Kvyat rejeita condições da FIA para pilotos russos e não correrá em 2022

Antigo nome de Red Bull e AlphaTauri na Fórmula 1 participaria das 24 Horas de Le Mans e do Mundial de Endurance (WEC) pela G-Drive, também do país

Daniil Kvyat, G-Drive

Foto de: G-Drive Racing

Daniil Kvyat se recusou a aceitar as condições anunciadas pela FIA para pilotos russos/bielorrussos recentemente e parece que ele ficará de fora do esporte em 2022. O antigo competidor da Fórmula 1 participou pela última vez da categoria com a AlphaTauri em 2020 e perdeu sua vaga para Yuki Tsunoda em 2021.

Após passar o último ano como reserva da Alpine, ele correria com a G-Drive Racing na LMP2 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) na próxima temporada, e também estava acertado para participar das 24 Horas de Le Mans.

Leia também:

No entanto, as coisas mudaram depois do início da guerra entre Rússia e Ucrânia e a FIA impôs restrições à participação de pilotos e equipes russos e bielorrussos.

Para competir este ano, eles devem aceitar uma série de condições, incluindo a recusa de usar os símbolos e bandeiras nacionais de seus países.

São as seguintes:

  • É proibido exibir símbolos, cores ou bandeiras nacionais da Rússia/Bielorrússia em locais públicos e plataformas de mídia social.
  • Bandeiras, emblemas, símbolos e palavras relacionadas ao país são proibidos de aparecer em uniformes, roupas, acessórios e outros itens pessoais.
  • É contra as regras cantar ou tocar o hino nacional russo/bielorrusso em qualquer evento ou local controlado pela FIA.
  • Comentários, ações ou condutas que prejudiquem os interesses da FIA, em particular qualquer apoio à invasão da Ucrânia, são proibidos.

Nikita Mazepin estava considerando concordar em assinar este documento para não perder seu assento na Haas. Já o proprietário da G-Drive, Roman Rusinov, recusou e, com isso, a equipe não estará no grid do WEC na nova temporada.

O prazo para a assinatura dos termos da FIA foi anunciado em 4 de março. A RacingNews365 soube que Kvyat, assim como os competidores do endurance, não assinou o documento.

Por esse motivo, ele não poderá mais participar não apenas do campeonato de resistência, mas também de outras séries organizadas sob as diretrizes da FIA.

O piloto russo se recusou a comentar o assunto.

Daniil Kvyat, reserve driver, Alpine F1

Daniil Kvyat, reserve driver, Alpine F1

Fotoğraf: Mark Sutton / Motorsport Images

F1 AO VIVO: PIETRO FITTIPALDI tem REAIS CHANCES de garantir vaga? Saiba tudo sobre testes no BAHREIN

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #164 - Certezas e dúvidas após pré-temporada da F1 na Espanha

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mercedes revela safety car e carro médico para 2022; veja imagens
Próximo artigo Pilotos da F1 revelam possíveis consequências do porpoising durante as corridas

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil