Conteúdo especial

GALERIA: Veja todos os carros e relembre carreira de Barrichello, que faz 50 anos hoje

Barrichello completa mais um ano de vida e segue plenamente ativo no automobilismo, tendo conquistado dois pódios na última rodada da Stock Car Pro Series

Com dois pódios, Rubens Barrichello foi o Claro 5G Man of the Race da Stock Car no Velocitta

Foto de: Marcelo Machado de Melo

Um dos maiores representantes do Brasil no esporte a motor internacional nos últimos anos, Rubens Barrichello completa 50 anos de idade nesta segunda-feira. Vice-campeão de 2002 e 2004 na Fórmula 1, o piloto venceu 11 corridas em 322 largadas no campeonato de elite do automobilismo.

Leia também:

Além disso, Rubens conquistou 14 poles, 17 voltas mais rápidas, 68 pódios e 658 pontos. Em 2012, ele fez sua única temporada na IndyCar, terminando em 12º. De 2013 para cá, ele atua na Stock Car, onde se sagrou campeão em 2014.

Relembre os carros e a carreira de Rubens Barrichello no automobilismo:

1993: Jordan, 18º no campeonato (2 pts). Barrichello esteve na F1 entre 1993 e 2011, com 326 participações e 322 largadas. É o recordista absoluto na história da categoria.
1994: Jordan, 6º no campeonato (19 pts). Com passagens por Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams, Barrichello conquistou 11 vitórias na carreira - é o 27º na história, empatado com Felipe Massa e Jacques Villeneuve.
1995: Jordan, 11º no campeonato (11 pts).
1996: Jordan, 8º no campeonato (14 pts)
1997: Stewart, 13º no campeonato (6 pts)
1998: Stewart, 12º no campeonato (4 pts)
1999: Stewart, 7º no campeonato (21 pts)
2000: Ferrari, 4º no campeonato (62 pts). A primeira vitória na F1 veio na Alemanha, em 2000. Largando de 18º, Barrichello conseguiu a terceira maior recuperação da história da categoria, ficando atrás apenas de John Watson (22º - EUA, 1983) e Bill Vukovich (19º - Indy 500, 1954).
2001: Ferrari, 3º no campeonato (56 pts)
2002: Ferrari, vice-campeão (77 pts)
2003: Ferrari, 4º no campeonato (65 pts)
2004: Ferrari, vice-campeão (114 pts)
2005: Ferrari, 8º no campeonato (38 pts). O brasileiro foi 68 vezes ao pódio.
2006: Honda, 7º no campeonato (30 pts)
2007: Honda, 20º no campeonato (0 pts)
2008: Honda, 14º no campeonato (11 pts)
2009: Brawn, 3º no campeonato (77 pts). Foram 21 poles na F1.
A última vitória de Barrichello na F1 foi no GP da Itália de 2009.
Desde então, o Brasil não esteve mais no topo do pódio.
2010: Williams, 10º no campeonato (47 pts)
2011: Williams, 17º no campeonato (4 pts)
2012 (Indy): KV, 12º no campeonato (289 pts)
2013 (Stock Car): Full Time, 8º no campeonato (120 pts)
2014 (Stock Car): Full Time, campeão (234 pts)
2015 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (188 pts)
2016 (Stock Car): Full Time, vice-campeão (295 pts)
2017 (Stock Car): Full Time, 5º no campeonato (251 pts)
2018 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (242 pts)
2019 (Stock Car): Full Time, 5º no campeonato (310 pts)
2020 (Stock Car): Full Time, 6º no campeonato (234 pts)
2021 (Stock Car): Full Time, 6º no campeonato (282 pts)
2022 (Stock Car): Full Time, 3º no campeonato em andamento (102 pts)
32

PÓDIO: Qual o melhor piloto da temporada 2022 da Fórmula 1 até aqui?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #178: Será o fim da linha para Vettel e Alonso na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Marko diz que está “do lado de Hamilton” em polêmica sobre uso de joias
Próximo artigo F1 - Horner insiste que "não fazia sentido nenhum" ter Verstappen e Pérez batalhando: "Seria uma luta injusta"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil