F1: Hamilton vence GP da Arábia Saudita caótico e polêmico e empata com Verstappen a uma corrida do fim

Prova foi marcada por interrupções e polêmicas que mexeram com a dinâmica da corrida

Lewis Hamilton, Mercedes W12, Valtteri Bottas, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, and Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, at the start

Lewis Hamilton, Mercedes W12, Valtteri Bottas, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, and Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, at the start

Steven Tee / Motorsport Images

Caótico é a palavra que melhor pode definir a estreia do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. A corrida em Jeddah foi marcada por acidentes, bandeiras vermelhas e muito mais. No final, Lewis Hamilton superou Max Verstappen após uma batida polêmica entre eles e uma punição ao holandês. Assim, os dois vão para Abu Dhabi empatados no Mundial.

Valtteri Bottas completou o pódio em meio ao caos Completaram os dez primeiros: Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Antonio Giovinazzi e Lando Norris.

A prova teve uma duração bem maior do que o normal devido a duas paralisações, por conta dos acidentes envolvendo Mick Schumacher, Sergio Pérez, Nikita Mazepin e George Russell. Além disso, o GP teve suas polêmicas, com uma manobra defensiva de Verstappen em cima de Hamilton tirando o carro para fora da pista, obrigando o holandês a perder duas posições na segunda relargada.

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Por semanas, o futuro do GP da Arábia Saudita de 2021 foi colocado em xeque, devido às obras para a construção do circuito, dando a impressão de que não ficaria pronto a tempo. No final das contas, pelo menos o básico para a realização da etapa foi concluído.

 

Mesmo assim, o circuito não esteve imune à críticas ao longo do fim de semana, com os pilotos destacando os perigos do traçado, especialmente após a batida de Verstappen no final da classificação. E no domingo, mais um susto, com o acidente entre Enzo Fittipaldi e Théo Pourchaire na largada da corrida 3 da F2. Os dois pilotos saíram conscientes, mas o brasileiro tem uma suspeita de fratura no tornozelo.

Para Hamilton, Verstappen, Mercedes e Red Bull, o GP da Arábia Saudita é de suma importância na disputa dos Mundiais. Entre os pilotos, Verstappen tinha o primeiro match point em mãos, mas precisando fazer 18 pontos a mais que o rival, enquanto o cenário oposto permitia que Hamilton pudesse reassumir a liderança a uma corrida do fim.

 

A largada foi bem comportada, e não tivemos mudanças nas primeiras colocações, com Pérez sendo o único a pressionar o carro da frente, Leclerc, pela quarta posição. Ao final da volta inaugural, o top 5 vinha inalterado, com Hamilton, Bottas, Verstappen, Leclerc e Pérez, seguidos de  Norris, Ocon, Gasly, Ricciardo e Giovinazzi fechando os dez primeiros.

 

Buscando controlar a vantagem das Mercedes, Bottas pediu pelo rádio que Hamilton apertasse o ritmo para aumentar sua diferença na frente, para que ele pudesse fazer o mesmo com Verstappen. As diferenças entre os três circulava entre 1s4 e 1s8 próximo da décima volta.

O safety car precisou ser acionado no início da 10ª volta. Mick Schumacher bateu no mesmo local de Leclerc na sexta, obrigando reparos na barreira de proteção no local, a curva 22. A Mercedes aproveitou para trazer Hamilton e Bottas aos boxes, colocando pneus duros, enquanto a Red Bull manteve Verstappen e parou Pérez.

 

E a estratégia da Red Bull de não parar Verstappen acabou dando certo. Na 13ª volta o diretor de provas Michael Masi confirmou a paralisação da prova, o que permitia à equipe trocar os pneus do holandês. 

A direção confirmou a relargada parada, no início da 14ª volta, após uma paralisação de 20 minutos. Verstappen era o primeiro, com Hamilton em segundo, Bottas em terceiro, Ocon em quarto e Ricciardo em quinto. Completavam os dez primeiros: Leclerc, Gasly, Pérez, Sainz e Giovinazzi.

Hamilton largou melhor que Verstappen, mas o holandês foi mais agressivo na defesa, saindo fora da pista para se defender e manter a liderança. Isso fez o britânico desacelerar e perder a segunda posição para Ocon. Logo atrás, uma série de acidentes, envolvendo Nikita Mazepin, Sergio Pérez e George Russell, forçaram mais uma bandeira vermelha.

 

O mexicano recebeu um toque por trás de Leclerc, bateu e perdeu a asa traseira. Já Mazepin, buscando desviar, bateu em Russell e no outro muro, levando ao abandono dos três.

Durante a paralisação, uma cena inusitada nos bastidores: FIA e Red Bull 'negociando' como que Verstappen devolveria a posição por ter saído da pista na primeira curva. No final, Verstappen caiu de primeiro para terceiro, promovendo Ocon à pole e Hamilton em segundo.

 

A nova relargada aconteceu às 15h40, horário de Brasília, para a 17ª volta de um total de 50. Dessa vez, a Red Bull arriscou, colocando pneus médios para o holandês. Verstappen largou bem e assumiu a ponta, enquanto Ocon se manteve à frente de Hamilton. O britânico voltou à segunda posição no início da volta seguinte, quando o rival já abria 1s5 de vantagem.

 

Hamilton e Verstappen imprimiam um ritmo forte, com a vantagem circulando entre 0s9 e 1s5, abrindo já 6s de diferença para Ocon em terceiro no início da volta 22. Ricciardo e Bottas completavam os cinco primeiros.

 

O safety car virtual precisou ser acionado na volta 24. Tsunoda acertou a traseira de Vettel na primeira curva e o piloto da AlphaTauri ficou sem a asa dianteira. A quantidade de detritos na pista toda forçou um segundo acionamento do VSC, esse de maior duração, com a bandeira verde apenas na volta 33.

A 15 voltas do fim, Hamilton apertava para cima de Verstappen, reduzindo a diferença para menos de 1s, antes de mais um acionamento do VSC por novos detritos na pista. 

Hamilton voltou a se aproximar de Verstappen e abriu a asa para tentar ultrapassar na primeira curva, levando o holandês para fora da pista novamente. A Red Bull avisou a ele para devolver a posição para evitar uma investigação e tirou o pé, mas fazendo isso em uma zona de alta e no meio da pista. Hamilton acabou acertando a traseira do rival, ficando com danos na asa traseira. O caso foi colocado sob investigação pelos comissários.

Mesmo assim, Hamilton voltou a se aproximar de Verstappen enquanto os comissários determinavam uma punição de 5s ao holandês. A oito voltas do fim, o britânico fez a ultrapassagem, assumindo a liderança da prova.

No final de uma prova com mais de 2h de duração, Lewis Hamilton conseguiu uma vitória que parecia improvável e deixa o campeonato mais quente do que nunca. Com Max Verstappen em segundo e o heptacampeão fazendo a volta mais rápida, os dois vão para Abu Dhabi empatados.

Valtteri Bottas completou o pódio em meio ao caos Completaram os dez primeiros: Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Antonio Giovinazzi e Lando Norris.

A Fórmula 1 retoma as atividades já no próximo final de semana com o GP de Abu Dhabi, etapa final da temporada 2021. A movimentação em Yas Marina começa na sexta-feira, dia 10 com os dois primeiros treinos livres. No Motorsport.com você acompanha a cobertura completa da principal categoria do automobilismo mundial.

Cla   # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Pontos
1   44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 50 -   26
2   33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 50 11.825 11.825 18
3   77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 50 27.531 27.531 15
4   31 France Esteban Ocon Alpine Renault 50 27.633 27.633 12
5   3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 50 40.121 40.121 10
6   10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 50 41.613 41.613 8
7   16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 50 44.475 44.475 6
8   55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 50 46.606 46.606 4
9   99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 50 58.505 58.505 2
10   4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 50 1'01.358 1'01.358 1
11   18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 50 1'17.212 1'17.212  
12   6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 50 1'23.249 1'23.249  
13   14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 49 1 lap    
14   22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 49 1 lap    
15   7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 49 1 lap    
  dnf 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 44      
  dnf 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 14      
  dnf 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 14      
  dnf 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 14      
  dnf 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 8      

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