Últimas notícias

Ferrari pedirá explicações à FIA sobre sistema de direção da Mercedes

O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, afirmou que a equipe italiana irá pedir explicações à FIA sobre a legalidade do Sistema de Direção de Eixo Duplo da Mercedes, mas não vai questionar a decisão do órgão

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Grande tópico da semana em Barcelona, o novo Sistema de Direção de Eixo Duplo (DED) da Mercedes, já teve sua legalidade declarada pela FIA, com a equipe pedindo a autorização da Federação antes mesmo de proceder com o desenvolvimento do projeto.

Para o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, a equipe ainda não entendeu completamente as potenciais vantagens desse sistema, e sugeriu que não seria possível para a Ferrari desenvolver uma versão própria antes do meio da temporada.

Leia também:

"Eu vi que há muita discussão sobre isso", falou Binotto. "Pessoalmente, eu não olhei em detalhes, o que é exatamente, mas acreditamos na decisão da FIA".

"Tenho certeza de que eles já tomaram a decisão certa, ou tomarão. Mas eu tenho confiança na decisão da FIA". Ele ainda acrescentou: "Estamos discutindo com a FIA? Ainda não. Vamos pedir explicações, porque é importante para nós entendermos, mas como eu disse, não vamos questionar a decisão da FIA, porque acreditamos na decisão que eles tomaram ou vão tomar".

Binotto admitiu que, se a Ferrari optar por desenvolver sua própria versão, o processo não será tão rápido.

"Caso aconteça, e eu não sei ainda se vale o tempo ou não, certamente levará um tempo. É um conceito totalmente novo, que tem que ser desenvolvido do zero. Conceito, design, produção e homologação. Tem que ser seguro. Então, se tiver, será algo para o meio da temporada, não antes".

"Acho que primeiro precisamos entender como que isso funciona e entender qual pode ser a área que se beneficia disso. Não acho que no momento temos ideias. Mas vamos olhar, com certeza, e [se] vale a pena desenvolver ou não".

Quando perguntado se o sistema pode representar uma virada de jogo para a Mercedes, ele foi mais cauteloso.

"Certamente a Mercedes tem um grande carro e mostrou que estão rápidos. Há muitas inovações nos carros, e eu acho que algumas soluções que estão lá foram copiadas da Ferrari. E vice-versa".

"Então acho que no final vocês mencionam apenas aquele que é visível. Se ele vai mudar muita coisa, acho que não. É parte do pacote e eles têm um ótimo pacote".

Veja imagens da sexta-feira em Barcelona:

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Sergio Perez, Racing Point RP20
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Sebastian Vettel, Ferrari, is lifted back into the garage after stopping on track
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Racing boots of Daniil Kvyat, AlphaTauri
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Max Verstappen, Red Bull Racing
Lance Stroll, Racing Point
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20 crashes
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20 crashes and causes a red flag
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Sebastian Vettel, Ferrari in the garage
Sebastian Vettel, Ferrari and Norbert Vettel
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Alex Albon, Red Bull Racing RB16
Alex Albon, Red Bull Racing
Alex Albon, Red Bull Racing
Alex Albon, Red Bull Racing
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
45

 

VÍDEO: Entenda tudo sobre o polêmico volante da Mercedes 2020

PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA não tem dúvidas sobre segurança do sistema de direção da Mercedes
Próximo artigo Russell: Williams não será tão lenta quanto carro de 2019

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil