Últimas notícias

Fórmula 1: GP da Espanha pode ficar no calendário para 2020

Fontes revelaram ao Motorsport.com que as negociações para a extensão de contrato da pista de Barcelona com a F1 avançaram

Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19, leads Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Mark Sutton / Motorsport Images

O GP da Espanha pode permanecer no calendário da Fórmula 1 em 2020, já que fontes revelaram ao Motorsport.com que autoridades de Barcelona estão em negociações avançadas para um novo acordo.

A corrida é um dos cinco eventos da F1 cujos contratos terminam neste ano e havia uma crença de que a Espanha perderia seu espaço. Os proprietários da F1, a Liberty Media, têm deixado claro que o calendário provavelmente permanecerá com 21 corridas na próxima temporada e a adição de novos GPs na Holanda e no Vietnã (veja em galeria no fim desta matéria) significaria que duas provas atuais seriam perdidas.

Leia também:

Acreditava-se que o México venceria a Espanha e a Alemanha para obter o último posto disponível. Embora a situação não pareça positiva para a Espanha, entende-se que as discussões avançaram e que um plano está sendo implementado para uma prorrogação de um ano.

Isso daria espaço para tentar negociar um contrato de longo prazo a partir de 2021, o que é especialmente importante considerando que a incerteza sobre o governo espanhol pode não ser resolvida até o final deste ano.

Para avançar, porém, entende-se que o governo ofereceu uma garantia da taxa de hospedagem como uma medida de curto prazo. Caso o acordo de 2020 seja assinado, a próxima questão será quando a corrida será disputada.

Anteriormente, esperava-se que a temporada europeia da F1 se iniciasse com o GP holandês, mas isso não foi definido. A temporada de 2020 da F1 começará na Austrália em 15 de março. Depois, Bahrein, Vietnã e China, provavelmente. Isso deixaria a primeira corrida europeia marcada para a data de 3 de maio.

Com a Holanda enfrentando um prazo apertado para fazer suas modificações no circuito de Zandvoort e na infraestrutura, houve sugestões de que o evento poderia ser ‘adiado’ - e a Espanha retomaria seu tradicional posto como a primeira corrida europeia.

O GP holandês ainda poderia ter uma vaga provisória em 10 de maio, o que daria liberdade adicional à Liberty se o circuito precisar de mais tempo. Um outro cenário é a Holanda receber a vaga de 3 de maio e a Espanha ser transferida para muito mais tarde na temporada, embora isso seja algo que os organizadores da corrida não querem.

O presidente do circuito de Barcelona, ​​Vicenc Aguilera, disse ao Motorsport.com no início deste ano: "Setembro não é bom, isso não será aceitável para nós, porque temos chuva típica aqui. É uma coisa louca, e nós teríamos uma grande bagunça - seria um desastre. E por que você deveria pagar por um desastre? Julho é muito quente. Deve ser em maio. Mas eu não vou discutir datas até que tenhamos um contrato”.

Enquanto as tratativas se arrastam, confira quais etapas já estão confirmadas para a temporada 2020 na galeria abaixo:

GP da Austrália
A etapa de Melbourne seguirá abrindo a temporada da F1. A prova de 2020 já tem data confirmada: 15 de março.
GP do Bahrein
Segunda etapa da temporada 2019, a prova de Sakhir foi marcada por grande decepção para Charles Leclerc e está confirmada para 2020.
GP da China
A etapa de Xangai de 2019 marcou a milésima corrida da história da F1 e segue no calendário em 2020.
GP do Azerbaijão
A movimentada etapa de Baku se mantém no calendário do ano que vem.
A definir (GP da Espanha)
A etapa de Barcelona é uma das mais cotadas para deixar a F1 e acontece no começo de maio. Para 2020, o GP do Vietnã (layout na foto) está confirmado e deve ocorrer em abril, pouco antes da habitual data da corrida espanhola.
GP de Mônaco
Tradicionalíssima prova de Monte Carlo segue na Fórmula 1.
GP do Canadá
Palco de polêmica entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton neste ano, a etapa de Montreal segue no calendário para 2020.
GP da França
Alvo de duras críticas por conta de sua monotonia, a corrida de Paul Ricard também acontecerá no ano que vem.
GP da Áustria
Responsável por reanimar os fãs da F1 com a espetacular vitória de Max Verstappen, a prova de Spielberg se mantém firme e forte para 2020.
GP da Grã-Bretanha
Recém-confirmada na F1 até 2024, a etapa de Silverstone é o berço da categoria, já que foi sede da primeira corrida da história do campeonato, em 1950.
A definir (GP da Alemanha)
A etapa de Hockenheim segue sem contrato para 2020 e pode fazer sua despedida na atual temporada.
GP da Hungria
A tradicional prova de Hungaroring segue no calendário para 2020.
GP da Bélgica
A etapa de Spa-Francorchamps, famosa pela curva Eau Rouge (foto) é uma das favoritas de pilotos e fãs e se mantém na F1.
GP da Itália
Outra corrida tradicional que segue no calendário é o GP da Itália, disputado em Monza. O circuito renovou com a F1 neste ano e segue pelo menos até 2024, como Silverstone.
GP de Cingapura
Palco de polêmicas, a exótica etapa de Marina Bay segue no calendário para 2020.
GP da Rússia
Outra pista marcada por polêmica que segue na F1 é a de Sochi, que teve ordem de equipe da Mercedes em favor de Hamilton em 2018.
GP do Japão
Outro histórico circuito que se mantém na categoria é o de Suzuka, palco de grandes decisões no fim dos anos 1980.
A definir (GP do México)
A etapa de Hermanos Rodríguez tem problemas de financiamento, já que não terá mais apoio do governo. Assim, a negociação se arrasta. Confirmado em 2020, o GP da Holanda pode ser um dos substitutos, mas a corrida de Zandvoort (foto) também pode entrar na vaga da prova espanhola.
GP dos Estados Unidos
A etapa do Circuito das Américas segue no calendário da F1 em 2020.
GP do Brasil
Até 2020, a corrida fica em Interlagos, famoso pelo S do Senna (foto). Depois, não se sabe: o Rio de Janeiro anunciou a construção de um autódromo e entrou na disputa com São Paulo pelo futuro da etapa brasileira da F1.
GP de Abu Dhabi
A luxuosa prova que vai noite adentro vem fechando o calendário nos últimos anos e está confirmada para 2020.
21

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vettel lidera dobradinha da Ferrari em primeiro treino na Alemanha
Próximo artigo "Grande fraqueza" deixa Mercedes na torcida por chuva na Alemanha

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil