F1: O dia em que um futuro campeão da F1 bateu uma lenda de Le Mans

Piloto espanhol venceu dinamarquês em duelo direto que definiu a 'Copa das Nações' da Corrida dos Campeões de 2001

George Russell, Mercedes-AMG, receives the Pirelli Pole Award trophy from Tom Kristensen

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Bastante famosa por animar as intertemporadas da Fórmula 1, a Corrida dos Campeões (ROC, na sigla em inglês) promoveu um duelo interessante em 2001: o 'pega da vez' foi entre o espanhol Fernando Alonso, futuro bicampeão da F1, e o dinamarquês Tom Kristensen, lenda de Le Mans.

O editor recomenda:

Vencedor de nove edições da icônica corrida de 24 horas disputada no circuito de La Sarthe, na França, Kristensen acabou batido por um Alonso que, na época, era desconhecido. Aquela edição do ROC aconteceu entre os dias 7 e 9 de dezembro na Grã Canária, maior ilha do arquipélago espanhol.

Na Copa das Nações daquele ano, Kristensen (foto destaque desta matéria, ao lado do britânico George Russell, da Mercedes F1) se uniu ao finlandês Harri Rovanpera e ao australiano Troy Bayliss na seleção de 'All Stars', mas eles acabaram batidos pelo time de Alonso, Jesús Puras e Rubén Xaus.

Fernando Alonso, Minardi M01

Fernando Alonso, Minardi M01

Naquele momento, Alonso tinha acabo de completar sua primeira temporada pela F1, na qual correu pela Minardi. Kristensen, por sua vez, tinha 'só' três triunfos nas 24h de Le Mans, embora já fosse bastante renomado em meio à elite global do esporte a motor. 

De todo modo, o fato é que, no fim das contas, a disputa final ficou entre Alonso e Kristensen, com o espanhol prevalecendo no duelo direto de ambos a bordo do Seat Córdoba WRC. O circuito era uma mescla entre asfalto e terra e o rumo da prova era bem favorável ao dinamarquês, mas o asturiano conseguiu a 'remontada' e prevaleceu frente à lenda de Le Mans, fazendo um prenúncio do que seria sua carreira estelar na F1, com o bicampeonato de 2005 e 2006 pela Renault.

Bastidores da possível 'volta' da Honda à Fórmula 1, como montadora ou até time próprio

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação sobre o esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives muito especiais, além de ter preferência de leitura dos seus comentários durante os nossos programas. Não perca tempo e assine já!

Podcast Motorsport.com debate os pilotos destacados da F1 2022; ouça já!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Saiba qual é a verdadeira potência do carro da Ferrari de 2023
Próximo artigo F1: Por que Mick Schumacher pode substituir Hamilton na Mercedes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil