F1 - Rosberg defende Hamilton sobre Abu Dhabi: "Não seguiram as regras"

Campeão de 2016 e antigo rival do britânico disse que compreende a dor de perder um título na última volta e pede que categoria aprenda com os erros

Lewis Hamilton, Mercedes, 2nd position, on the podium

Lewis Hamilton, Mercedes, 2nd position, on the podium

Jerry Andre / Motorsport Images

Nico Rosberg considera "horrível" a forma como Lewis Hamilton perdeu o título da Fórmula 1 de 2021, de uma maneira "que não cumpria as regras". Uma semana após os eventos do GP de Abu Dhabi, a polêmica ainda é acalorada apesar do abandono de todos os recursos pela Mercedes no meio da semana.

E mesmo que tenha aparecido em público por ocasião da comemoração pelo fabricante de seu oitavo título consecutivo, o heptacampeão ainda não tomou a palavra enquanto a hipótese de uma possível aposentadoria não estiver excluída.

Leia também:

Questionado pelo RacingNews365.com para comentar sobre a probabilidade de uma saída da F1, Rosberg, que conheceu o britânico bem como amigo e depois como companheiro de equipe respondeu: "Não sei. Tenho certeza de que é muito difícil para ele passar por isso agora. Era campeão com 99% de certeza, e aí perde isso, é difícil".

"Sim, ele tinha pneus gastos, mas foi na última volta. Não é como se o carro dele tivesse quebrado nem nada. Ver o campeonato escorregar assim é horrível e muito doloroso."

Max Verstappen et Lewis Hamilton

Max Verstappen et Lewis Hamilton

Mesmo que o sucesso de Max Verstappen no tempo de saída do safety car tenha sido uma circunstância normal de corrida, a controvérsia é que se o procedimento 48.12 tivesse sido totalmente seguido, a prova deveria ter sido retomada em bandeira verde, mas sem remover os retardatários entre Hamilton e o holandês.

Para Rosberg, o que aconteceu não foi "de acordo" com a regulamentação: "Os dois mereciam o campeonato. Claro, foi doloroso para Lewis perdê-lo assim, com uma espécie de mudança de procedimento que não estava de acordo com as regras".

"Max, no entanto, é um campeão com mérito. Tivemos a temporada mais incrível, não vamos esquecer. Agora é só superar isso e seguir em frente; não há nada que possa ser mudado."

A FIA anunciou que investigará o final do campeonato e tentará tirar lições para o futuro. Para o campeão de 2016, as coisas devem ser ajustadas após as várias polêmicas que pontuaram a temporada de 2021.

"É importante para o esporte aprender com isso e com todas as lutas de roda a roda", disse Rosberg. "[Eles precisam] apertar o quadro para que você tenha essas decisões super rápidas e claras: 'Sim, tudo bem. Não, isso não é bom', e então seguimos em frente."

F1 AO VIVO: Além de Verstappen/Hamilton, quem foi o MELHOR DE 21? BRASIL teve GP DO ANO? Veja debate

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mercedes não gastou fichas de desenvolvimento no carro de 2021; entenda motivos
Próximo artigo F1 - Honda: Título de Verstappen é recompensa por acreditar no programa de motores

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil