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Mercedes terá reunião que pode definir saída da F1 em 2020, diz site

Reunião que poderá definir futuro de equipe deve ser realizada no dia 12 de fevereiro. Fabricante alemã deve permanecer como fornecedora de unidades

Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Erik Junius

Uma bomba pode estar prestes a cair no mundo da F1. Segundo o site Autocar, a equipe Mercedes pode deixar a categoria já ao final de 2020. Segundo a publicação, uma reunião do conselho da Daimler, empresa que controladora, está marcada para o dia 12 de fevereiro para definir o futuro do time que venceu todos os campeonatos desde o início da era híbrida da F1.

Embora nenhuma definição ainda tenha sido tomada, o site sugere que a decisão de deixar o esporte está sob séria consideração. Isso ocorre quando a Mercedes luta para conter resultados financeiros ruins, redirecionar o investimento em pesquisa e desenvolvimento para tecnologias de carros de rua e aliviar a pressão para reduzir suas emissões de carbono.

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Os alemães podem tomar a decisão quanto antes, a fim de conter os gastos para a temporada 2021.  

A Mercedes deve continuar na F1 como fornecedora de motores, já que possui contratos com a McLaren, Racing Point e Williams.

Isso permitiria que a empresa continuasse a ter uma presença de alto nível no esporte por meio do que se acredita ser um canal de lucro. A divisão de motores F1 da Mercedes está sediada em Brixworth, no Reino Unido, e também contribuiu com conhecimentos para os projetos de carros de rua da empresa.

A Mercedes estabeleceu publicamente a meta de economizar 1,4 bilhão de euros (aproximadamente R$ 6.5 bilhões) até o final de 2022 e anunciou uma série de cortes de empregos e investimentos no final do ano passado em direção a esse objetivo.

Tabelinha entre Toto Wolff e Lawrence Stroll

Talvez o efeito mais intrigante da decisão seja para quem a propriedade da equipe Mercedes F1 seja transferida. Fontes sugerem que um plano está em vigor para o chefe da equipe, Toto Wolff, que já é um acionista da equipe, assuma o controle, trabalhando com Lawrence Stroll, atual proprietário da Racing Point e investidor da Aston Martin.

É sugerido que o par invista respectivamente na equipe e na Aston Martin, com uma fonte alegando que Wolff está avaliando a oportunidade de assumir uma alta posição na divisão de carros de rua da Aston Martin e uma equipe oficial da Aston Martin na F1.

Relembre todos os carros da Mercedes na F1

1954: Mercedes-Benz W 196 R
1954: Mercedes-Benz W 196 R
1955: Mercedes-Benz W 196 R
2010: Mercedes MGP W01
2011: Mercedes MGP W02
2012: Mercedes F1 W03
2013: Mercedes F1 W04
2014: Mercedes F1 W05 Hybrid
2015: Mercedes F1 W06 Hybrid
2016: Mercedes F1 W07 Hybrid
2017: Mercedes F1 W08 Hybrid
2018: Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+
2019: Mercedes AMG W10
13

No entanto, outras fontes negaram que Wolff tenha algum interesse em assumir um papel de liderança de um fabricante de carros de rua.

Ainda segundo a Autocar, fontes sugerem que se Stroll se envolver, ele venderia a Racing Point para o bilionário russo Dmitry Mazepin. Seu filho, Nikita, é piloto e  já testou para a Force India.

Além disso, há sugestões de que o acordo também possa atrair a montadora chinesa Geely - dona da Lotus, Polestar e Volvo, como investidora da equipe de F1 da Aston Martin. Se isso for concretizado, acredita-se que o acordo seria inicialmente uma cooperação técnica com a opção de expandir o envolvimento com o tempo, potencialmente resultando na Geely adquirindo uma participação substancial da Aston Martin.

Isso deixaria Lewis Hamilton livre para escolher seu futuro, longe da atual Mercedes, e com o caminho aberto para ser companheiro de equipe de Charles Leclerc na Ferrari.

Qual é o carro mais bonito da história da F1?

1988 - Benetton
1987 - Lotus
2019 - McLaren
2000 - Jaguar
2014 - Mercedes
1992 - Williams
1993 - McLaren
1996 - Williams
2006 - McLaren Mercedes
2000 - Minardi
1988 - McLaren
2004 - Ferrari
1974 - McLaren
2009 - Brawn
1994 - Benetton
1999 - Jordan
1983 - Brabham
2006 - Renault
1987 - Williams
1988 - Leyton House
1998 - Mika Hakkinen
2010 - Red Bull
1990 - Ferrari
1986 - Benetton
1997 - Stewart
1985 - Lotus
1968 - Lotus
1973 - Lotus
1976 - Tyrrell
1991 - McLaren
1969 - Lotus
1969 - Matra
2000 - Ferrari
1975 - Ferrari
2010 - Mercedes
2004 - Williams
36

 

 

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