Últimas notícias

Ida de Vettel para Racing Point pode ser ponte para Mercedes em 2022; entenda

Sebastian Vettel deve assinar com a Racing Point, que se tornará Aston Martin em 2021, nos próximos dias. Mercedes estará no horizonte se Hamilton se aposentar da F1

Sebastian Vettel, Ferrari

Sebastian Vettel, Ferrari

Charles Coates / Motorsport Images

Os primeiros contatos entre Sebastian Vettel e Racing Point remontam ao início de junho. A negociação foi mantida em segredo até o final de semana passado, quando aumentaram as suspeitas sobre a presença de Sergio Pérez no mercado.

Oficialmente, o mexicano tem um contrato de vários anos com a Racing Point, anunciado em 30 de agosto, mas as coisas mudaram. A equipe está cada vez mais ligada à Mercedes e as ambições do proprietário Lawrence Stroll cresceram consideravelmente.

Leia também:

Embora, a princípio, tudo fosse especulação, os ingredientes da operação lhe deram credibilidade a ponto de se materializar.

Vettel pretende estar no grid em 2021 com a Racing Point (futura Aston Martin), e a formalização do contrato, que provavelmente será assinado nos próximos dias, pode ocorrer durante o fim de semana de Silverstone.

Passaporte para Mercedes?

Há apenas um ano, a união Vettel-Racing Point seria considerado ficção científica, mas desde então muitas coisas mudaram. A competitividade da equipe, graças ao RP20 inspirado no Mercedes W10 do ano passado, está à vista e além dos resultados ou do protesto apresentado pela Renault, o futuro do Racing Point parece estar intimamente ligado à Mercedes.

A partir daqui, é criado um cenário que alguns especialistas veem como possível. Para Vettel, o contrato com a Racing Point poderia ser uma solução temporária que lhe garantiria continuar na pista com um carro com potencial e também entrar na órbita da Mercedes.

O anúncio da renovação de Lewis Hamilton será muito interessante. Se o inglês apenas garantir sua presença na F1 em 2021 (ele sempre assinou contratos de mais de um ano antes), isso poderia ser uma pista para a possibilidade de ele pensar em se aposentar no final da próxima temporada.

Nesse caso, a presença de Vettel na Aston Martin poderia representar um ‘plano B' que a Mercedes garantiria se Hamilton decidisse deixá-lo.

Haas e Alfa Romeo: opções para Sergio Pérez

A operação envolve a saída de Sergio Pérez após sete temporadas na equipe de Silverstone. O mexicano não tem muitas opções no mercado, já que as únicas duas equipes com assentos disponíveis são Haas e Alfa Romeo.

Pérez poderia avaliar outras alternativas fora da Fórmula 1, mas neste momento ele ainda está procurando um lugar no campeonato.

A assinatura da Vettel na Racing Point se encaixa nas informações avançadas pelo Motorsport.com sobre a renovação de Valtteri Bottas na Mercedes. Se o time campeão tivesse optado por George Russell, a única alternativa do finlandês seria a Racing Point, mas ele finalmente terá um verão tranquilo com a certeza de permanecer onde está.

O quebra-cabeça do piloto da equipe para 2021 está sendo concluído e a maioria dos anúncios oficiais ocorrerá nas próximas semanas.

TELEMETRIA: O que muda na F1 no GP da Hungria e os rumores de Vettel na Racing Point

PODCAST: Guerra de bastidores na F1 e entrevista exclusiva com Igor Fraga

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Mercedes acredita em recuperação da Red Bull na Hungria
Próximo artigo ANÁLISE: Por que a Aston Martin pode ser uma decisão inteligente para Vettel

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil