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F1: Russell defende remoção de chicane em Barcelona para melhorar corridas

Piloto da Williams reconhece que mudança tem suas implicações burocráticas, mas defende que isso aconteça para 2022

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 EQ Performance, leads Charles Leclerc, Ferrari SF1000, and Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11 EQ Performance, leads Charles Leclerc, Ferrari SF1000, and Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C39

Steven Tee / Motorsport Images

No próximo mês, a Fórmula 1 visitará novamente o Circuito da Catalunha, em Barcelona, para mais um GP da Espanha, uma etapa que não é bem vista entre os fãs devido ao fato do circuito não promover grandes corridas. E para George Russell, basta uma mudança para resolver isso: remover a chicane que foi adicionada antes da curva final.

Recentemente, o piloto da Williams foi anunciado como novo diretor da Associação de Pilotos de Grande Prêmio (GPDA), ao lado de Sebastian Vettel, para substituir Romain Grosjean, e um dos objetivos do britânico é usar seu papel para ajudar a melhorar as corridas.

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E a pista espanhola deve ser um dos focos de Russell, que defende a remoção da chicane, introduzida em 2007 a pedido da FIA visando a redução da velocidade dos carros na chegada aos boxes.

Em entrevista ao portal RaceFans, ele falou mais sobre a situação do Circuito da Catalunha.

"O circuito oferece uma pilotagem ruim e as corridas lá são sempre chatas. No geral, o que pensamos do circuito é que deles deveriam retomar as curvas que eram usadas há 15 anos, as duas curvas rápidas".

"Elas permitem que você siga o carro da frente mais de perto, chegando à reta em alta velocidade e você chega melhor para a primeira curva".

"Para os fãs, você está vendo os carros bem mais rápidos. Para os pilotos, você passa por uma curva incrivelmente rápida, o que é emocionante. Todos saem ganhando. E é um conserto fácil para um circuito pobre".

Mas a remoção da chicane não é tão simples quanto defendido por Russell, já que a mudança implicaria em uma nova inspeção da FIA para a emissão de uma nova licença ao circuito espanhol, o que o piloto reconhece.

"Não é tão simples quanto dizer 'vamos tirar a chicane e voltar'. Mas acho que é algo que poderia ser feito para o próximo ano".

Para este ano, o Circuito da Catalunha já passou por uma modificação na curva 10, que voltou a ter o seu design original, mas não interfere na área mencionada por Russell, que compreende a área entre as curvas 13 e 16. A F1 será o primeiro mundial a testar a novidade, em 09 de maio, enquanto a MotoGP correrá no local no começo de junho.

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