F1 - Hamilton critica Verstappen após polêmicas em Jeddah: "Parece que as regras não se aplicam a um de nós"

Heptacampeão diz que fez de tudo para se manter fora de problemas durante o GP da Arábia Saudita

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, and Lewis Hamilton, Mercedes W12, do battle at the restart

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Após a vitória no caótico e polêmico GP da Arábia Saudita, Lewis Hamilton sugeriu que há apenas um piloto em toda a Fórmula 1 que não entende que não é possível ultrapassar fora da pista, se referindo a mais uma disputa intensa entre ele e Max Verstappen, agora em Jeddah.

Verstappen forçou Hamilton para fora da pista no GP de São Paulo em novembro, mas o diretor de provas da FIA, Michael Masi, decidiu não repassar o caso para os comissários, sem abrir uma investigação.

Leia também:

Após a corrida, a Mercedes disse temer que a decisão abrira um precedente, que faria os pilotos entenderem que seria possível sair da pista para ganhar ou manter uma posição. O assunto voltou à tona em Jeddah neste domingo, quando Verstappen saiu fora da curva 1 em duas ocasiões diferentes para se manter à frente do rival, recebendo ordens da FIA para devolver a colocação em ambos os casos.

A primeira vez foi aplicada na segunda relargada, com Verstappen caindo de primeiro para terceiro, já que na manobra Hamilton havia perdido a posição para Ocon também. Na segunda, os rivais na luta pelo título acabaram batendo após problemas de comunicação na devolução, levando o holandês a ser punido com 15 segundos totais por uma frenagem "errática".

Esse é o episódio mais recentes de uma série de incidentes, iniciados na primeira etapa do ano, no Bahrein e que inclui batidas em Silverstone e Monza. Hamilton, que disse após a corrida que Verstappen havia ido "além do limite" em algumas ações, acha que a falta de orientações claras da direção de prova tornaram as águas turvas, abrindo a porta para as controvérsias de Jeddah.

Ele disse que todos os outros pilotos entendem que não é permitido ultrapassar fora da pista para manter a posição, mas sugeriu que o consenso "não se aplica a um de nós", em clara referência a Verstappen.

"Não acho que tenha mudado a maneira como corro. Acho que estamos vendo múltiplos incidentes neste ano, mesmo no Brasil, em que temos que fazer nossa corrida na pista, entre as linhas brancas, e as regras dos comissários não têm sido claras, essas coisas foram permitidas, então elas continuam sendo vistas".

"Da minha compreensão, sei que não posso ultrapassar alguém e ir para fora da pista para manter a posição, mas acho que é bem conhecido entre todos os pilotos, só que isso não se aplica a um de nós, eu acho".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, and Lewis Hamilton, Mercedes W12, make contact as they battle for the lead

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, and Lewis Hamilton, Mercedes W12, make contact as they battle for the lead

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

"Está claro que outros ao redor de nós estão dispostos a buscar todo e qualquer tipo de nível para fazer uma ultrapassagem, então tentei me manter na pista e fora de problemas, o que significa evitar incidentes se possível".

Logo após a colisão, que permitiu a ambos escaparem sem danos terminais, Hamilton chamou Verstappen de um "louco do c******" no rádio, com as tensões à flor da pele. Quando questionado se a batida o havia deixado preocupado com um possível abandono, encerrando a luta pelo título, o heptacampeão admitiu a preocupação, mas disse que o comentário foi feito no calor da disputa.

"Definitivamente sinto que haviam cenários onde esse era o caso. Mas não foi a primeira ez que tive que evitar uma colisão e sim, foi como me senti no momento. Mas algumas vezes você diz coisas no calor do momento e depois volta, revê as coisas e se sente diferente, mas era assim que estava no momento".

F1 AO VIVO: VERSTAPPEN e HAMILTON travam GUERRA na Arábia Saudita e chegam EMPATADOS para decisão | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Horner detona Masi por regras em excesso: "Hoje o esporte sentiu a falta de Charlie Whiting"
Próximo artigo Verstappen detona esporte focado em "punições em vez de corridas": "Para mim isso não é a F1"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil