Recomendado para você

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

Fórmula 1
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"
Últimas notícias

Há 18 anos, no GP do Brasil, Schumi conquistava seu 100º pódio na F1

Ex-piloto alemão da Ferrari venceu a etapa de Interlagos de 2002 para chegar à marca centenária

Michael Schumacher, Ferrari

Há exatos 18 anos, no GP do Brasil de 2002, Michael Schumacher conquistava seu centésimo pódio na Fórmula 1. Com a vitória na etapa de Interlagos, seu 55º triunfo na categoria máxima do automobilismo, Schumi se juntava a um clube bastante restrito.

Leia também:

Antes do alemão da Ferrari, apenas Alain Prost, tetracampeão da F1, havia chegado à marca centenária de pódios na categoria. O piloto francês terminou no top-3 em um total de 106 oportunidades, com 52,48% de aproveitamento.

Com a sua saída da F1, no fim de 2012, Schumi detém a soma de 155 pódios, com 50,32% de aproveitamento. O alemão também é o maior campeão (sete títulos) e o maior vencedor (91 triunfos) da elite do esporte a motor mundial. Relembre sua carreira abaixo:

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs
1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs
1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs
1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs
1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs
1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs
1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs
1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs
2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs
2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs
2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs
2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs
2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs
2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs
2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs
2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs
2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs
2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs
20

Além de Schumacher e do próprio Prost, outros três pilotos chegaram ao clube das lendas com mais de 100 presenças no top-3 da categoria. Todos estão na ativa e são os mais velhos do grid atual da F1.

O principal deles é Lewis Hamilton, da Mercedes. O hexacampeão está a um título de Schumacher e a apenas quatro pódios do recorde absoluto do alemão, já que terminou no top-3 em 151 oportunidades. O aproveitamento do britânico, porém, é melhor: 60,40%.

O terceiro no total é Sebastian Vettel, alemão da Ferrari. À frente de Prost, o tetracampeão soma 120 pódios, com aproveitamento de 49,79%. Quem fecha o top-5 é o finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa. O campeão de 2007 tem 103 pódios, com aproveitamento de 32,70%.

TABELA: Os 10 pilotos com mais pódios na história da F1

  Piloto Anos na ativa GPs Pódios %
1 Germany Michael Schumacher 1991–2006, 2010–2012 308 155 50.32%
2 United Kingdom Lewis Hamilton 2007– 250 151 60.40%
3 Germany Sebastian Vettel 2007– 241 120 49.79%
4 France Alain Prost 1980–1991, 1993 202 106 52.48%
5 Finland Kimi Räikkönen 2001–2009, 2012– 315 103 32.70%
6 Spain Fernando Alonso 2001, 2003–2018 314 97 30.89%
7 Brazil Ayrton Senna 1984–1994 162 80 49.38%
8 Brazil Rubens Barrichello 1993–2011 326 68 20.86%
9 United Kingdom David Coulthard 1994–2008 247 62 25.10%
10 Brazil Nelson Piquet 1978–1991 207 60 28.99%

Hamilton e cia: os pilotos que estrearam com pódio na F1; veja na galeria abaixo

Giuseppe Farina - Grã-Bretanha 1950 (vencedor)
Luigi Fagioli - Grã-Bretanha 1950 (2º)
À direita de Farina.
Reg Parnell - Grã-Bretanha 1950 (3º)
Alberto Ascari - Mônaco 1950 (2º)
Aqui à direita, no GP da Grã-Bretanha em 1952.
Johnnie Parsons - Indianápolis 500 1950 (vencedor)
Bill Holland - Indianápolis 500 1950 (2º)
Aqui em 1949.
Mauri Rose - Indianápolis 500 1950 (3º)
Aqui em 1948.
Peter Whitehead - França 1950 (3º)
Aqui com as mãos nos bolsos, nas 24H de Le Mans 1953.
Dorino Serafini - Itália 1950 (2º)
Karl Kling - França 1954 (2º)
Aqui à direita de J.M. Fangio.
Cesare Perdisa - Mônaco 1955 (3º)
À direita.
Masten Gregory - Mônaco 1957 (3º)
Aqui no GP da Inglaterra de 1959.
Giancarlo Baghetti - França 1961 (vencedor)
Aqui no GP britânico de 1961.
Peter Arundell - Mônaco 1964 (3º)
Aqui no GP da Bélgica de 1964.
Mike Parkes - França 1966 (2º)
Aqui no GP da Itália de 1966.
Reine Wisell - Estados Unidos 1970 (3º)
Aqui de camisa azul, no GP do México de 1970, ao lado de Emerson Fittipaldi e Colin Chapman.
Mark Donohue - Canadá 1971 (3º)
Aqui no GP da Áustria de 1975.
Jacques Villeneuve - Austrália 1996 (2º)
Aqui à esquerda.
Lewis Hamilton - Austrália 2007 (3º)
Kevin Magnussen - Austrália 2014 (2º)
Magnussen terminou em 3º, mas herdou o 2º posto com punição a Ricciardo. Jenson Button, também da McLaren, herdou o pódio.
20
Artigo anterior Fórmula 1 pode adiar novo regulamento técnico para 2023
Próximo artigo F1: Como a dupla Schumacher e Todt transformou a Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros