Últimas notícias

Morre Domingos Piedade, inventor do carro médico da F1 e ex-empresário de diversos pilotos

Português foi ligado à diversas esferas do automobilismo e foi amigo de vários pilotos, como Ayrton Senna e Michael Schumacher

Domingos Piedade com Ayrton Senna

Arquivo pessoal

Neste sábado, faleceu aos 75 anos de idade um dos grandes nomes do automobilismo mundial: Domingos Piedade. Ao longo da carreira, o português atuou como jornalista, empresário de pilotos, administrador de circuito, chefe de equipe e foi vice-presidente da AMG-Mercedes, braço de carros esportivos da marca alemã.

Leia também:

Piedade foi empresário de Emerson Fittipaldi, cargo que o português afirmava ter sido o primeiro a ocupar no universo do automobilismo. Além do bicampeão, Piedade também esteve envolvido em maior ou menor grau com as carreiras de Michele Alboreto, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Michael Schumacher, entre outros pilotos.

Em 2013 ele contou como foi a relação com Fittipaldi ao Diário de Notícias: "O Emersom convidou-me para organizar a vida dele, coisa que eu tentei fazer durante dez anos sem sucesso. (...) Eu fui viver com os Fittipaldi na Suíça. Era mais um filho. E a mãe, a D. Juze, era uma senhora linda, linda. Senti-me sempre parte da família. Mesmo quando não trabalhávamos juntos".

Antes de atuar diretamente com o esporte, ele atuou como jornalista na Jovem Pan e na Eurosport. Depois disso, ele atuou como empresário de pilotos antes de assumir o cargo de gestor do autódromo de Estoril, circuito que, em 1984, colocou Portugal de volta ao calendário da F1, graças à participação de Piedade.

Carro médico foi invenção de Domingos Piedade.

Carro médico foi invenção de Domingos Piedade.

Photo by: XPB Images

Também em 1984, o português lançou uma novidade que posteriormente se tornou padrão na F1, o carro médico. Por conta de sua ligação com a AMG, o Piedade percebeu que seria importante a presença de um veículo esportivo equipado com equipamentos e profissionais da medicina para atender emergências nas corridas.

“Estreamos em Portugal o que, na época, chamamos de medical car, foi a primeira vez que houve um carro dedicado a assistência médica", afirmou ao jornal português O Observador, em 2016. "Fomos logo em seguida ao GP do Brasil e desde então faz parte da Fórmula 1”.

Foi também nos anos 80 que ele se envolveu com os campeonatos de endurance e em 1983 tornou-se diretor esportivo da Joest Racing, equipe equipada com carros da Porsche e com a qual venceu as 24H de Le Mans em 1984 e 1985. 

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Domingos Piedade com Michael Schumacher
Domingos Piedade com Frank Williams em Abu Dhabi, 2014
Domingos Piedade com Aytron Senna, Macau 1981
Cartão de Domingos Piedade, gestor de Emerson Fittipaldi
4

Siga o Motorsport.com no TwitterFacebookInstagram Youtube.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Wolff diz que "tudo bem" se Hamilton estiver conversando com chefes da Ferrari
Próximo artigo F1: Hamilton agradece "primeiro elogio da Ferrari em 13 anos"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil