Últimas notícias

F1: Hamilton diz que regras de 2021 precisam de "sérias mudanças"

Pentacampeão da Fórmula 1 participou de reunião sobre os novos regulamentos e fez duras críticas ao processo em curso

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, 1st position, inspects the Ferrari SF90 of his rival Charles Leclerc, Ferrari, in Parc Ferme

Andy Hone / Motorsport Images

Depois de participar de uma reunião sobre os regulamentos da Fórmula 1 para a temporada 2021, Lewis Hamilton disse que o esboço das novas regras não está "nem perto de onde deveria estar" e precisa de "mudanças sérias".

As discussões sobre as principais mudanças nas regras começaram em abril de 2018, mas as equipes mantêm uma série de preocupações sobre as últimas propostas e a reunião de Paris, realizada duas semanas atrás, alterou o prazo para finalizar os regulamentos até outubro. Por enquanto, o que há é uma ideia geral do conceito do carro do futuro (veja na galeria no fim desta matéria).

Leia também:

Além de Hamilton, Nico Hulkenberg, da Renault, e Alex Wurz, presidente da Associação de Pilotos do GPs, foram os representantes dos pilotos no último encontro, que também contou com chefões da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e da F1.

Questionado pelo Motorsport.com sobre a ocasião, Hamilton disse que "foi animador que nos permitiram estar lá", mas criticou o estágio atual das discussões. "Eles foram muito, muito acolhedores, o que foi ótimo", disse ele. "Eu espero que eles continuem a ter pilotos nas reuniões”.

"Eles estenderam o prazo, o que acho necessário, porque não estão nem perto de onde deveriam estar, na minha opinião. Eles têm que fazer mudanças sérias nas decisões que já tomaram para 2021".

"Por muitos e muitos anos eles nunca quiseram pilotos naquela sala", prosseguiu Hamilton. "Eu acho que é por isso que nunca tinha acontecido. Porque eles são engenheiros e os caras que tomam as decisões. E nós somos ‘apenas’ pilotos”.

“Mas sabemos como o carro reage e temos críticas que podem ajudar. Você não pode fazer uma mudança na regra sem ter todos os fatos por trás, sem saber qual o efeito que terá. Então nós fomos lá para tentar ajudar nisso. Se eles tiverem uma ideia ruim, podemos dizer: 'Na verdade, isso seria terrível no carro'.”

Hamilton disse que um elemento que é positivo é o compromisso da F1 com "um pacote aerodinâmico que terá um impacto real sobre [carros] seguindo um ao outro". No entanto, ele afirmou que quer que o carro da geração 2021 seja menor e replique "a velocidade dos carros no início dos anos 2000".

"Ainda precisa ser a F1, o auge do esporte a motor com os carros mais rápidos do mundo", disse Hamilton. "Espero que com a gente como parte disso, possamos fazer uma mudança muito legal. E não é só isso: o formato do fim de semana pode mudar um pouco para os fãs. Há todas essas coisas que podem ser melhores".

Hulkenberg ecoou as opiniões de Hamilton de que a aerodinâmica das regras de 2021 é animadora: "Os carros serão rápidos, o problema é que você não consegue se aproximar de um outro", ponderou o alemão.

"Mas eu acho que, nas regras de 2021, essas coisas serão abordadas de forma adequada. Eu tenho fé que no lado aerodinâmico, que é o mais importante, tudo será corrigido e ajustado do jeito certo”, completou o piloto da Renault.

GALERIA: Conceito dos carros de 2021 da Fórmula 1

Conceito do carro de 2021
Conceito do carro de 2021
Conceito do carro de 2021
Conceito do carro de 2021
Conceito do carro de 2021
Conceito do carro de 2021
Conceito do carro de 2021
Conceito do carro de 2021
Conceito do carro de 2021
Ross Brawn apresenta o conceito do carro de 2021
10

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton: Pilotos não são culpados por corridas chatas, e sim chefes da F1
Próximo artigo McLaren destaca "sobrevivência" espetacular de Norris no GP da França

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil