Recomendado para você

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull oficializa saída de Helmut Marko após 20 anos
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Ferrari conquista título de pit stops de 2025; veja números
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: CEO da McLaren apostou carro milionário com Norris caso piloto fosse campeão
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Pirelli revela pneus de 2026; veja o que você precisa saber sobre eles

F1: FIA deve analisar regra da Indy que negaria pole de Leclerc em Mônaco

Acidente do monegasco no fim do Q3 impediu que pilotos melhorassem seus tempos de volta

Marshals remove the car of Charles Leclerc, Ferrari SF21, from the circuit

A FIA disse que irá analisar a regra da Indy que elimina os tempos dos pilotos que causam bandeiras vermelhas na classificação e considera sua adequação para a Fórmula 1 após a batida de Charles Leclerc em Mônaco.

Leclerc conquistou a pole position em Monte Carlo no último sábado (22), mas um acidente do monegasco no fim do Q3 impediu que os pilotos melhorassem seus tempos de volta.

Leia também:

Uma regra aplicada nas categorias americanas, como Indy e IMSA, faz com que qualquer piloto que cause uma bandeira vermelha na classificação perca seu tempo mais rápido.

Ao falarem sobre a possibilidade da F1 rever o regulamento, Max Verstappen e Valtteri Bottas disseram após a sessão classificatória em Mônaco que não viam razão para isso acontecer.

No entanto, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, achou que seria "inteligente" para a categoria máxima do automobilismo pensar no movimento, acreditando que "evitaria confusão".

Questionado após o fim de semana da corrida pelo Motorsport.com se a F1 levaria em consideração a introdução de uma regra semelhante no futuro, o diretor de corridas da FIA, Michael Masi, disse que ela seria analisada como parte dos relatórios regulares.

"Como tudo quando tudo surge, a FIA, a Fórmula 1 e as equipes olham para tudo e consideram seus méritos", disse Masi. "Sim, eu conheço a regra da Indy que também é uma regra em uma série de outras categorias internacionais da FIA e campeonatos nacionais em todo o mundo."

"Vamos dar uma olhada e, junto com todos os principais interessados, determinar se é adequado ou não."

A batida de Leclerc atraiu algumas comparações com incidentes semelhantes em Mônaco em 2006 e 2014. Michael Schumacher foi punido na classificação por parar seu carro na saída da La Rascasse em 2006 em um movimento deliberado, enquanto Nico Rosberg escapou na curva Mirabeau em 2014 e nenhuma ação foi tomada contra o então piloto da Mercedes depois da investigação da direção de prova.

Leclerc deixou claro após a classificação que o teria feito "com muito mais inteligência" se a batida tivesse sido intencional.

Não foram feitas sugestões de que havia sido uma ação proposital, com o paddock aceitando que o monegasco teria cometido um erro genuíno.

Masi revelou que a direção de prova olhou rapidamente para o incidente no momento em que aconteceu, mas descobriu que estava "bastante claro" que Leclerc cometeu um erro na curva 15.

“Tendo olhado, olhado os dados e também escutado a comunicação da equipe, não acho que nenhum piloto iria sair por aí para danificar gravemente seu carro, em qualquer circunstância, pelas consequências que podem advir de isso", concluiu Masi.

F1: Entenda como SUSPEITA de batida PROPOSITAL implodiu amizade entre HAMILTON E ROSBERG

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: O que a liderança inédita de Verstappen representa na F1?

 

Artigo anterior VÍDEO - F1: Entenda como suspeita de batida proposital implodiu amizade entre Hamilton e Rosberg
Próximo artigo F1: Schumacher ouve recusa da Haas depois de receber ordem de troca de posição

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros