GP da Bélgica de F1 se torna dúvida após país estender proibição de grandes eventos

Decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira pelo governo do país e vale até o final de agosto

Charles Leclerc, Ferrari SF90, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF90, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, and the rest of the field at the start

Glenn Dunbar / Motorsport Images

Devido à pandemia da Covid-19, as nove primeiras etapas da Fórmula 1 em 2020 já foram adiadas ou canceladas, com o GP da França, marcado para junho, próximo de ser a próxima prova a se juntar à lista.

Na quarta, a Primeira Ministra da Bélgica, Sophie Wilmes confirmou que todos os eventos de grande porte, como festivais e eventos esportivos, estão proibidos até 31 de agosto. Isso incluiria o GP da Bélgica, marcado para 30 de agosto.

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A impossibilidade de realizar a prova com a participação do público é uma grande decepção para o circuito, que teve ingressos esgotados em edições recentes, com uma média de 250 mil fãs presentes ao longo do final de semana, em parte graças ao grande número de seguidores do holandês Max Verstappen.

A F1 já falou da possibilidade de realizar provas com portões fechados, mas ainda não está claro se isso seria uma opção sob as restrições do governo belga, já que, para acontecer, um GP necessita da presença de centenas de pessoas.

Na semana passada, o presidente da FIA, Jean Todt afirmou que esperava que a F1 pudesse montar um calendário se as provas pudessem começar em julho ou agosto.

"Logo que soubermos que é possível começar, acho que podemos fazer dois ou três GPs por mês", disse Todt ao Motorsport.com. "Se começarmos em julho / agosto e irmos até dezembro, teremos de cinco a seis meses. Multiplique por três e temos uma chance".

"Mas não podemos esquecer que podemos enfrentar situações na qual um promotor pode realizar o evento com segurança, mas acaba com: 'Não quero. Não estou no clima para receber o evento'".

"Então, no final, esse tipo de situação pode ocorrer. Um evento é uma celebração, e é o que eu mencionei antes: podemos estar em uma situação onde tudo se encaixa, mas não há clima para celebrar".

Após o anúncio, um comunicado do circuito de Spa-Francorchamps afirmou que ainda está esperando a confirmação do impacto desta decisão.

"O Conselho Nacional de Segurança decidiu proibir eventos de grande porte até 31 de agosto", diz o comunicado. "O circuito está atento ao próximo anúncio do Conselho. Assim que possível informaremos sobre novos desenvolvimentos".

A decisão do governo da Bélgica impacta também o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), que tinha programado a tradicional 6 Horas de Spa para 16 de agosto, duas semanas antes do GP.

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia. Neste momento, o GP da Alemanha, em 21 de junho, está marcado para abrir a temporada.
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
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