Charles Leclerc, Ferrari SF90 leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10 and Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10 at the start of the race
Glenn Dunbar / Motorsport Images
Em março, a etapa inaugural da temporada 2020 da Fórmula 1, na Austrália, foi cancelada apenas horas antes do início do primeiro treino livre da sexta-feira, 24 horas após um membro da McLaren testar positivo para a Covid-19.
O cancelamento tardio significou que muitos fãs já estavam esperando do lado de fora dos portões do circuito de Albert Park, sem saber o que estava acontecendo. Vários membros da McLaren ficaram no país em isolamento antes de poderem voltar à suas casas.
Desde então, os nove primeiros GPs da temporada foram adiados ou cancelados. Além destes, as etapas da França e da Bélgica estão na berlinda, com suas datas originais em xeque após os países estenderem as proibições de eventos de grande porte.
O Clube do Automóvel da Itália, organizador do GP local, em Monza, marcado originalmente para 06 de setembro, afirmou que uma repetição do que aconteceu em Melbourne seria um "desastre" para o esporte.
"Não podemos mais cometer erros como na Austrália, quando o GP foi cancelado com o público já na pista", disse o presidente do CAI, Angelo Sticchi Damiani, ao jornal Gazzetta dello Sport.
"Isso foi um problema para todos, Liberty Media, as equipes, a organização local. Passar por isso de novo, organizar e começar tudo e ser forçado a parar seria um desastre".
Monza está localizado no norte da Itália, na região da Lombardia, que foi fortemente atingida pela pandemia do coronavírus e continua em confinamento total. Sem um fim da crise em vista, Damiani pede que a F1 siga com cautela.
"Estamos passando por uma situação de muitas incertezas nesse momento e precisamos agir com cautela e atenção", acrescentou. "A prioridade é entender o que está acontecendo nos países que sediam os GPs, além da Itália e do Reino Unido, de onde a maioria do paddock vem".
Quando a F1 decidir iniciar a temporada, Damiani espera que as equipes sejam flexíveis o suficiente para começar a correr em dois meses. Damiani afirmou que as equipes pediam 90 dias de antecedência, o que pode ser crítico para a realização do GP da Itália, no início de setembro.
"As equipes pediram um aviso de 90 dias de antecedência para começar, e acho que em julho já seria tarde", afirmou. "Talvez deveriam repensar e concluir que 60 será suficiente".
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo
Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
Foto de: FIA Formula E
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Foto de: Akhil Puthiyedath
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia. Neste momento, o GP da Alemanha, em 21 de junho, está marcado para abrir a temporada.
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Foto de: FOM
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
Foto de: Marc Fleury
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
Foto de: Rainier Ehrhardt
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
Foto de: Dave Kneen
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
Foto de: IndyCar Series
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
Foto de: IndyCar Series
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
Foto de: NASCAR Media
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
Foto de: Duda Bairros
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
Foto de: Duda Bairros
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Foto de: Luca Bassani
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Foto de: Duda Bairros
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
Foto de: Uncredited
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