Conteúdo especial

Veja como uma 'cagada' de passarinho 'deu sorte' para Zonta na F1

Curitibano relembra episódio que culminou em grande desempenho no GP do Canadá de 2001

Ricardo Zonta in the garage

Mark Gledhill

Piloto da Shell V-Power na Stock Car e ex-competidor da Fórmula 1 entre o fim da década de 1990 e meados dos anos 2000, Ricardo Zonta revelou uma história curiosa de sua passagem pela equipe Jordan.

Leia também:

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com via live de Instagram, o curitibano relembrou como um cocô de passarinho fez com que ele tivesse grande desempenho no GP do Canadá de 2001. Confira o imperdível relato de Zonta no vídeo abaixo:

"Uma das coisas que na época o meu empresário falou foi: 'Olha, a gente não está tendo resultados tão expressivos. Talvez a gente tenha que optar pelo lado financeiro, ficar um ano parado como piloto de testes, como a Jordan ofereceu. É melhor opção do que pegar uma equipe muito menor que a BAR e vai estar lá atrás, mais ainda, e só vai prejudicar'. Foi por aí que a gente optou pela Jordan, que foi pelo lado financeiro", disse Zonta.

"Hoje, olhando, eu não precisava ter pensado por esse lado. Não sei se seria o certo ir para uma equipe menor. Eu tinha proposta, mas numa equipe menor você nunca sabe se vai mostrar o desempenho. Medindo, é difícil falar se foi pelo lado certo ou pelo lado errado."

"O carro era bom, estava cada vez melhor, e o relacionamento com o Eddie Jordan era muito bom. Ele tinha proposto: 'Vem como piloto de testes e durante o ano a gente vai ver para 2002 você voltar a correr'."

"E aí eu estava fazendo muito bem os testes e estava desenvolvendo muito bem. Estava valendo muito a pena para a equipe o envolvimento comigo e tal. E o Frentzen começou a ter problemas dentro da equipe."

"No Canadá, na sexta-feira, antes de ir para a pista, eu fui sair do hotel e um passarinho fez uma meleca na minha cabeça. Aí voltei, tomei banho e fui para a pista. Chegando na pista, o Frentzen bateu no segundo treino."

"Ele bateu de ré, machucou a cabeça e falou que não ia correr. Ele não estava se sentindo bem e não iria correr. E aí me avisam: 'No sábado, já é seu o treino, você vai correr neste final de semana'."

Ricardo Zonta
Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
Ricardo Zonta nos pits
Ricardo Zonta nos pits
Ricardo Zonta na garagem
Ricardo Zonta
Jarno Trulli, Heinz-Harald Frentzen, Eddie Jordan e Ricardo Zonta
Ricardo Zonta
Ricardo Zonta
Ricardo Zonta
Heinz-Harald Frentzen, Ricardo Zonta e Jarno Trulli
Ricardo Zonta
12

"E aí fiquei com isso na cabeça: se não fosse o 'pingo' do cocô do passarinho na minha cabeça, não tinha dado certo. Então corri e o carro era muito bom, acho que classifiquei em nono. Na corrida inteira, acho que fiquei entre os cinco primeiros."

"Aí no final da corrida eu comecei a ter problemas de freios. O meu engenheiro falou: 'Começa a economizar o freio e tenta terminar a corrida'. Terminei em sétimo, mas eu estava muito bem. Estava brigando com o [Mika] Hakkinen, da McLaren, e com o Kimi [Raikkonen]."

"A gente até se tocou, eu e o Kimi [que fazia sua primeira temporada na F1 com a Sauber]. Eu estava no meio da corrida com os caras competitivos mesmo, né... Aí eu fui para a próxima corrida, que era Hockenheim."

"Lá, a gente não conseguia acertar o carro. Em toda entrada de curva, o carro já saía de traseira, porque o diferencial não segurava a entrada. Foi um final de semana muito difícil. Os dois carros [da Jordan] andando muito mal".

"Eu me lembro que, depois, eu não sigo na equipe, porque chega o [Jean] Alesi. Ele sai da Prost e entra na Jordan e me substitui, então fico como reserva de novo e acabo terminando o ano assim. O Alesi termina o campeonato na Jordan", completou o brasileiro.

GALERIA: Relembre todos os carros e a carreira de Ricardo Zonta na F1

1999: Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta, pilotos titulares da British American Racing (BAR)
1999: Ricardo Zonta, BAR PR01
2000: Ricardo Zonta, BAR 002. Brasileiro seguiu com Villeneuve
2000: Ricardo Zonta, Darren Manning e Patrick Lemarie, BAR Honda BAR 002
2001: Heinz-Harald Frentzen, Ricardo Zonta (piloto reserva e de testes) e Jarno Trulli, Jordan
2001: Ricardo Zonta, Jordan EJ11
2001: Ricardo Zonta correu no Canadá e na Alemanha
2003: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota Toyota	TF103
2003: Ricardo Zonta, Toyota	TF103
2003: Ricardo Zonta
2004: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota TF104
2004: Ricardo Zonta correu etapas de Hungria, Bélgica, Itália, China e Brasil
2004: Ricardo Zonta
2005: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota TF105
2005: Ricardo Zonta, Toyota TF105
2005: Ricardo Zonta, Toyota TF105
2006: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota	TF106
2006: Ricardo Zonta, Toyota	TF106
2006: Ricardo Zonta, Toyota	TF106, e Michael Schumacher, Ferrari
Em 2007, Zonta foi piloto de testes da Renault ao lado de Nelsinho Piquet, o reserva. Heikki Kovalainen e Giancarlo Fisichella eram os titulares
Ricardo Zonta, Nelsinho Piquet, Giancarlo Fisichella e Heikki Kovalainen com o chefe de equipe Flavio Briatore
2007: Ricardo Zonta, Renault R27
22

Piloto da Shell V-Power, Ricardo Zonta explica como funciona o volante da Stock Car:

PODCAST Motorsport.com: Zonta, Pizzonia e cia; os brasileiros sem sorte na F1

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Brown: F1 deve buscar nível de competitividade da Indy
Próximo artigo Kvyat fala sobre relacionamento com Marko: "Me ligava falando que se não melhorasse estava fora"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil