Recomendado para você

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
Relato de classificação

Norris surpreende e faz a pole para o GP da Rússia em classificação com final emocionante

Sessão aconteceu apesar da ameaça da forte chuva que caiu mais cedo

Lando Norris, McLaren MCL35M

A chuva ameaçou, mas a Fórmula 1 conseguiu realizar a classificação para o GP da Rússia sem maiores problemas, apesar da pista molhada e algumas bandeiras amarelas. E em um final emocionante, a pole ficou com Lando Norris, tendo Carlos Sainz ao seu lado e George Russell e Lewis Hamilton dividindo a quarta fila.

Completam o top 10 para a corrida deste domingo: Daniel Ricciardo, Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Lance Stroll, Sergio Pérez e Esteban Ocon. Lembrando que Nicholas Latifi, Charles Leclerc e Max Verstappen largarão das últimas posições no domingo, devido à troca da unidade de potência de seus carros.

Leia também:

Saiba como foi o treino de classificação

 

Q1

Mesmo com a tempestade que caiu mais cedo sobre o Autódromo de Sochi, levando ao cancelamento do terceiro treino livre e a mudança na programação das Fórmulas 2 e 3, com cada categoria removendo uma corrida do fim de semana, a classificação conseguiu ser iniciada pontualmente às 09h, com a pista ainda molhada.

 

Assim que foi iniciada a regressiva de 18 minutos, todo o grid foi rapidamente à pista com pneus intermediários, exceto Alonso, que estava com compostos de chuva extrema, temendo a previsão de mais uma pancada durante a classificação. Com a grande quantidade de spray, todos tentavam deixar um bom espaço para o carro da frente.

O primeiro susto do Q1 veio com 11 minutos para o fim. Giovinazzi perdeu o controle de sua Alfa Romeo na penúltima curva e rodou bem na frente de Leclerc. O monegasco, com sorte, estava a baixa velocidade e conseguiu desviar a tempo de evitar uma batida.

 

Na metade, os tempos eram bem altos, mas a classificação era similar à do segundo treino livre da sexta, com Hamilton na frente, com 01min46s937, Bottas em segundo a 1s163 e Gasly em terceiro a 1s239. Já Verstappen fez apenas uma volta e entrou novamente nos boxes, encerrando o dia.

 

No final da regressiva, Hamilton terminou na ponta com 01min45s992, 0s404 à frente de Bottas, com Pérez em terceiro a 0s463 e Vettel, Norris, Gasly, Alonso, Sainz, Ocon e Latifi completando o top 10.

Foram eliminados no Q1: Kimi Raikkonen, Mick Schumacher, Antonio Giovinazzi, Nikita Mazepin e Max Verstappen. Apesar disso, os quatro primeiros colocados garantiram as posições de largada de 14º a 17º, já que Nicholas Latifi, Charles Leclerc e Max Verstappen largarão das últimas posições devido à troca de motor.

 

Q2

Com a pista já em condições melhores, todos saíram rapidamente dos boxes e os tempos começaram a cair em relação ao Q1.

 

Em uma sessão sem maiores problemas graças à pista em condições melhores, Hamilton garantiu novamente a primeira posição com 01min45s129, 0s377 à frente de Bottas, com Alonso em terceiro, Norris em quarto e Pérez em quinto. Completaram o top 10, garantindo as vagas restantes na luta pela pole position Ocon, Stroll, Ricciardo, Russell e Sainz.

Foram eliminados no Q2, garantindo as posições de 11º a 13º no grid de largada, respectivamente: Sebastian Vettel, Pierre Gasly e Yuki Tsunoda. Já Charles Leclerc e Nicholas Latifi optaram por não disputar o Q2, já sabendo que largarão do fundo do grid devido à troca da unidade de potência.

 

Q3

Com toda a atividade, já era possível notar alguns pontos com trilho seco, e rapidamente a transmissão mostrou Russell pedindo para a Williams preparar pneus slick. O britânico realmente arriscou, sendo o primeiro a colocar os compostos macios. Outras equipes resolveram fazer o mesmo na sequência.

Ao entrar nos boxes para trocar os pneus para os slick, Hamilton bateu no muro interno dos boxes, quebrando a asa dianteira, atrapalhando o andamento de sua sessão. A Mercedes fez a troca de Bottas antes para liberar o finlandês.

No final, os slicks começaram a entregar performance apenas após o fim do cronômetro. Com isso, muitas surpresas e a pole position ficou com Lando Norris, tendo Carlos Sainz em segundo e George Russell em terceiro, com Lewis Hamilton em quarto.

Completam o top 10: Daniel Ricciardo, Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Lance Stroll, Sergio Pérez e Esteban Ocon.

Com a previsão de tempo seco amanhã, a corrida não parece ameaçada. A largada do GP da Rússia de Fórmula 1 está marcada para 09h, horário de Brasília, com transmissão da Band. E assim que acabar a corrida, tem Pódio ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube! Não perca!

Cla # Piloto Equipe Motor Melhor Volta Dif.
1 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 1'41.993  
2 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 1'42.510 0.517
3 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 1'42.983 0.990
4 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 1'44.050 2.057
5 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 1'44.156 2.163
6 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 1'44.204 2.211
7 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 1'44.710 2.717
8 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 1'44.956 2.963
9 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 1'45.337 3.344
10 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 1'45.865 3.872
11 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 1'46.573 4.580
12 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 1'46.641 4.648
13 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 1'46.751 4.758
14 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes    
15 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 1'49.586 7.593
16 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 1'49.830 7.837
17 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 1'51.023 9.030
18 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 1'53.764 11.771
19 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari    
20 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda    

F1 AO VIVO: Veja debate sobre a CLASSIFICAÇÃO para o GP DA RÚSSIA, com CHUVA e agito em Sochi | Q4

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #134: TELEMETRIA: Chuva em Sochi? Mercedes perderá invencibilidade? Rico Penteado responde

 

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: CEO da Williams diz que chegada de Albon não marca início de parceria com Red Bull
Próximo artigo F1: Norris celebra primeira pole após arriscar em classificação "complicada": "Extremamente feliz"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros