McNish: "comissários mais tolerantes farão bem às corridas"
Allan McNish, que já foi comissário em corridas, crê que tolerância maior ao avaliar incidentes será melhor para corridas de 2017
Foto de: XPB Images
Os pilotos terão mais liberdade para efetuar manobras na temporada 2017 da Fórmula 1. A FIA fez uma modificação no regulamento esportivo, especificamente no artigo 38.2 'a', que diz: "Ficará a cargo dos comissários decidir se um piloto envolvido em um incidente deve ser penalizado. A menos que esteja claro para os comissários que um dos pilotos foi o culpado total ou o principal de um incidente, não haverá punição."
Para Allan McNish, que já trabalhou como comissário em GPs em 2011 e 2012, a F1 tomou o caminho correto. "Esta é uma decisão acertada", disse McNish ao Motorsport.com. "Conheço bem os comissários. Não pude seguir trabalhando com isso porque fui para a televisão, mas eles seguem evoluindo."
"Penso que precisamos nos lembrar de uma coisa: os comissários só podem aplicar as regras que estão à disposição; Então se o regulamento indica que se o piloto 'x' faz algo há punição, assim será. Algumas vezes eles são muito criticados pelo que fazem, mas talvez o regulamento que deveria ser adaptado, não os comissários", afirmou.
"Os comissários pressionaram a FIA e todos para que houvesse um pouco mais de tolerância. Penso que é algo bom, porque queremos disputas. Algumas vezes vai funcionar, outras não. Vimos alguns incidentes e choques. Mas corridas em geral têm isso."
"Recordo-me de um incidente bastante controverso. Foi quando Nico Rosberg superou Kimi Räikkönen na Malásia. Pulei da cadeira e disse 'sim', pois vi um piloto fazer algo que vinha do coração e não tinha visto ele fazer isso antes. Logo ele foi punido, o que foi uma pena. Mas era o que o regulamento indicava o momento."
"Agora houve uma mudança e foi o melhor para todos, incluindo os comissários. Porque a última coisa que um comissário quer fazer e travar a corrida e aplicar uma punição. Eles também gostam das corridas e apreciam a prova de onde estão. Por esse lado, creio que houve evolução", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários