Conteúdo especial

No embalo de Vettel x Leclerc, relembre o estopim das maiores rivalidades entre companheiros da F1

Briga internas não são incomuns da F1, mas algumas marcaram a história do automobilismo e antecedentes mostram que Ferrari tem 'batata quente' nas mãos.

Alain Prost, McLaren, Ayrton Senna, McLaren

Alain Prost, McLaren, Ayrton Senna, McLaren

LAT Images

A Fórmula 1 testemunha neste momento o nascimento de uma rivalidade interna na Ferrari que promete se estender até o fim da temporada. Episódios vistos nos Grandes Prêmios de Singapura e Rússia entre Sebastian Vettel e Charles Leclerc geram fissuras na relação de ambos que podem ser irreversíveis. A Ferrari já sente de perto a tensão palpitante entre os dois, e há relatos de que o alemão e o monegasco já não se suportam.

Leia também:

Ao longo dos anos, foram muitos os problemas entre companheiros de equipe na F1. Mas qual o ponto de partida de uma grande rivalidade? Em que momento a "corda rói" e os dois lados entram em uma rota de colisão permanente e explosiva? O Motorsport.com reuniu os exemplos mais importantes da história, revelando o "marco zero" de cada batalha interna, de cada "inimigo íntimo" de box.

Verstappen x Ricciardo (Red Bull)

Depois de duas temporadas de calmaria, as coisas esquentaram entre Daniel Ricciardo e Max Verstappen em 2018, quando a Red Bull renovou o contrato com o holandês, por um valor substancialmente maior do que o de Ricciardo em um momento que o australiano brilhava.

O auge da rivalidade foi marcado pelo acidente entre a dupla no GP do Azerbaijão. A equipe culpou os dois pilotos e isso deixou Ricciardo frustrado, sentindo que havia perdido espaço dentro do time. Ao fim do ano, o australiano assinou com a Renault e deixou os austríacos.

2018 - Azerbaijão - no auge da agressividade, Ricciardo forçou demais a ultrapassagem e Verstappen mudou excessivamente de trajetória. Duplo abandono.

2018 - Azerbaijão - no auge da agressividade, Ricciardo forçou demais a ultrapassagem e Verstappen mudou excessivamente de trajetória. Duplo abandono.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Hungria 2017 - Verstappen força para cima de Ricciardo, eles tocam e o australiano abandona.

Hungria 2017 - Verstappen força para cima de Ricciardo, eles tocam e o australiano abandona.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Malásia 2016 - Ricciardo vence disputa direta com Verstappen e ganha corrida

Malásia 2016 - Ricciardo vence disputa direta com Verstappen e ganha corrida

Foto de: XPB Images

3

Mansell x Piquet (Williams)

O ponto chave que azedou a convivência pacífica entre o brasileiro e o britânico na Williams foi o acidente de Frank Williams, que ficou de fora do restante da temporada de 1986. A ausência do chefe da equipe, fez com que Nelson Piquet perdesse seu grande apoiador no time, que passou a privilegiar Nigel Mansell. A guerra foi tão intensa que as equipes de mecânicos e engenheiros acabaram sendo divididas dentro da garagem.

Nelson Piquet, Williams FW11, Nigel Mansell, Williams FW11

Nelson Piquet, Williams FW11, Nigel Mansell, Williams FW11

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pódio: vencedor Nelson Piquet, Williams, segundo colocado Stefan Johansson, Ferrari, terceiro colocado Ayrton Senna, Lotus

Pódio: vencedor Nelson Piquet, Williams, segundo colocado Stefan Johansson, Ferrari, terceiro colocado Ayrton Senna, Lotus

Foto de: Williams F1

Podium: race winner Nigel Mansell, Williams, second place Nelson Piquet, Williams, Riccardo Patrese, Brabham

Podium: race winner Nigel Mansell, Williams, second place Nelson Piquet, Williams, Riccardo Patrese, Brabham

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nigel Mansell, Williams and Nelson Piquet, Williams

Nigel Mansell, Williams and Nelson Piquet, Williams

Foto de: David Phipps

Nelson Piquet, Williams FW11B

Nelson Piquet, Williams FW11B

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nigel Mansell, Williams FW11B Honda

Nigel Mansell, Williams FW11B Honda

Foto de: LAT Images

Podium: race winner Nigel Mansell, Williams, second place Nelson Piquet, Williams, Riccardo Patrese,

Podium: race winner Nigel Mansell, Williams, second place Nelson Piquet, Williams, Riccardo Patrese,

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams Honda FW11B

Nelson Piquet, Williams Honda FW11B

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda with marshalls

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda with marshalls

Foto de: Sutton Motorsport Images

Podium: race winner Nelson Piquet,Williams, second place Alain Prost, McLaren and third place Ayrton

Podium: race winner Nelson Piquet,Williams, second place Alain Prost, McLaren and third place Ayrton

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: Sutton Motorsport Images

13

Perez x Ocon (Force India / Racing Point)

Dois pilotos 'carne de pescoço' juntos na mesma equipe, em um momento que ambos tentam mostrar ao mundo da F1 que são merecedores de um carro de ponta. A parceria entre Sergio Pérez e Esteban Ocon nasceu conflituosa, mas a postura dos dois pilotos ajudou, e muito, no que seria uma sucessão de acidentes que resultaram na equipe proibindo (sem sucesso) disputas por posições entre eles.

Esteban Ocon, Racing Point Force India VJM11, Sergio Perez, Racing Point Force India VJM11 and Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18

Esteban Ocon, Racing Point Force India VJM11, Sergio Perez, Racing Point Force India VJM11 and Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18

Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images

Marshals clear away the crashed Sergio Perez Sahara Force India F1 VJM10, a tow truck

Marshals clear away the crashed Sergio Perez Sahara Force India F1 VJM10, a tow truck

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

2

Jones x Reutemann (Williams)

Carlos Reutemann não encontrou nenhum tapete vermelho de boas-vindas colocado para ele pelo titular da equipe. Alan Jones não gostou da ideia de dividir pontos com um companheiro de equipe rápido, apesar de Carlos ter concordado em desempenhar um papel de subserviente de número dois. Então, Jones, ciente de quão forte era seu Williams FW07B em 1980, veio a ressentir-se do fato de que seu companheiro de equipe caiu para o "modo 90 por cento" e não estava tirando mais pontos do rival do título, Nelson Piquet de Brabham. Finalmente, a tensão explodiu após a segunda etapa de 1981, no Brasil, quando Reutemann desobedeceu as ordens da equipe, ignorou o lembrete no quadro de avisos da Williams e venceu Jones.

Alan Jones and Williams team-mate Carlos Reutemann

Alan Jones and Williams team-mate Carlos Reutemann

Foto de: LAT Photographic

Podium: race winner Carlos Reutemann, Williams FW07B with Prince Rainier and Princess Grace of Monac

Podium: race winner Carlos Reutemann, Williams FW07B with Prince Rainier and Princess Grace of Monac

Foto de: LAT Images

Alan Jones, Williams, Didier Pironi e Jacques Laffite

Alan Jones, Williams, Didier Pironi e Jacques Laffite

Foto de: Williams F1

Alan Jones, Williams, interviewed on the podium by Jackie Stewart, with Carlos Reutemann, Williams

Alan Jones, Williams, interviewed on the podium by Jackie Stewart, with Carlos Reutemann, Williams

Foto de: LAT Images

Carlos Reutemann, Williams FW07B

Carlos Reutemann, Williams FW07B

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alan Jones, Williams FW07B Ford Cosworth

Alan Jones, Williams FW07B Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

Carlos Reutemann, Williams FW07B

Carlos Reutemann, Williams FW07B

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Alan Jones, Williams

Alan Jones, Williams

Foto de: Williams F1

Carlos Reutemann, Williams FW07C

Carlos Reutemann, Williams FW07C

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alan Jones, Williams, with Frank Dernie behind

Alan Jones, Williams, with Frank Dernie behind

Foto de: LAT Images

Alan Jones and Carlos Reutemann, Williams

Alan Jones and Carlos Reutemann, Williams

Foto de: Williams F1

Carlos Reutemann, Williams FW07C

Carlos Reutemann, Williams FW07C

Foto de: LAT Images

Podium: race winner Carlos Reutemann, Williams, second place Jacques Laffite, Talbot Ligier Matra, third place Nigel Mansell, Team Lotus

Podium: race winner Carlos Reutemann, Williams, second place Jacques Laffite, Talbot Ligier Matra, third place Nigel Mansell, Team Lotus

Foto de: LAT Images

Carlos Reutemann, Williams FW07C

Carlos Reutemann, Williams FW07C

Foto de: LAT Images

Frank Williams with Alan Jones and Carlos Reutemann, Williams

Frank Williams with Alan Jones and Carlos Reutemann, Williams

Foto de: Williams F1

Alan Jones, Williams

Alan Jones, Williams

Foto de: Williams F1

16

Alonso x Hamilton (Mclaren)

Um bicampeão e um novato talentoso juntos criaram uma das maiores rivalidades internas da história. Lewis Hamilton chegou na McLaren desafiando Fernando Alonso, que exigia ser privilegiado por conta do peso de seus títulos. O ponto sem volta da disputa aconteceu no GP da Hungria, quando sentindo que a equipe estava beneficiando o inglês, o espanhol deliberadamente atrapalhou o companheiro na parada dos boxes. O ano acabou com dois vice-campeões que perderam o título por um ponto para Kimi Raikkonen.

Qualifying press conference: pole winner Fernando Alonso, second Lewis Hamilton

Qualifying press conference: pole winner Fernando Alonso, second Lewis Hamilton

Foto de: XPB Images

Lewis Hamilton, McLaren MP4-22, leads team mate Fernando Alonso, McLaren MP4-22 out of the pits

Lewis Hamilton, McLaren MP4-22, leads team mate Fernando Alonso, McLaren MP4-22 out of the pits

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Podium: race winner Lewis Hamilton, McLaren, second place Nick Heidfeld, BMW Sauber F1, third place

Podium: race winner Lewis Hamilton, McLaren, second place Nick Heidfeld, BMW Sauber F1, third place

Foto de: Sutton Motorsport Images

Podium: race winner Fernando Alonso, McLaren, second place Lewis Hamilton, McLaren and third place Kimi Raikkonen, Ferrari

Podium: race winner Fernando Alonso, McLaren, second place Lewis Hamilton, McLaren and third place Kimi Raikkonen, Ferrari

Foto de: Sutton Motorsport Images

Lewis Hamilton, McLaren MP4-22

Lewis Hamilton, McLaren MP4-22

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Fernando Alonso, McLaren Mercedes and Ron Dennis, McLaren, Team Principal, Chairman at Race Control

Fernando Alonso, McLaren Mercedes and Ron Dennis, McLaren, Team Principal, Chairman at Race Control

Foto de: XPB Images

Race winner Lewis Hamilton, McLaren Mercedes, MP4-22

Race winner Lewis Hamilton, McLaren Mercedes, MP4-22

Foto de: XPB Images

Podium: race winner Fernando Alonso, McLaren, second place Lewis Hamilton, McLaren

Podium: race winner Fernando Alonso, McLaren, second place Lewis Hamilton, McLaren

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Fernando Alonso, McLaren MP4-22 Mercedes

Fernando Alonso, McLaren MP4-22 Mercedes

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Lewis Hamilton, McLaren

Lewis Hamilton, McLaren

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Lewis Hamilton, McLaren MP4-22

Lewis Hamilton, McLaren MP4-22

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Ron Dennis, Team Principal, McLaren Mercedes

Ron Dennis, Team Principal, McLaren Mercedes

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Fernando Alonso, McLaren MP4/22

Fernando Alonso, McLaren MP4/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Lewis Hamilton, McLaren Mercedes MP4/22

Lewis Hamilton, McLaren Mercedes MP4/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Lewis Hamilton, McLaren Mercedes MP4/22

Lewis Hamilton, McLaren Mercedes MP4/22

Foto de: Sutton Motorsport Images

15

Senna x Prost (McLaren)

O estopim da lendária rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost foi a desobediência do brasileiro a um 'acordo de cavalheiros' da McLaren de não disputar a primeira curva das provas. O incidente aconteceu no GP de San Marino de 1989, quando o brasileiro retomou a liderança da prova.

Senna, pole position e que era líder da prova até então, relargou pior que o companheiro Alain Prost na segunda saída e deu o troco no francês na primeira freada da prova, na curva Tosa – algo que deixou Alain furioso, já que não esperava o ataque do companheiro brasileiro devido ao acordo.

Este foi o início da rivalidade mais clássica da história da F1. Toda a animosidade envolvida na disputa dos títulos de 1989 e 1990 iniciou exatamente naquele ponto.

Ayrton Senna passa Alain Prost, McLaren MP4/5 na relargada

Ayrton Senna passa Alain Prost, McLaren MP4/5 na relargada

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Ayrton Senna, McLaren MP4/5 recebe a bandeirada

Ayrton Senna, McLaren MP4/5 recebe a bandeirada

Foto de: LAT Images

Alain Prost, McLaren, Ayrton Senna, McLaren

Alain Prost, McLaren, Ayrton Senna, McLaren

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Alain Prost, Ferrari e Ayrton Senna, McLaren batem na primeira curva

Alain Prost, Ferrari e Ayrton Senna, McLaren batem na primeira curva

Foto de: Jean-Francois Galeron

Ayrton Senna, McLaren

Ayrton Senna, McLaren

Foto de: LAT Images

Alain Prost, McLaren, Ayrton Senna, McLaren

Alain Prost, McLaren, Ayrton Senna, McLaren

Foto de: LAT Images

Alain Prost, McLaren, Ayrton Senna, McLaren

Alain Prost, McLaren, Ayrton Senna, McLaren

Foto de: LAT Images

Alain Prost, McLaren, Ayrton Senna, McLaren

Alain Prost, McLaren, Ayrton Senna, McLaren

Foto de: LAT Images

Alain Prost, McLaren

Alain Prost, McLaren

Foto de: Ercole Colombo

Alain Prost, McLaren MP4/5

Alain Prost, McLaren MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, McLaren

Alain Prost, McLaren

Foto de: LAT Images

Alain Prost, McLaren MP4/5

Alain Prost, McLaren MP4/5

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, McLaren MP4-5 Honda, leads teammate Alain Prost at Eau Rouge

Ayrton Senna, McLaren MP4-5 Honda, leads teammate Alain Prost at Eau Rouge

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Winner Ayrton Senna, McLaren MP4/5 inside Alain Prost, McLaren MP4/5

Winner Ayrton Senna, McLaren MP4/5 inside Alain Prost, McLaren MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images

Podium: Race winner Ayrton Senna, McLaren, second place Alain Prost, McLaren, third place Alessandro Nannini, Benetton B188

Podium: Race winner Ayrton Senna, McLaren, second place Alain Prost, McLaren, third place Alessandro Nannini, Benetton B188

Foto de: LAT Images

Alain Prost, McLaren talking with FISA President Jean-Marie Balestre

Alain Prost, McLaren talking with FISA President Jean-Marie Balestre

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost was temporarily proclaimed as World Champion, as McLaren announced their intention to appeal the decision to disqualify Ayrton Senna from the race

Alain Prost was temporarily proclaimed as World Champion, as McLaren announced their intention to appeal the decision to disqualify Ayrton Senna from the race

Foto de: Sutton Motorsport Images

Podium: race winner Ayrton Senna, McLaren

Podium: race winner Ayrton Senna, McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, McLaren MP4-5, makes a pit stop

Alain Prost, McLaren MP4-5, makes a pit stop

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna and Ron Dennis, McLaren

Ayrton Senna and Ron Dennis, McLaren

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Ayrton Senna, and Alain Prost, McLaren

Ayrton Senna, and Alain Prost, McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, McLaren Honda, 1st position, Alain Prost, McLaren Honda, 2nd position and Stefano Modena, Brabham BT58 Judd, 3rd position celebrate on the podium. McLaren team boss Ron Dennis on the far right

Ayrton Senna, McLaren Honda, 1st position, Alain Prost, McLaren Honda, 2nd position and Stefano Modena, Brabham BT58 Judd, 3rd position celebrate on the podium. McLaren team boss Ron Dennis on the far right

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, McLaren MP4/5 Honda

Ayrton Senna, McLaren MP4/5 Honda

Foto de: LAT Images

Podium: winner Alain Prost, McLaren Honda, second place Nigel Mansell, Ferrari, third place Riccardo Patrese, Williams Renault, FIA President Jean-Marie Balestre

Podium: winner Alain Prost, McLaren Honda, second place Nigel Mansell, Ferrari, third place Riccardo Patrese, Williams Renault, FIA President Jean-Marie Balestre

Foto de: LAT Images

Ayrton Senna, McLaren MP4/5 Honda

Ayrton Senna, McLaren MP4/5 Honda

Foto de: Sutton Motorsport Images

Podium: race winner Ayrton Senna, McLaren receives his Trophy

Podium: race winner Ayrton Senna, McLaren receives his Trophy

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, McLaren with Thierry Boutsen, Williams the grid waiting for the start

Alain Prost, McLaren with Thierry Boutsen, Williams the grid waiting for the start

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Ayrton Senna, McLaren MP4/5

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, McLaren MP4/5 Honda and Alain Prost, McLaren MP4/5 Honda, Pierluigi Martini, Minardi M

Ayrton Senna, McLaren MP4/5 Honda and Alain Prost, McLaren MP4/5 Honda, Pierluigi Martini, Minardi M

Foto de: LAT Images

32

Prost x Mansell (Ferrari)

Há duas linhas de pensamento: ou Prost era um mestre em dobrar uma equipe à sua vontade em detrimento de seu companheiro, ou ele era um gênio absoluto em jogos mentais. Quando Prost se juntou à Ferrari para a temporada de 1990, fugindo de sua turbulenta parceria com Senna na McLaren, Mansell já estava abrigado e acreditava ser um piloto número um. O britânico jogou as luvas no ar - literalmente - e anunciou que iria se aposentar do esporte, enfurecido com o que achava que Prost (que se dera ao trabalho de aprender italiano, ao contrário de Mansell) virou a equipe contra ele a ponto de ganhar tratamento e equipamentos preferenciais.

Nigel Mansell, Ferrari; Alain Prost, Ferrari

Nigel Mansell, Ferrari; Alain Prost, Ferrari

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, Ferrari 641

Alain Prost, Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images

Winner Alain Prost, Ferrari 641 leads Nigel Mansell, Ferrari 641 and Riccardo Patrese, Williams Renault FW13B

Winner Alain Prost, Ferrari 641 leads Nigel Mansell, Ferrari 641 and Riccardo Patrese, Williams Renault FW13B

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, Ferrari 641

Alain Prost, Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, Ferrari 641

Alain Prost, Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images

Race winner Alain Prost, Ferrari 641

Race winner Alain Prost, Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, Ferrari 641

Alain Prost, Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, Ferrari 641/2

Alain Prost, Ferrari 641/2

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, Ferrari 641

Alain Prost, Ferrari 641

Foto de: LAT Images

Podium: race winner Alain Prost, Ferrari

Podium: race winner Alain Prost, Ferrari

Foto de: LAT Images

Nigel Mansell, Ferrari 641

Nigel Mansell, Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nigel Mansell, Ferrari 641

Nigel Mansell, Ferrari 641

Foto de: LAT Images

Nigel Mansell, Ferrari 641

Nigel Mansell, Ferrari 641

Foto de: LAT Images

Alain Prost, Ferrari 641

Alain Prost, Ferrari 641

Foto de: LAT Images

Podium: winner Alain Prost, Ferrari, second place Ivan Capelli, Leyton House Judd, third place Ayrton Senna, McLaren Honda, FIA President Jean-Marie Balestre

Podium: winner Alain Prost, Ferrari, second place Ivan Capelli, Leyton House Judd, third place Ayrton Senna, McLaren Honda, FIA President Jean-Marie Balestre

Foto de: LAT Images

Alain Prost, Ferrari 641

Alain Prost, Ferrari 641

Foto de: LAT Images

Nigel Mansell, Ferrari 641 followed by Ayrton Senna, McLaren MP4/5B Honda

Nigel Mansell, Ferrari 641 followed by Ayrton Senna, McLaren MP4/5B Honda

Foto de: LAT Images

Podium: race winner Alain Prost, Ferrari, second place Ivan Capelli, Leyton House

Podium: race winner Alain Prost, Ferrari, second place Ivan Capelli, Leyton House

Foto de: LAT Images

Nigel Mansell, Ferrari 641

Nigel Mansell, Ferrari 641

Foto de: Ercole Colombo

Nigel Mansell, Ferrari 641

Nigel Mansell, Ferrari 641

Foto de: Ercole Colombo

Nigel Mansell, Ferrari 641

Nigel Mansell, Ferrari 641

Foto de: Ercole Colombo

21

Vettel x Webber (Red Bull)

Após o embate no GP da Turquia de 2010, esta foi sempre uma relação tensa. Então veio episódio “Multi 21” quando Vettel ignorou o comando da equipe para ganhar a corrida. Desde que se aposentou da F1, Webber acusou Vettel em sua autobiografia de arrogante.

Mark Webber, Red Bull Racing and Sebastian Vettel, Red Bull Racing crash

Mark Webber, Red Bull Racing and Sebastian Vettel, Red Bull Racing crash

Foto de: XPB Images

Mark Webber, Red Bull Racing and Sebastian Vettel, Red Bull Racing crash

Mark Webber, Red Bull Racing and Sebastian Vettel, Red Bull Racing crash

Foto de: XPB Images

Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB9, Mark Webber, Red Bull Racing RB9

Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB9, Mark Webber, Red Bull Racing RB9

Foto de: LAT Images

Winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, second place Mark Webber, Red Bull Racing

Winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, second place Mark Webber, Red Bull Racing

Foto de: LAT Images

4

Senna x De Angelis (Lotus)

Como uma janela para o futuro, Senna jogou suas primeiras cartas políticas em 1985, intimidando o gerenciamento da equipe Lotus a concentrar suas energias nele, em vez do carismático Elio de Angelis. Senna conseguiu persuadir a equipe a trocar o renomado engenheiro Nigel Stepney e alguns mecânicos que ele cobiçava em seu carro, e de Angelis logo se sentiu minado no que outrora fora sua "casa". Após a decisão do italiano de partir para Brabham (uma associação que terminaria em circunstâncias trágicas), Senna insistiu em um companheiro subserviente e assim vetou a escolha do time de Derek Warwick, sua vantagem sendo que se Warwick fosse contratado, ele também iria embora e se juntar a Brabham. Imagine a alegria de Angelis se isso tivesse acontecido!

Ayrton Senna, Lotus 97T, Elio De Angelis, Lotus 97T

Ayrton Senna, Lotus 97T, Elio De Angelis, Lotus 97T

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Lotus 97T and team mate Elio de Angelis, Lotus 97T

Ayrton Senna, Lotus 97T and team mate Elio de Angelis, Lotus 97T

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ayrton Senna, Lotus 97T-Renault, sits in teammates Elio de Angelis car in the pits

Ayrton Senna, Lotus 97T-Renault, sits in teammates Elio de Angelis car in the pits

Foto de: LAT Images

3

Prost x Arnoux (Renault)

Durante os anos de 1979 e 1980, Arnoux cumpriu a imensa promessa que demonstrou em categorias de acesso, conseguindo suas duas primeiras vitórias, algumas poles e jogando com o tecnicamente experiente Jean-Pierre Jabouille na Renault. Quando Jabouille quebrou as pernas em um acidente, a Renault assinou a jovem arma Alain Prost para 1981, e o segundo ano da F1 imediatamente obscureceu Arnoux em termos de vitórias, ritmo e consistência. Uma rivalidade começou a ferver. Então, em 1982, Arnoux recuperou sua forma, mas permaneceu infeliz, então o título da equipe voltou a ficar com Prost, mas em Paul Ricard, Arnoux ignorou um acordo pré-corrida para deixar Prost à frente e vencer. Ele foi para a Ferrari em 1983.

René Arnoux, Renault RE30

René Arnoux, Renault RE30

Foto de: LAT Images

Podium: race winner Alain Prost, Renault, second place Nelson Piquet, Brabham, third place Alan Jones, Williams

Podium: race winner Alain Prost, Renault, second place Nelson Piquet, Brabham, third place Alan Jones, Williams

Foto de: Sutton Motorsport Images

Alain Prost, Renault RE20B

Alain Prost, Renault RE20B

Foto de: Sutton Motorsport Images

Rene Arnoux, Renault RE30B, 2nd position, and Patrick Tambay, Ferrari 126C2, 1st position, podium

Rene Arnoux, Renault RE30B, 2nd position, and Patrick Tambay, Ferrari 126C2, 1st position, podium

Foto de: LAT Images

Alain Prost, Renault RE30B

Alain Prost, Renault RE30B

Foto de: Sutton Motorsport Images

5

Hamilton x Rosberg (Mercedes)

Hamilton e Rosberg eram bons companheiros de equipe em seus anos de kart. Apesar de suas origens muito diferentes, eles também jogavam futebol, jogos de computador e tênis de mesa. Mas anos depois, eles se tornaram companheiros de equipe da Mercedes na F1, e tudo deu errado. Mesmo depois da aposentadoria de Rosberg, ainda precisamos ver muitas evidências de que eles estão saindo novamente e jogando jogos de computador juntos novamente.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid and Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid collide on the opening lap of the race

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid and Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid collide on the opening lap of the race

Foto de: LAT Images

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W06 Hybrid, and Nico Rosberg, Mercedes F1 W06 Hybrid, battle for the lea

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W06 Hybrid, and Nico Rosberg, Mercedes F1 W06 Hybrid, battle for the lea

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Podium: race winner Lewis Hamilton, Mercedes gets a Champagne soaking from his team after securing a third World Drivers Championship victory

Podium: race winner Lewis Hamilton, Mercedes gets a Champagne soaking from his team after securing a third World Drivers Championship victory

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team

Foto de: XPB Images

4

Gilles x Pironi (Ferrari)

O altamente promissor Didier Pironi chegou à Ferrari em 1981 para substituir Jody Scheckter e se juntou ao arrojado Gilles Villeneuve no que deveria ter sido um dos mais fortes pares da F1 nos anos 1980. Embora ele tenha encontrado Gilles como um companheiro de boas-vindas e divertido, inicialmente Pironi teve dificuldades em seu novo ambiente, especialmente com o turbo da Ferrari. Didier ficou surpreso ao ser rodado por seu companheiro de equipe em Mônaco. Ele era um personagem calculista e gostava do pessoal da Ferrari. Isto provou ser crucial no GP de San Marino de 1982, que Pironi venceu ao passar Villeneuve na última volta, apesar de um pit stop lento ser mostrado para ambos os pilotos, e as ordens da equipe da Ferrari eram que quem estivesse à frente quando a equipe assumisse as posições 1-2 deveria ser o vencedor. Pironi estava tentando transformar seu próprio time contra ele. O chefe da equipe, Marco Piccinnini, disse depois que Didier não havia feito nada errado. Gilles levaria essa raiva para o túmulo. Tendo prometido nunca mais falaria com Pironi, Villeneuve tinha acabado de ver seu companheiro de equipe com uma vantagem de 0s1 na classificação em Zolder, quando iniciou sua segunda tentativa. Então, um mal-entendido em uma volta lenta, uma decisão em frações de segundo e, de repente, o piloto mais rápido do mundo se foi. 

Didier Pironi and Gilles Villeneuve in the pit garage together

Didier Pironi and Gilles Villeneuve in the pit garage together

Foto de: LAT Images

Didier Pironi, Ferrari 126C2

Didier Pironi, Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images

Ferrari team-mates Didier Pironi and Gilles Villeneuve

Ferrari team-mates Didier Pironi and Gilles Villeneuve

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2, with double rear wing

Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2, with double rear wing

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2, leads Didier Pironi, Ferrari 126C2

Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2, leads Didier Pironi, Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images

Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2, leads Didier Pironi, Ferrari 126C2

Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2, leads Didier Pironi, Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images

Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2

Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images

The car of Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2 after the crash

The car of Gilles Villeneuve, Ferrari 126C2 after the crash

Foto de: LAT Images

8

Lauda x Reutemann (Ferrari)

Depois do famoso acidente em Nurburgring em 1976, Niki Lauda ficou furioso quando a Ferrari escalou Reutemann. Lauda saiu da cama doente, obrigando a Ferrari a ter três carros em Monza, e superou prontamente seus colegas de equipe. Perguntado no ano seguinte se ele considerava Reutemann um companheiro de equipe ou um rival, Lauda respondeu: “Nenhum dos dois.” Reutemann venceu o segundo round de 1977, mas Lauda acabou ganhando o campeonato, quando seu companheiro de equipe caiu para o quarto lugar.

Niki Lauda, Ferrari 312T2

Niki Lauda, Ferrari 312T2

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Carlos Reutemann, Ferrari 312T2

Carlos Reutemann, Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images

Niki Lauda, Ferrari 312T2

Niki Lauda, Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images

Race winner Carlos Reutemann, Ferrari, second place James Hunt, McLaren Ford and third place Niki La

Race winner Carlos Reutemann, Ferrari, second place James Hunt, McLaren Ford and third place Niki La

Foto de: LAT Images

4

Pizzonia x Webber (Jaguar)

O brasileiro e o australiano dividiram o box em 2003, na Jaguar. Enquanto Webber tinha bons resultados, Pizzonia sofria para alcançar o companheiro. Além disso, o piloto de Manaus perdeu suporte com a saída de Niki Lauda da equipe. 

Entre os dois não houve problema na pista. A situação ficou insustentável nos bastidores. Conforme Pizzonia se afundava, Webber dava corda na má fase do brasileiro, inclusive publicamente. Foram muitas as declarações de que o manauara atrapalhava o time. Quando foi demitido da Jaguar, Webber celebrou: "Tenho de admitir que gostaria de vê-lo fora."

Dois anos depois, Pizzonia substituiu Nick Heidfeld nas cinco provas finais da Williams, que tinha do outro lado do box justamente Mark Webber,

Mark Webber and Antonio Pizzonia pose with the new Jaguar R4

Mark Webber and Antonio Pizzonia pose with the new Jaguar R4

Foto de: Jaguar Cars and Wieck Media Services, Inc.

Mark Webber and Antonio Pizzonia pose with the James Bond 007 XK-R during a photoshoot at the Jaguar Racing headquarters in Milton Keynes

Mark Webber and Antonio Pizzonia pose with the James Bond 007 XK-R during a photoshoot at the Jaguar Racing headquarters in Milton Keynes

Foto de: Jaguar Cars and Wieck Media Services, Inc.

Mark Webber

Mark Webber

Foto de: Jaguar Cars and Wieck Media Services, Inc.

Antonio Pizzonia

Antonio Pizzonia

Foto de: Mark Gledhill

Antonio Pizzonia

Antonio Pizzonia

Foto de: Mark Gledhill

5

Vettel x Leclerc

O monegasco estreou na Ferrari em 2019 e já chegou colocando pressão sobre o tetracampeão. Logo no GP do Bahrein, segunda etapa do ano, Leclerc fez a pole e superou Vettel durante a corrida. O novato ainda foi o primeiro a vencer corridas pelo time na temporada, na Bélgica e em Monza, sendo superado por Vettel em Singapura após uma polêmica decisão da equipe em parar o alemão para troca de pneus antes do jovem prodígio. Na Rússia, a cisão entre os pilotos ficou mais explícita, após uma longa discussão de rádio por conta de uma manobra combinada antes da prova que Vettel acabou não cumprindo diretamente nurante a corrida.

Sebastian Vettel, Ferrari, talks to his team mate Charles Leclerc, Ferrari, 3rd position, after the race

Sebastian Vettel, Ferrari, talks to his team mate Charles Leclerc, Ferrari, 3rd position, after the race

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, leads Charles Leclerc, Ferrari SF90

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, leads Charles Leclerc, Ferrari SF90

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari, 1st position, celebrates on arrival in Parc Ferme

Charles Leclerc, Ferrari, 1st position, celebrates on arrival in Parc Ferme

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari, 1st position, celebrates in Parc Ferme

Sebastian Vettel, Ferrari, 1st position, celebrates in Parc Ferme

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari, Race winner Sebastian Vettel, Ferrari and Max Verstappen, Red Bull Racing in the Press Conference

Charles Leclerc, Ferrari, Race winner Sebastian Vettel, Ferrari and Max Verstappen, Red Bull Racing in the Press Conference

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, leads Charles Leclerc, Ferrari SF90, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, and the rest of the field at the start of the race

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, leads Charles Leclerc, Ferrari SF90, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, and the rest of the field at the start of the race

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, leads Charles Leclerc, Ferrari SF90

Sebastian Vettel, Ferrari SF90, leads Charles Leclerc, Ferrari SF90

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

7

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen: calendário de 22 corridas da F1 causará divórcios
Próximo artigo Russell "apostaria própria casa" que a Williams não repetirá erros na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil