F1 - Horner: Defesa de Verstappen foi "justa" em disputa com Hamilton no GP de São Paulo

O chefe da Red Bull, Christian Horner, considera que "não houve vantagem conquistada e nenhum contato foi feito" no polêmico incidente entre os postulantes ao título da temporada 2021

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, battles with Lewis Hamilton, Mercedes W12

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Os protagonistas do campeonato mundial de Fórmula 1 lutavam pela liderança da corrida em Interlagos na volta 48, quando Lewis Hamilton tentou passar Max Verstappen por fora na curva 4. No entanto, o líder do campeonato freou bem na linha interna, saindo da pista na saída com o piloto inglês.

O incidente foi notado pelo diretor de corrida da F1, Michael Masi, e os comissários, mas foi decidido que nenhuma investigação formal era necessária.

Enquanto o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que a decisão de não punir Verstappen por tirar Hamilton da pista era "risível", o chefe da Red Bull, Christian Horner, vê as coisas de forma completamente diferente.

Leia também:

“São dois caras correndo muito e Lewis deu uma volta por fora. Max foi mais fundo e os dois se afastaram, então seria muito injusto penalizá-lo. Se fosse o contrário, eu teria deixado meu diretor esportivo reclamar disso, mas não teria esperado nenhum retorno [dos comissários].”

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, battles with Lewis Hamilton, Mercedes W12

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, battles with Lewis Hamilton, Mercedes W12

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

Enquanto muitos sugeriram que Verstappen merecia uma penalidade por suas ações, Horner disse que sem qualquer contato não houve violação das regras.

“Penalidade pelo quê?”, perguntou o dirigente. “Não há vantagem conquistada e nenhum contato foi feito. Eu acho que é difícil competir entre os dois. Acho que na verdade os comissários tomaram a decisão certa sobre isso. Já falamos sobre isso muitas e muitas vezes sobre a mentalidade de deixá-los correr, e acho que eles tomaram a decisão certa hoje.”

A F1 testemunhou uma série de incidentes polêmicos este ano, de pilotos sendo punidos por forçar os rivais, em meio a alegações de que há falta de consistência da FIA. Horner acha que é inevitável, porém, quando um campeonato mundial está em jogo, que uma disputa tão intensa aconteça.

“Com Max, ele vai correr muito, e Lewis é exatamente o mesmo”, acrescentou. “São dois caras lutando por um campeonato mundial, então vai ser uma corrida difícil. Mas acho que foi justo e não houve contato e eles recomeçaram algumas voltas depois.”

F1 AO VIVO: A BATALHA de São Paulo; a volta da F1 ao Brasil, veja toda repercussão

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #145 - TELEMETRIA: Rico Penteado analisa fim de semana em Interlagos

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FOTOS: Hamilton relembra Senna e comemora vitória em Interlagos na F1 com a bandeira do Brasil
Próximo artigo F1: Engenheiro brasileiro da Mercedes fala da emoção de subir ao pódio em Interlagos e é elogiado por Wolff

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil