F1: Pilotos pedem mais conversas sobre futuro do GP da Arábia Saudita

Competidores querem fazer parte da discussão sobre corrida árabe após passagem tumultuada da categoria

Watch: Grid de largada do GP da Arábia Saudita

Pilotos de Fórmula 1 dizem que “precisará haver discussões” para avaliar se a Arábia Saudita terá lugar nos calendários futuros após o ataque com mísseis e as preocupações contínuas com a segurança da pista.

Uma reunião de quatro horas foi realizada pelos pilotos na noite de sexta-feira em Jeddah em meio à ameaça iminente de boicote à corrida após o ataque com mísseis no local da Aramco nas proximidades.

Leia também:

Isso foi seguido por um grande acidente para Mick Schumacher na classificação, que forçará o alemão a perder o GP neste domingo, embora ele tenha sido liberado para retornar ao hotel após exames médicos no hospital.

O acidente colocou novamente as credenciais de segurança do Circuito de Corniche de volta aos holofotes, apesar das modificações feitas para melhorar a visibilidade e ampliar a pista para 2022.

Esses eventos ocorreram nos dias após o CEO da F1, Stefano Domenicali, revelar que o calendário está potencialmente sobrecarregado e teoricamente poderia se expandir para 30 corridas.

O Pacto de Concórdia atualmente dá um limite de 25 corridas, o que sugere uma lista de espera.

Quando perguntado pelo Motorsport.com se o GP deveria ter sua permanência questionada, Carlos Sainz, da Ferrari, calculou que era um assunto que a F1, a FIA e os pilotos tinham que levantar.

Ele disse: “Acho que haverá discussões após esta corrida, porque claramente o que aconteceu nas últimas 24 horas é… definitivamente é um ponto de discussão e consideração que precisamos levar para o futuro”.

Medics and marshals attend the scene after a heavy crash for Mick Schumacher, Haas VF-22, in Q2

Medics and marshals attend the scene after a heavy crash for Mick Schumacher, Haas VF-22, in Q2

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

O contrato inicial da F1 com as autoridades sauditas valia £ 500 milhões (mais de R$ 3 bilhões) ao longo de 10 anos. Mas isso provavelmente cobrirá uma mudança no local da corrida, com uma eventual mudança de Jeddah para Qiddiya sendo planejada.

O acordo também foi alvo de extensas críticas que muitos observadores consideraram a mais recente exibição de “lavagem esportiva” para obscurecer o terrível histórico de desrespeito aos direitos humanos da Arábia Saudita.

Sergio Pérez, da Red Bull, que alinhará na pole position no GP desta tarde, calculou: “Acho que definitivamente há algumas considerações que teremos que fazer como grupo e ver o que é melhor para o esporte daqui para frente”.

Charles Leclerc acrescentou: “Sim, eu concordo.

“Não quero entrar muito em detalhes sobre este assunto agora, mas é definitivamente uma discussão que devemos ter depois desta corrida, quando tudo se acalmar e vamos olhar para trás, e veremos.”

Domenicali também alertou que algumas corridas atuais provavelmente cairão do calendário, com circuitos históricos não imunes, em favor de novos locais como Catar e Las Vegas.  

Veja o grid de largada para o GP da Aránbia Saudita, em Jeddah

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #169 - TELEMETRIA: Rico Penteado aponta o que GP na Arábia terá de diferente

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Wolff diz que desempenho da Mercedes agora é "totalmente inaceitável"
Próximo artigo F1 – Steiner: esforço para consertar carro de Schumacher arriscaria corrida na Austrália

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil