espaço para um simulador de última geração para a equipe de Fórmula 1, a Ferrari confirmou que planeja ter as operações de pé já no começo de 2022.

Inicialmente, o objetivo da equipe era ter o simulador já 100% funcional no final de 2021, ajudando no desenvolvimento do carro de 2022. Enquanto o programa foi usado pela primeira vez em setembro, a Ferrari passou os últimos meses calibrando o sistema com os pilotos. Seu primeiro uso oficial veio na preparação para o GP da Arábia Saudita.

Leia também:

Falando com a imprensa em Abu Dhabi, o diretor esportivo Laurent Mekies explicou que o objetivo é ter o sistema 100% funcional no começo de 2022.

"Começamos a usá-lo com os pilotos em setembro, mas leva um, dois, três meses para validá-lo. Acho que Mattia disse que usamos no apoio à corrida anterior. Mas isso não significa que a correlação está finalizada. É parte do ciclo ter os dados mais específicos possível".

"Se ele já está funcionando completamente? Não. Quando estará? Possivelmente no começo do próximo ano. Então esse é o que estamos usando, trabalhando. Já está em seu potencial total? Nem um pouco".

Carlos Sainz Jr., Ferrari SF21

Carlos Sainz Jr., Ferrari SF21

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

O novo simulador possui tecnologia de ponta no auxílio aos pilotos, assim como outras equipes possuem. Antonio Fuoco e Davide Rigon são os dois prinicpais pilotos de simulador da Ferrari. Mas a equipe segue usando o simulador anterior para ajudar no processo de transição, o que Mekies disse que é "um grande passo", visto ainda por "poucas pessoas" dentro da Ferrari.

"De uma perspectiva de recursos, você não quer alongar muito essa fase de transição. É por isso que já estamos usando o novo na preparação para corridas, mesmo que ainda não esteja 100%, porque consome energia ficar transitando entre um e outro".

Charles Leclerc disse em Abu Dhabi que o novo simulador parece ótimo, mas que ainda não o utilizou.

"Acho que será uma melhora de tudo, como sentimos, especialmente para o piloto. É muito difícil recriar a força G que temos no carro de verdade. Então será uma melhora principalmente na sensação do piloto com o carro. Mas ainda não testei".

Mari Becker revela bastidores de tretas de Hamilton x Verstappen na F1 2021

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #154 - Giaffone analisa polêmica de Abu Dhabi e ano de Verstappen e Hamilton

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Possíveis líderes no começo de 2022 perderão vantagem rapidamente, diz Domenicali
Próximo artigo F1: Mudanças de aerodinâmica afetaram mais Aston Martin do que Mercedes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil