Últimas notícias

F1: Mercedes concorda com proibição de novo sistema de direção a partir de 2021

A equipe se colocou favorável a plano que não permite sistemas como o DED na F1 em 2021, apesar de medidas tomadas para manter os carros no próximo ano

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11

Mark Sutton / Motorsport Images

A pandemia do coronavírus forçou a Fórmula 1 a tomar medidas dramáticas, com as equipes concordando com o adiamento do novo pacote técnico para 2022, que reformam toda a categoria. Com isso, as equipes continuarão usando o carro atual no próximo ano, com algumas mudanças aerodinâmicas sendo permitidas.

O movimento para manter o regulamento atual em 2021 poderia ter deixado a porta aberta pela Mercedes para manter a vantagem obtida com seu novo Sistema de Direção de Eixo Duplo (DED), que permite aos pilotos ajustar o ângulo das rodas dianteiras enquanto o carro está em movimento.

Leia também:

Mas, em meio à manutenção do regulamento por mais um ano, a montadora alemã concordou com as outras equipes e a FIA em uma mudança nas regras que proíbe o sistema.

O novo Artigo 10.4.2 do Regulamento Técnico de 2021, revisado e aprovado pela FIA, diz: "O realinhamento dos volantes deve ser definido exclusivamente por uma função monotônica da rotação de um único volante em torno de um único eixo".

"Além disso, os pontos de fixação internos dos membros das suspensões conectados ao sistema de direção devem permanecer a uma distância fixa um do outro e só podem ser trazidos na direção normal para o plano central do automóvel".

A decisão de garantir que o DED não esteja presente em 2021 garante que as equipes não precisarão embarcar em uma guerra cara para desenvolver seus próprios sistemas. O fato de já ter sido banido para o regulamento de 2022 (quando ainda era de 2021), deixou muitos competidores da Mercedes em dúvida se valia a pena o investimento para algo que poderia ser usado apenas por um ano.

Porém, suas opiniões poderiam mudar caso a proibição fosse efetivada junto com o novo regulamento técnico, apenas em 2022.

GALERIA: Os carros da Mercedes na Fórmula 1

1954: Mercedes-Benz W 196 R

1954: Mercedes-Benz W 196 R

Foto de: Daimler AG

1954: Mercedes-Benz W 196 R

1954: Mercedes-Benz W 196 R

Foto de: Daimler AG

1955: Mercedes-Benz W 196 R

1955: Mercedes-Benz W 196 R

Foto de: Daimler AG

2010: Mercedes MGP W01

2010: Mercedes MGP W01

Foto de: XPB Images

2011: Mercedes MGP W02

2011: Mercedes MGP W02

Foto de: XPB Images

2012: Mercedes F1 W03

2012: Mercedes F1 W03

Foto de: XPB Images

2013: Mercedes F1 W04

2013: Mercedes F1 W04

Foto de: XPB Images

2014: Mercedes F1 W05 Hybrid

2014: Mercedes F1 W05 Hybrid

Foto de: XPB Images

2015: Mercedes F1 W06 Hybrid

2015: Mercedes F1 W06 Hybrid

Foto de: XPB Images

2016: Mercedes F1 W07 Hybrid

2016: Mercedes F1 W07 Hybrid

Foto de: XPB Images

2017: Mercedes F1 W08 Hybrid

2017: Mercedes F1 W08 Hybrid

Foto de: Mercedes AMG

2018: Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+

2018: Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

2019: Mercedes AMG W10

2019: Mercedes AMG W10

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

2020: Mercedes AMG F1 W11

2020: Mercedes AMG F1 W11

Foto de: Mercedes AMG

2020: Mercedes AMG F1 W11

2020: Mercedes AMG F1 W11

Foto de: Mercedes AMG

2020: Mercedes AMG F1 W11

2020: Mercedes AMG F1 W11

Foto de: Mercedes AMG

2020: Mercedes AMG F1 W11

2020: Mercedes AMG F1 W11

Foto de: Mercedes AMG

17

VÍDEO: Relembre o polêmico novo sistema de direção da Mercedes

PODCAST #035 - Senna é o melhor piloto de todos os tempos da F1?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Equipes da F1 estão proibidas de desenvolver carro de 2022 nesse ano
Próximo artigo Fórmula 1 pode adiar novo regulamento técnico para 2023

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil