Montezemolo vê Leclerc como futuro campeão da Ferrari mas reitera papel de pilotos em servir equipe
Ex-presidente da Ferrari analisou a situação entre Vettel e Leclerc após renovação de piloto monegasco
 
    A Ferrari ganhou seu último título mundial há 12 anos, desde o sucesso de Kimi Raikkonen em 2007, e desde então, a equipe chegou à última corrida em condições de conquistar o título por três vezes: em 2008 com Felipe Massa e em 2010 e 2012 com Fernando Alonso.
O denominador comum desse período é quem era o presidente, Luca Cordero di Montezemolo. Desde que deixou o comando, em 2014, os pilotos da escuderia sequer estiveram perto de lutar até a última corrida por um título.
Leia também:
"Eu esperava que o último Mundial fosse melhor, dadas as premissas iniciais e os testes de inverno", disse Montezemolo à Sky Sports. "Há alguns anos que a Ferrari não conquista o título porque existem muitas variáveis que influenciam, mas é que durante esses anos nunca esteve em posição de lutar até o fim.”
"Tenho algumas lembranças ruins, de muitos campeonatos perdidos na última corrida da temporada, mas pelo menos até o final havia uma chance de vencer. Em vez disso, este ano e no passado, isso não aconteceu e lamento.”
"Montei uma equipe para lembrar com (Jean) Todt, (Ross) Brown, (Stefano) Domenicali e (Rory) Byrne. (Mattia) Binotto é inteligente, no próximo ano espero uma melhoria da Red Bull e do motor Honda, mas a Ferrari tem todos os elementos para tentar, pelo menos, vencer e lutar até a última corrida."
A Ferrari anunciou antes do Natal que havia prorrogado o contrato de Charles Leclerc até o final de 2024, que segundo Montezemolo, poderá ser o homem para levar a equipe de volta à glória.
"Leclerc é um piloto que pode vencer, um cara durão e inteligente que aprende com os erros e pode se tornar um campeão."
No entanto, na sua opinião, em Maranello, eles não devem cometer o erro de negligenciar Sebastian Vettel, que pode ser um valor agregado, mesmo que seu contrato expire no final de 2020.
"Vettel deve estar calmo, ter confiança em seus meios, que são muito fortes. Ele deve ter um diálogo muito aberto com a equipe. Os últimos anos de contrato são delicados."
Uma coisa que certamente quem comanda a Ferrari deve tentar melhorar é a gestão dos dois pilotos na pista, já que em 2019 houve situações que poderiam ter sido evitadas.
"Houve momentos que tiveram um impacto negativo sobre a equipe, os pilotos devem saber que não estão competindo por eles e eu disse a Barrichello uma vez. É preciso muita clareza e uma grande vontade de ambos de perceber isso. É uma grande responsabilidade que Binotto e a equipe terão, uma questão delicada", concluiu.
Relembre todos os carros da Ferrari na F1
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
 
     
    F1: Pirelli leva pneu C6 ao Azerbaijão para estimular estratégia de duas paradas
 
    MotoGP: Ducati já trabalha com foco em 2027 durante testes em Misano
 
    MotoGP: Ducati quer aproveitar "pequena vantagem" na Hungria com Márquez e Bagnaia
 
     
    F1: O que a história nos diz sobre a reviravolta de Verstappen na corrida pelo título?
 
    "Hoje sim", gafe no pódio, 105 posições no grid e mais: As penalidades mais malucas da história da F1
 
    Após sucesso de "F1", com Brad Pitt, próximo filme sobre a categoria terá 'pepino de Vettel' como protagonista; entenda
 
     
    F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"
 
    F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
 
    Entenda pontos do processo de Massa em busca do título de 2008 após documentos virem à tona; Ecclestone, F1 e FIA reagem
            
            Últimas notícias
        
                            
            
                    
        
    
             
    F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
 
    F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
 
    F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
 
    NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
  
 
 
 
                            