F1: FIA conclui que Masi não agiu de má fé no GP de Abu Dhabi de 2021 e encerra assunto

Segundo federação, erros com procedimento do safety car foram causados por defeitos no regulamento, e não por vontade do ex-diretor de provas

Michael Masi, Race Director inspecting the track

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A FIA concluiu que o ex-diretor de provas de Fórmula 1 Michael Masi agiu de "boa fé" ao lidar com o controverso GP de Abu Dhabi do ano passado. Após a conclusão de um relatório detalhado até o final da última temporada, o órgão regulador do esporte a motor publicou suas conclusões neste sábado (19).

Além de revelar um resumo de sua investigação, o Conselho Mundial de Automobilismo da federação também divulgou suas principais descobertas – que sugeriam que a culpa pelo que deu errado foi motivada por regulamentos ruins e erros processuais, e não por qualquer malícia deliberada do australiano.

Leia também:

A chave para a situação foram os Artigos 48.12 e 48.13 do Regulamento Esportivo da F1, que detalham o processo de reagrupamento dos retardatários e o momento de um reinício.

Em suas conclusões, a FIA disse: "Ficou evidente a partir da análise que poderia haver diferentes interpretações do artigo 48.12 e do artigo 48.13 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1, e que isso provavelmente contribuiu para o procedimento aplicado".

"Também foi considerado que as decisões sobre o Safety Car no final do GP de Abu Dhabi de 2021 provavelmente levaram em consideração discussões anteriores que deixaram claro a preferência dos Stakeholders da F1 (FIA, Fórmula 1, Equipes e Pilotos) em encerrar corridas sob condições de bandeira verde, em vez de atrás de um carro de segurança, quando for seguro fazê-lo."

"Em combinação com o objetivo de terminar sob essa condição aplicado ao longo da temporada de 2021, o relatório conclui que o Diretor de Provas agiu de boa fé e com o melhor de seu conhecimento, dadas as circunstâncias difíceis e particularmente reconhecendo as restrições de tempo significativas para decisões a serem tomadas e a imensa pressão aplicada pelos times."

The Safety Car Lewis Hamilton, Mercedes W12, Lando Norris, McLaren MCL35M, Fernando Alonso, Alpine A521, the rest of the field

The Safety Car Lewis Hamilton, Mercedes W12, Lando Norris, McLaren MCL35M, Fernando Alonso, Alpine A521, the rest of the field

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

Sobre os pedidos para que os resultados da corrida fossem anulados, a FIA deixou claro que o assunto agora está firmemente encerrado: "Os resultados do GP de Abu Dhabi de 2021 e do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA são válidos, finais e agora não podem ser alterados".

"De acordo com as regras, a Mercedes fez um protesto aos comissários após a corrida, buscando mudar a classificação. Os comissários o rejeitaram e a equipe teve a oportunidade de apelar dessa decisão ao Tribunal Internacional de Apelação da FIA, mas não o fez."

"Não há outros mecanismos disponíveis nas regras para alterar o resultado da corrida", acrescentou.

A FIA substituiu Masi para a temporada de 2022 e fez mais mudanças em seus procedimentos. Isso agora inclui o processo agora automatizado de informar quais retardatários podem ultrapassar.

"O processo de identificação de carros com voltas até agora era manual e o erro humano levou ao fato de que nem todos foram permitidos fazer voltas", disse a federação. "Devido ao fato das intervenções manuais geralmente acarretarem um maior risco de erro humano, foi desenvolvido um software que irá, a partir de agora, automatizar a comunicação da lista de carros que devem reagrupar-se."

"Além disso, os Regulamentos Esportivos da Fórmula 1 de 2022 foram atualizados recentemente para esclarecer que "todos" e não "qualquer" carros devem ter permissão para desfazer a volta atrás", concluiu.

F1 2022 – Tudo sobre o primeiro dia de treinos para o GP do Bahrein | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast - TELEMETRIA: Rico Penteado fala de pré-temporada e favoritos no Bahrein

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 pronta para abandonar corridas atuais para abrir caminho para novos GPs
Próximo artigo F1 AO VIVO: Leclerc bate Verstappen e faz pole; tudo sobre a classificação no Bahrein

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil