Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Masi rebate Red Bull e diz que equipe foi avisada sobre punição de Pérez

Diretor de provas da F1 falou ainda sobre como uma devolução de posição é avaliada pelos comissários para analisar se houve alguma infração

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, questionou as alegações da Red Bull de que não havia sido contatada sobre Sergio Pérez devolver a posição para Charles Leclerc no GP da Itália após cortar a curva, ganhando uma vantagem duradoura. Com isso, o mexicano foi punido com cinco segundos, caindo de terceiro para quinto.

O mexicano passou por trás da zebra na segunda chicane na volta 32, em uma tentativa de passar Leclerc por fora na luta pela terceira posição. Mesmo claramente após ir para fora da pista, a Red Bull disse que não o obrigou a devolver a posição porque não havia sido notificada pela direção de prova.

Leia também:

"Essa foi dura, porque esperávamos uma ligação da direção de prova", disse Christian Horner. "Se eles não estivessem feliz com aquilo, devolveríamos. Mas isso não veio. E quando a penalidade surgiu, as diferenças não estavam aumentando, então foi difícil para ele. Ele fez uma boa corrida, sendo terceiro na pista e quinto no geral, com um resultado frustrante".

Mas o diretor de provas, Michael Masi, insinuou que a realidade não era bem essa, afirmando que chegou a falar com a Red Bull: "Não, isso é incorreto, falar que eles não perguntaram para a direção de prova".

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, Charles Leclerc, Ferrari SF21

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, Charles Leclerc, Ferrari SF21

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

"Eu sugeri a eles que seria bom devolver a posição, e eles responderam que estavam avaliando".

O incidente de Pérez veio um dia depois dele ser investigado por demorar em devolver a posição para Lance Stroll na corrida sprint, o suficiente para tirar o piloto da Aston Martin da zona de DRS.

Masi disse que a FIA sempre chega para garantir que qualquer vantagem obtida por sair da pista seja devolvida integralmente, e que não aceitaria pilotos tentando burlar o sistema.

"Olhamos para certas coisas ligadas a ganhar uma vantagem duradoura, e olhamos de modo holístico. Como que isso ocorreu, quando aconteceu. Tudo isso entra na revisão".

"Se você devolve uma posição logo antes da zona de detecção do DRS, deixa a pessoa passar para recuperar a posição na reta, três, quatro curvas antes, a situação seria diferente. Alguns escolhem isso estrategicamente, mas é preciso ver também o momento, se isso aconteceu logo na sequência".

RETA FINAL: Caótica F1 na Itália, escalada da rivalidade Verstappen x Hamilton e glória de Ricciardo

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST - Bottas: piloto que deixou a desejar ou talento 'sacrificado'?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Nova imagens da batida em Monza mostram como halo salvou Hamilton
Próximo artigo Podcast #132: Caótico GP da Itália acirra ainda mais rivalidade Hamilton X Verstappen na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros