Recomendado para você

F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"

F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Hamilton descarta conversas sobre aposentadoria: "Ainda tenho um sonho"
Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi

Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi

FIA F2
FIA F2
Yas Marina
Câmara é 2º e Fittipaldi 19º no primeiro dia de testes da F2 em Abu Dhabi
Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar

Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar

Indy
Indy
Kanaan elogia FIA por revisão dos pontos da superlicença, agora com mais peso para a IndyCar
F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"

F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Norris destaca papel de Gil de Ferran na trajetória pelo título: "Foi um mentor para mim"
MotoGP volta atrás e mantém 'asa de perna' para 2026

MotoGP volta atrás e mantém 'asa de perna' para 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP volta atrás e mantém 'asa de perna' para 2026
F1: Norris quebra 'maldição' de 50 anos com título; entenda

F1: Norris quebra 'maldição' de 50 anos com título; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Norris quebra 'maldição' de 50 anos com título; entenda
Verstappen desbanca Hamilton e é o mais bem pago da F1 em 2025; confira lista

Verstappen desbanca Hamilton e é o mais bem pago da F1 em 2025; confira lista

Fórmula 1
Fórmula 1
Verstappen desbanca Hamilton e é o mais bem pago da F1 em 2025; confira lista
F1 - Leclerc 'irritou' Norris durante GP de Abu Dhabi: "Sempre no meu retrovisor"

F1 - Leclerc 'irritou' Norris durante GP de Abu Dhabi: "Sempre no meu retrovisor"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Leclerc 'irritou' Norris durante GP de Abu Dhabi: "Sempre no meu retrovisor"

F1: Veja o que é um eixo de transmissão e como foi afetado na batida de Leclerc em Mônaco

Scuderia só descobriu falha após volta de reconhecimento pré-corrida

The damaged car of Charles Leclerc, Ferrari SF21, on a truck

A batida de Charles Leclerc durante a sessão de classificação da Fórmula 1 em Mônaco, que a Ferrari agora acredita ter danificado o eixo de transmissão esquerdo que impediu o piloto de assumir a pole position, ainda deixa perguntas sem resposta.

A Scuderia relatou que o eixo de transmissão esquerdo do carro de Leclerc estava quebrado, o que a equipe só descobriu após a volta de reconhecimento pré-corrida.

Leia também:

Isso não fazia parte das verificações regulares da Ferrari e, portanto, o problema subjacente permaneceu desconhecido até a escuderia italiana fazer uma análise completa da caixa de câmbio e dos componentes associados após o impedimento do monegasco de iniciar a prova.

O eixo de transmissão é a parte do carro que traduz o esforço mecânico produzido pelos componentes do motor e da unidade de força em tração para as rodas traseiras. Isso é feito por meio da caixa de câmbio e diferencial.

O diferencial se conecta ao eixo de transmissão; a caixa de engrenagens produz a quantidade certa de propulsão em relação a rpm e torque, e então o diferencial oferece aos eixos de transmissão a chance de se moverem em diferentes velocidades de rotação nas curvas.

Como o eixo é a parte que fornece o movimento às rodas traseiras, qualquer dano pode garantir que a transmissão da unidade de potência seja gravemente prejudicada.

Leclerc sentiu isso ao ir para a pista antes da corrida, forçando-o a ir para os boxes - mas provou ser um problema que não pôde ser resolvido a tempo do GP.

O eixo de transmissão pode se mover com atrito mínimo por meio do uso de rolamentos, e qualquer dano aqui introduziria atrito no sistema, o que significa que a aceleração não seria suave.

Ferrari SF21 suspension detail

Ferrari SF21 suspension detail

Photo by: Giorgio Piola

Isso também pode causar danos ao eixo de transmissão, pois ele começaria a flexionar sob o aumento das vibrações produzidas. 

Uma pergunta sem resposta foi como o eixo de transmissão esquerdo foi danificado quando o impacto afetou o lado direito do SF21 de Leclerc.

A natureza lateral do impacto teria enviado um choque no carro em resposta ao acidente e, portanto, é totalmente plausível fornecer um impacto reativo ao eixo de transmissão.

Há uma série de encaixes situados dentro do eixo de transmissão também para permitir que ele se acomode em um pequeno ângulo e para fornecer a movimentação correta para as rodas, e estas raramente são projetadas para sofrer um impacto naquela direção e permanecerem inteiras.

Danos no eixo de transmissão escaparam à atenção da Ferrari, pois ela não esperava que o lado esquerdo do carro fosse danificado, mas uma substituição da caixa de câmbio poderia ter trazido o problema à tona - mesmo que planejasse instalar o mesmo eixo de transmissão - com um técnico tendo a chance de inspecionar o componente.

Desde então, a Scuderia admitiu que mudará seus processos internos no caso de um acidente e estenderá sua devida diligência a quaisquer outras peças que possam ser diretamente afetadas.

F1 2021: Saiba como a Ferrari VACILOU após batida de LECLERC em Mônaco e perdeu chance de VITÓRIA

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #105 – O GP de Mônaco ainda é o ponto alto da F1?

 

Artigo anterior F1 - Villeneuve culpa Leclerc por abandono em Mônaco: "Voou contra a parede"
Próximo artigo F1 - Verstappen: Hamilton “não teve de lutar por título nos últimos anos”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros