FIA explica como funcionará VAR na F1

Sistema está sendo implementado para fornecer suporte adicional aos comissários da categoria

Valtteri Bottas, Alfa Romeo C42, Nicholas Latifi, Williams FW44

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A FIA explicou como funcionará o VAR da Fórmula 1, além de revelar que agora será chamado de Centro de Operações Remotas.

O sistema está sendo implementado para fornecer suporte adicional aos comissários de corrida da categoria, após uma controvérsia em torno do resultado do GP de Abu Dhabi de 2021.

Leia também:

Em análise do ocorrido em Abu Dhabi, onde Max Verstappen derrotou Lewis Hamilton e garantiu o título mundial depois que as regras que cercam o safety car foram aplicadas incorretamente, a FIA concluiu que seu diretor de provas precisava de assistência para aliviar algumas das pressões que se acumularam em torno desse papel ao longo dos anos.

Michael Masi, o diretor de provas durante a saga de Abu Dhabi, foi substituído em 2022 por Niels Wittich e Eduardo Freitas. A dupla se alternará ao longo da temporada, com Wittich assumindo nesta primeira etapa no Bahrein.

A FIA explicou que a “primeira fase” da construção do ROC em seu escritório em Genebra está completa, com o corpo diretivo acrescentando que o desenvolvimento do sistema está em andamento.

Uma declaração da FIA explicando as tentativas atuais do ROC diz: “As declarações dos processos e regulatórios podem ser enviados ao ROC, que opera com capacidade consultiva e não interromperá o fluxo de prova no local ou causará atraso no processo de tomada de decisão."

“Embora semelhante em princípio ao 'VAR' no futebol, o ROC atuará como um recurso de apoio para a equipe de direção de provas com dados comparáveis ​​aos de mais de 10 partidas simultâneas de futebol, incluindo mais de 140 fontes de vídeo e áudio. "

"O ROC fornece um recurso adicional para a FIA revisar e revisar completamente os aspectos da competição e as decisões tomadas para refinar e melhorar os procedimentos para o futuro."

"Ele não tem poder regulatório e não pode ser usado para reavaliar ou alterar decisões passadas."

A FIA diz que o ROC "se tornará um valioso recurso educacional e de treinamento para a próxima geração de funcionários e comissários de controle de corrida" e que seus benefícios se estenderão posteriormente a outros campeonatos da FIA e à comunidade internacional mais ampla das Autoridades Esportivas Nacionais da FIA (ASNs). ".

F1 AO VIVO: LECLERC bate VERSTAPPEN e faz pole; tudo sobre a classificação no BAHREIN

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast - TELEMETRIA: Rico Penteado fala de pré-temporada e favoritos no Bahrein

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Sainz se diz "aliviado" por lutar pela pole depois de se sentir "muito atrás" de Leclerc
Próximo artigo F1: McLaren explica motivos dos seus problemas na classificação

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil