F1: Vettel tem problema no turbo e larga em último na Alemanha

Problema no motor da Ferrari tirou o piloto da casa da disputa pela pole position ainda no começo do treino

Sebastian Vettel, Ferrari

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Em má fase na Fórmula 1, Sebastian Vettel teve mais um dia para esquecer neste sábado, quando foi eliminado do treino classificatório para o GP da Alemanha, seu país, ainda na primeira parte da sessão. "O carro estava ótimo, então é uma pena. Mas não há nada que possamos fazer agora", lamentou o piloto.

 

O tetracampeão mundial vai largar no fim do grid em Hockenheim depois de sofrer um problema relacionado com o turbo em sua unidade de potência no começo do Q1, antes mesmo de registrar volta cronometrada.

Leia também:

A frustração vem em péssimo momento para Vettel, tendo em vista que o piloto da Ferrari tinha boa chance de brigar pela pole position no circuito germânico. Ele ficou no top-3 em todos os treinos livres e terminou a primeira sessão prática na ponta.

Uma retomada em sua corrida local significaria um grande incentivo para o alemão, que busca voltar à boa forma após uma série de erros recentes (relembre em galeria especial no fim desta matéria). O mais marcante deles, inclusive, ocorreu justamente no GP da Alemanha do ano passado.

Entretanto, o problema no Q1 tirou qualquer chance de Vettel largar em uma boa colocação. Enquanto abria volta cronometrada, o alemão relatou problemas para a equipe, que pediu que ele retornasse aos boxes.

Apesar das investigações apressadas feitas por seus mecânicos, o problema não pôde ser resolvido a tempo e ele terminou a sessão como o único piloto a não marcar um tempo. A Ferrari confirmou que o problema estava relacionado ao turbo. É a primeira vez que Vettel é eliminado no Q1 desde o GP da Malásia de 2017, quando também foi abatido por problemas no motor.

GALERIA: Relembre os erros recentes de Sebastian Vettel na Fórmula 1

GP do Azerbaijão, 2017
Em segundo logo atrás de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel acabou acertando o britânico antes de uma relargada. Acreditando que Hamilton freou propositalmente, ele jogou seu carro na Mercedes. O alemão tomou um stop and go de 10 segundos e chegou apenas em quarto.
GP do México, 2017
Perdendo o primeiro lugar na saída, Vettel bateu em Hamilton após ser superado pelo britânico e por Max Verstappen. Ele quebrou sua asa dianteira e furou o pneu de Hamilton - o que não impediu o tetracampeonato de Lewis naquele dia.
GP do Azerbaijão, 2018
Depois de fazer a pole e liderar a maior parte da prova, Vettel perdeu a liderança devido a um pit stop em um Safety Car. Na relargada, ele arriscou passar o então líder, Valtteri Bottas, logo na primeira curva. Ele travou seus pneus e passou reto. Perdendo rendimento, Seb ainda foi ultrapassado por Hamilton, Raikkonen e Perez, terminando em quarto após o abandono de Bottas pelo estouro de um de seus pneus.
GP da França, 2018
Tentando superar Bottas na largada, o alemão encheu a traseira do finlandês na primeira curva, destruiu sua asa dianteira e teve que ir aos pits. Saindo em terceiro, ele chegou em quarto no dia de mais uma vitória de Hamilton.
GP da Alemanha, 2018
Com uma boa vantagem à frente, Vettel foi vítima de uma garoa que caia no circuito de Hockenheim, acabou errando e batendo. Com o Safety Car entrando na pista, Hamilton – que largara de 14º após um problema mecânico na classificação – viu Bottas e Kimi indo para os pits e ficou na pista. Ele assumiu a liderança e ganhou a prova.
GP da Itália, 2018
Após atacar Raikkonen sem sucesso na primeira chicane da corrida, Vettel foi acossado por Hamilton chegando para a segunda chicane. Por dentro, ele arriscou frear tarde para se defender, bateu no carro de Lewis e acabou rodando. O piloto, que tinha provavelmente o melhor conjunto para a pista de Monza, chegou apenas em quarto na vitória de Hamilton.
GP do Japão, 2018
Saindo de nono após um erro da Ferrari na classificação, Vettel arriscou uma ultrapassagem em Verstappen no início da corrida na curva Spoon, tocou com o holandês e rodou. Ele só pôde ser o sexto em mais uma vitória de Hamilton.
GP dos EUA, 2018
Saindo de quinto, o alemão foi para cima de Daniel Ricciardo na primeira volta, arriscou em uma freada e novamente rodou. Depois de cair diversas posições, ele subiu para quarto evitando o título de Hamilton, que chegou em terceiro. Lewis foi o campeão da prova seguinte.
GP do Bahrein, 2019
Depois de superar o parceiro Leclerc na largada pela liderança, ele viu o monegasco dando o troco após algumas voltas. Em seguida, Sebastian começou seu duelo com Hamilton. Ele foi atacado pelo britânico depois de sua segunda parada. E tentando se manter à frente de Lewis, ele errou e acabou rodando. Ovalizando seus pneus, ele acabou perdendo a asa dianteira após voltar à pista. Vettel terminou em quinto.
GP do Canadá, 2019
Neste caso, Vettel não pagou mico, mas se prejudicou. Em batalha com Hamilton pela vitória, o alemão escapou na chicane de Montreal e acabou fechando o rival quando retornou à pista. Vettel venceu, mas tomou controversa punição de 5s no tempo de prova e caiu para segundo.
GP da Grã-Bretanha, 2019
O circuito de Silverstone foi palco para o último erro crasso de Vettel na F1. Em briga com Verstappen, Vettel encheu a traseira da Red Bull e acabou caindo para o fim do grid. O alemão terminou a prova da Inglaterra em penúltimo.
11

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GALERIA: Filho de Schumacher pilota Ferrari do hepta do pai: "Incrível"
Próximo artigo Em treino marcado por drama da Ferrari, Hamilton crava pole na Alemanha

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil