Leclerc admite que Mercedes é o time a ser batido em Silverstone

Piloto diz que em voltas rápidas o carro tem bom rendimento, mas que os pneus estão se desgastando demais em ritmo de corrida

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Charles Leclerc descartou a possibilidade de a Ferrari superar a Mercedes no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 neste fim de semana. O monegasco admitiu que a equipe italiana “enfrentou muitas dificuldades” nas simulações de corrida desta sexta-feira.

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Leclerc terminou os treinos como o terceiro mais veloz, atrás dos dois carros da Mercedes por menos de dois décimos de segundo. Seu companheiro, Sebastian Vettel foi o quarto. Apesar do desempenho em tempos de classificação, o piloto disse que em ritmo de corrida o carro não teve boa performance e avaliou que “não foi um grande dia”.

“Foi um pouco difícil para nós”, disse Leclerc. “Nós testamos várias coisas. Eu sinto que estivemos lutando bastante com o ritmo de corrida hoje. O ritmo em volta lançada não foi ruim, mas sinto que a Mercedes provavelmente tem um pouco mais para mostrar. Então vai ser difícil, e ainda temos muito trabalho pela frente”.

Após a Ferrari superar a Mercedes na Áustria, especulou-se que o time italiano poderia continuar forte em Silverstone, por também ser um circuito de alta velocidade, mas Leclerc sentiu que a sexta-feira mostrou que essa possibilidade não é realista.

“Para ser honesto, do meu ponto de vista, esperava que a Mercedes fosse o time a ser batido neste fim de semana, e eles confirmaram exatamente isso, estão muito rápidos em ritmo de corrida”.

O chefe da Ferrari, Mattia Binotto disse que a Ferrari “sabia que Silverstone seria mais difícil para a equipe, em comparação à última corrida”.

“Nós tivemos um desgaste muito grande nos pneus frontais, especialmente do lado esquerdo, o que de alguma forma já está afetando a velocidade em voltas de classificação, porque se você olhar, nós somos fortes no primeiro e no segundo setor, mas fraquejamos no último, saindo de dianteira”.

“Eu acho que nós vamos estar focados nisso hoje a noite, tentar identificar o motivo do desgaste frontal, e quando o carro estiver mais balanceado eu acho que poderemos ter uma avaliação melhor de nossa performance geral em Silverstone”.

O problema nos pneus frontais foi corroborado por Leclerc, que disse que seus compostos estavam “muito danificados após as simulações de corrida”, com o frontal esquerdo “praticamente morto”.

Sebastian Vettel, que foi quase três décimos mais lento do que o monegasco, terminou o dia em quarto. “Testamos algumas peças e configurações e o carro estava muito nervoso, e para complicar hoje estava ventando muito”, disse o alemão.

“Não fiquei tão incomodado com nenhum tempo de volta em particular. Eu acho que o quadro geral hoje foi ok, muitas variações para nós, altos e baixos, e a Mercedes pareceu estar muito rápida e continua sendo o time a ser batido”.

“Podemos fazer mais, definitivamente. Algumas coisas que tentamos não funcionaram, então agora nós precisamos escolher as cartas certas para amanhã”.

Com a colaboração de Scott Mitchell

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, goes over the grass

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, goes over the grass

Photo by: Mark Sutton / Sutton Images

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