F1: Portugal e Turquia entram na briga para substituir GP da China em 2023

Informação foi confirmada pelo presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Kart

Valtteri Bottas, Mercedes W12, Lewis Hamilton, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Carlos Sainz Jr., Ferrari SF21, Lando Norris, McLaren MCL35M, Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, and the rest of the field away at the start

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Na última semana, a Fórmula 1 confirmou o cancelamento do GP da China pelo quarto ano consecutivo. E com a notícia não pegando ninguém de surpresa, a categoria já corre atrás de uma substituta para manter as 24 provas em 2023. Nesse contexto, dois países surgem como opções: Portugal e Turquia.

Apesar da pandemia estar entrando em seu quarto ano, a China mantém uma política rígida de 'Covid Zero', que vem criando uma onda de protestos pelo país. Os dois fatores combinados tornam insustentável a realização da prova.

Leia também:

O cancelamento do GP cria um vácuo de quatro semanas no calendário entre as provas da Austrália, em 02 de abril, e do Azerbaijão, no dia 30. Mas a F1 já anunciou que estuda opções para uma corrida substituta.

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting já indicou que conversa com a F1 para ocupar a vaga com mais uma edição do GP de Portugal, novamente em Portimão. Mas, segundo Ni Amorim, presidente da FPAK, há vários candidatos ao posto.

"Portugal não é o único país interessado, já que a Turquia também está na disputa", disse. No caso da Turquia, o mais provável é que Istambul Park seja o local escolhido.

Ainda não é garantido que a F1 estará em Portimão em 2023. Isso dependerá ainda da ajuda financeira do governo. A FPAK e o governo já conversam sobre isso, segundo Amorim, mas ainda sem uma decisão.

"Depende se teremos dinheiro de Portugal para organizar o GP. O valor é alto, mas os ingressos justificam o investimento", disse Amorim, que indicou ainda não ter fechado um valor com a F1 pela realização do evento. "Não sei quanto dinheiro eles pediram, porque ainda não chegamos nessa fase".

Se Portugal e a F1 chegarem a um acordo, Portimão receberá a categoria pela terceira vez, após 2020 e 2021, enquanto a Turquia já esteve no calendário de forma fixa entre 2005 e 2011.

Binotto na Audi? Saiba de novo rumor na F1

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #206 – Saída de Binotto resolve os problemas da Ferrari?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior RETA FINAL AO VIVO: Red Bull com novo comando, Ferrari bomba, Hamilton/Arábia geram polêmica, Porsche Cup e mais
Próximo artigo Verstappen indica que contrato atual com Red Bull pode ser o último na F1: "Quero me divertir com menos pressão"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil