F1 vs Indy: qual carro é mais rápido, potente e mais comparações

Veja diferenças das principais categorias de monopostos

Simon Pagenaud, Team Penske Chevrolet

Foto de: Gavin Baker / Motorsport Images

A Fórmula 1 e a Indy são as principais categorias de monopostos e frequentemente geram comparações. Enquanto a F1 sempre esteve fortemente focada em design e desenvolvimento, a Indy priorizou um grid mais nivelado com orçamentos mais baixos.

Revendo as principais diferenças, é possível apreciar igualmente a riqueza das duas categorias.

Leia também:

Fórmula 1 e Indy: qual carro é mais rápido? 

A velocidade máxima alcançada por um monoposto da Indy é de cerca de 235 mph (378 km/h) com motores V6, de 2,2 litros, com turbocompressor duplo, já um carro atual da F1 com motores híbridos V6, de 1,6 litros, chega a aproximadamente 205 mph (329 km/h) - embora em 2019 Sebastian Vettel e Sergio Pérez tenham conseguido atingir 359 km/h em Monza e na Cidade do México, respectivamente.

O fato da velocidade máxima da F1 ser mais baixa pode ser explicado porque suas regras priorizam downforce e velocidades nas curvas.

Os carros de F1 podem acelerar muito mais rápido e estão preparados para perder muito menos tempo nas curvas. Em 2019, a Indy correu no Circuito das Américas, palco do GP dos Estados Unidos, permitindo comparações diretas pela primeira vez. Will Power cravou a pole com uma volta de 1min46s017, com uma média de 185 km/h. Quase nove meses depois, na F1, Valtteri Bottas registrou 1min32s029, 14 segundos mais rápido e com a média de 214 km/h.

Desta forma, não faz muito sentido olhar apenas para a velocidade máxima da categoria. A Indy dá ênfase à criação de um grid equilibrado, onde todas as equipes usam o mesmo chassi Dallara e podem escolher entre os motores Honda e Chevrolet. Em comparação, a F1 atualmente tem quatro fabricantes de unidade de potência e cada escuderia desenvolve suas próprias peças para os monopostos. Como tal, a competitividade dos carros varia amplamente da frente ao fim do pelotão.

Fórmula 1 e Indy: qual a potência dos carros?

Segundo os dados do site oficial da Indy, os carros da categoria têm entre 550 e 700 cv, dependendo do extra que aplicam ao turbo (turbo boost). Por outro lado, os fabricantes de motores da F1 tendem a ser bastante reservados no que diz respeito aos detalhes de quão potentes são suas máquinas. Em 2019, a Renault anunciou que tinha atingido os 1000cv, com motor combinado de combustão interna e sistemas híbridos, e Mercedes e Ferrari também superaram essa marca posteriormente.

Sistemas disponíveis na Fórmula 1 e Indy

Desde 2011, a F1 usa o DRS na tentativa de anular a desvantagem aerodinâmica de correr muito perto de outro carro e para incentivar as ultrapassagens. O sistema permite que um carro que está a menos de um segundo de outro levante uma das seções da asa traseira em retas, criando uma abertura que melhora a eficiência aerodinâmica.

A Indy introduziu o sistema push-to-pass em 2009 para ajudar a aumentar a quantidade de ultrapassagens. Controlados por um botão no volante, os pilotos podem aumentar temporariamente a potência do motor para obter 40 cv extra. Em 2017, as regras mudaram, dando a cada piloto 200 segundos de potência adicional ao longo da corrida, em vez de um número atribuído de usos.

Público da Fórmula 1 e Indy

Por ser uma categoria nacional (EUA), a audiência da Indy na televisão é muito menor do que a da F1, que é global. Em 2019, a Indy atingiu uma audiência média de 5,45 milhões de telespectadores por corrida em todos os canais afiliados à NBC, emissora oficial da categoria. 

Em comparação, a audiência média da F1 no ano passado foi de 91,5 milhões globalmente, a maior desde 2012. No entanto, o número de telespectadores de ambas as categorias aumentou em 9% em comparação com 2018.

Diferenças entre os formatos de classificação da F1 e Indy: 

A classificação da F1 para as corridas é dividida em três etapas conhecidas como Q1, Q2 e Q3. Todos os pilotos competem no Q1, e os cinco que estabeleceram os tempos mais lentos são eliminados e largam de 16º a 20º no GP de domingo. Os 15 restantes lutam no Q2 para alcançar uma das 10 primeiras posições a fim de garantir seus lugares no Q3. Na última sessão da classificação, Q3, os pilotos disputam a pole position e as melhores vagas no grid de domingo.

Já na Indy, depende muito do tipo de evento. Para corridas ovais, os pilotos começam um de cada vez, e a média de suas duas voltas cronometradas constitui seu tempo de classificação. Para a Indy 500, a classificação é dividida em dois dias, sendo marcado tempo a partir da média de quatro voltas do primeiro dia. Os nove primeiros repetem o processo no Fast Nine em busca da pole e os abaixo de 30º no Last Chance para decidir o grid final (e potenciais eliminados).

Para os circuitos mistos e de rua, os pilotos partem em grupos e os resultados são decididos na sua melhor volta. O grid é dividido em dois para a primeira rodada, com os seis pilotos mais rápidos de cada grupo passando para a próxima sessão de classificação, com os demais ocupando posições do 13º ao último lugar. Os 12 mais rápidos têm dez minutos para definir uma volta e os seis mais rápidos vão para Fast Six, enquanto os demais pilotos se classificam entre 7º e 12º no grid. Os seis finalistas têm seis minutos para cravar a volta mais rápida e alcançar a pole position.

Diferenças entre os formatos de corrida

Para a F1, a corrida termina quando uma distância de 305 quilômetros é atingida. Geralmente leva cerca de uma hora e meia, mas também há um limite de duas horas definido para cada prova em caso de mau tempo ou períodos prolongados de safety car. Já na Indy, é um pouco mais complicado. Não há limite de tempo nas corridas ovais, enquanto para os circuitos mistos e de rua, geralmente, há um limite de duas horas se a distância da corrida não puder ser atingida, embora o regulamento esclareça que é permitido alterar se for considerado necessário. 

Uma das maiores diferenças entre a F1 e a Indy são os locais de prova. Embora a Indy seja uma categoria norte-americana, a F1 viaja pela Ásia, Europa, América do Norte e do Sul, Austrália e Oriente Médio. Como resultado, a F tem uma temporada mais longa, tanto em termos de número de eventos quanto de duração.

A Indy também tem o reabastecimento como um componente de suas corridas, algo que foi proibido na F1 desde 2010. Os mecânicos da F1 trocam os pneus dos carros em cerca de dois segundos e meio, enquanto as equipes Indy trocam os pneus e enchem o tanque (com aproximadamente 84 litros de combustível) em menos de dez segundos.

Diferença de sistema de pontos

Na F1, são atribuídos pontos aos 10 primeiros colocados, sendo 25 para o vencedor, 18 para o segundo e 15 pontos para o terceiro, até um único ponto para a 10º posição. A Indy é muito mais 'generosa' na distribuição de pontos: o vencedor recebe 50 pontos e o segundo e terceiro 40 e 35, respectivamente, e todos os que terminam a prova pontuam (os que chegam do 25º ao 33º recebem 5). Os pontos são duplicados na Indy 500 e na final da temporada em Laguna Seca.

Enquanto a F1 recuperou o ponto extra para a volta mais rápida do GP em 2019 (desde que o piloto termine entre os 10 primeiros), a Indy novamente vai além ao recompensar seus pilotos: dá um ponto de bônus pela pole position, por liderar em menos de uma volta, e também dois pontos para o piloto que liderou mais voltas.

Na F1, cada equipe também recebe pontos com base na chegada de seus pilotos (excluindo o ponto extra para a volta mais rápida). Nas corridas da Indy, são as fabricantes de motores Honda e Chevrolet que competem, recebendo o mesmo número de pontos dos seus dois pilotos mais bem classificados. Além disso, a fabricante vencedora da corrida recebe cinco pontos extras e mais um ponto para aquela que conquistar a pole.

Isso é um pouco diferente para a Indy 500, onde a montadora que garante a pole recebe dois pontos e um para a mais rápida no primeiro dia de classificação. As fabricantes de motores que atingirem o limite de 2.000 milhas (3.200 quilômetros) têm direito a um bônus igual ao número de pontos ganhos durante a corrida.

Massa compara Bottas e Pérez e comenta drama dos 'segundos pilotos' na F1 2021

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: O que a liderança inédita de Verstappen representa na F1?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 quer garantir que corridas sprint não sejam incompreensíveis para fãs
Próximo artigo F1: Após crítica de Hamilton, Wolff diz que esporte precisa ser "muito mais acessível"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil