Marko critica acusação de 'brake test' de Verstappen e decisões da F1: "Não podem continuar assim"

Chefão da Red Bull disse que dados da equipe provam que holandês não quis fechar Hamilton na Arábia Saudita e indagou que direção de prova é inconsistente

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

Sam Bloxham / Motorsport Images

Helmut Marko, chefão da Red Bull na Fórmula 1, exaltou o desempenho de Max Verstappen no GP da Arábia Saudita deste domingo (5), mas detonou as decisões da direção de prova, dizendo que "não podem continuar assim". O holandês recebeu uma penalidade de cinco segundos por ter fechado Lewis Hamilton em disputa na Curva 1.

Segundo o austríaco, o britânico fez a mesma coisa com seu piloto momentos antes, e nada foi feito a respeito. Além disso, comentou sobre a 'negociação' da FIA com a escuderia após a segunda bandeira vermelha, onde ofereceram posições de largada para Verstappen depois que este ultrapassou o heptacampeão cortando caminho na primeira relargada.

Leia também:

"Parece que os padrões são um pouco diferentes aqui, Hamilton também empurrou Max fora da pista", comentou Marko à ServusTV sobre a punição. "Vamos verificar tudo isso agora e depois ir para os comissários com os argumentos apropriados."

"O que Verstappen mostrou hoje em termos de direção falou por si, um desempenho magistral. A segunda largada foi incrível, mas ali começou tudo, a regra diz que você não pode estar mais de dez carros atrás. Lewis fez isso e preparou mais os pneus para o reinício, mas nós queremos provar tudo isso com dados. Veremos, mas parece ser uma interpretação diferente das regras para os outros."

Marko se refere à 'volta de apresentação' antes da primeira relargada, onde Hamilton, em segundo, desacelerou para aquecer os pneus e ficou muito longe do piloto da Red Bull.

Na pista, o britânico tomou a liderança do holandês na Curva 1, mas ele viu o rival cortar caminho pela área de escape e perdeu a ponta novamente. Uma bandeira vermelha foi sinalizada pouco depois disso por conta de um acidente no meio do pelotão e durante a pausa, a FIA 'negociou' com a escuderia austríaca o que fariam para compensar o movimento ilegal.

"Eu pensei que as regras estavam fixas algum lugar e do nada, eles fazem ofertas na corrida", comentou Marko sobre o ocorrido. "Se Max for duro contra Hamilton, é uma penalidade, se Hamilton o joga para fora da pista, é aparentemente uma ofensa trivial. Não pode continuar assim."

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, battles with Lewis Hamilton, Mercedes W12

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, battles with Lewis Hamilton, Mercedes W12

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Perto do fim da corrida, mais uma polêmica: Verstappen fechou Lewis na primeira curva e foi instruído a devolver a posição, mas a Mercedes disse não ter recebido aviso da direção de prova de que isso aconteceria e, com isso, o heptacampeão encheu a traseira do rival, dizendo que ele havia feito um "brake test".

"Estamos procurando fatos, acho que podemos provar que Max foi consistente em pressão de freio. Portanto, essa acusação [do teste] é um absurdo", disse o conselheiro da Red Bull sobre o incidente. "Hamilton julgou mal. Tínhamos que ceder a posição na linha de corrida para que pudéssemos terminar com os pneus preservados."

Questionado sobre a etapa final em Abu Dhabi, onde os dois protagonistas da briga pelo título chegam empatados na pontuação, Marko disse que ainda tentarão revisar a penalidade da Arábia Saudita antes de pensar na corrida decisiva de Yas Marina.

"Vamos ver o que os fatos mostram, não vamos apenas aceitar que a decisão foi arbitrária, mas ao menos diferente", comentou. "Se não for, apenas nos concentraremos na última corrida. Éramos competitivos aqui, mas para as circunstâncias, é raro ver algo tão louco. Nós tivemos a velocidade em um lugar da Mercedes."

F1 AO VIVO: VERSTAPPEN e HAMILTON travam GUERRA na Arábia Saudita e chegam EMPATADOS para decisão | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Wolff diz que pilotagem agressiva precisa ser avaliada e pede fim de campeonato limpo
Próximo artigo F1: Hamilton disse que Verstappen foi "além do limite" em Jeddah

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil