Novo carro da Williams não tem mudança fundamental de conceitos
Dirigentes da equipe britânica de Grove explicam os detalhes do desenvolvimento do FW43
Williams FW43
Williams F1
A equipe Williams optou por não ter qualquer "mudança fundamental de conceito" em seu novo carro de Fórmula 1, o FW43, apesar das dificuldades que enfrentou na última temporada da F1, em 2018.
A equipe de Grove espera que seu novo carro de 2020, que foi revelado na manhã desta segunda-feira, seja suficiente para se recuperar de uma difícil campanha no ano passado, quando a escuderia terminou em último no campeonato de construtores.
Leia também:
Mas, embora o FW42 tenha conquistado apenas um ponto em 21 corridas, a equipe diz que optou por não criar um carro completamente diferente. O objetivo é se concentrar mais nas áreas do carro em que há desempenho a ser encontrado.
Doug McKiernan, diretor de design da Williams, explicou: "Demos muita atenção à compreensão das áreas problemáticas do FW42 e escolhemos cuidadosamente partes do carro a serem desenvolvidas, aquelas que nos dariam o melhor desempenho”.
GALERIA: Veja imagens do novo FW43 da Williams para a F1 2020
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
Williams FW43
Foto de: Williams F1
“O principal conceito por trás do FW43 é que ele é um desenvolvimento do FW42, sem alterações fundamentais de conceito. Houve desenvolvimento no túnel de vento e encontramos melhorias razoáveis na eficiência do resfriamento”.
“A equipe abordou os problemas mecânicos que afetaram em 2019, incluindo os freios e o peso total do carro. Fizemos um bom progresso nessas áreas e continuaremos focando nelas durante a temporada”, afirmou.
Adam Carter, que foi nomeado engenheiro chefe após a chegada de David Worner, da Red Bull, e Jonathan Carter, da Renault, deixou claro que permitir que a equipe se concentrasse em áreas onde grandes ganhos podem ser alcançados é a abordagem correta.
“A decisão de manter parte da arquitetura principal do FW42 significa que houve menos recursos investidos no desenvolvimento de novos conceitos, o que, por sua vez, permite otimizar trabalho, o que é evidente nos detalhes”, ele explicou.
“Ao preservar alguns parâmetros importantes, conseguimos um programa de desenvolvimento ininterrupto dentro da aerodinâmica, a fim de maximizar a eficiência dos recursos”, ponderou o dirigente.
"À medida que avançamos para os testes de pré-temporada e depois para a temporada, a medida mais importante será o progresso em relação aos nossos rivais, com a nossa intenção de continuar a ter confiabilidade", completou.
Relembre todos os carros e a história da Williams na F1
Patrick Nève, 1977
Foto de: Sutton Motorsport Images
Alan Jones, Williams Ford-Cosworth FW06, 1978
Foto de: Sutton Motorsport Images
Clay Regazzoni, Williams Ford-Cosworth FW07, 1979
Foto de: Sutton Motorsport Images
Carlos Reutemann, Williams Ford-Cosworth FW07B, 1980
Foto de: Sutton Motorsport Images
Carlos Reutemann, Williams Ford-Cosworth FW07C, 1981
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams Ford-Cosworth FW08, 1982
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams Ford-Cosworth FW08C, 1983
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams-Honda FW09, 1984
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams-Honda FW10, 1985
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nelson Piquet, Williams-Honda FW11, 1986
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nelson Piquet, Williams-Honda FW11B, 1987
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Judd FW12, 1988
Foto de: Sutton Motorsport Images
Thierry Boutsen, Williams-Renault FW13, 1989
Foto de: Sutton Motorsport Images
Thierry Boutsen, Williams-Renault FW13B, 1990
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Renault FW14, 1991
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Renault FW14B, 1992
Foto de: Sutton Motorsport Images
Alain Prost, Williams-Renault FW15C, 1993
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams-Renault FW16, 1994
Foto de: Sutton Motorsport Images
Damon Hill, Williams-Renault FW17, 1995
Foto de: Sutton Motorsport Images
Damon Hill, Williams-Renault FW18, 1996
Foto de: Sutton Motorsport Images
Jacques Villeneuve, Williams-Renault FW19, 1997
Foto de: LAT Images
Heinz-Harald Frentzen, Williams-Mecachrome FW20, 1998
Foto de: LAT Images
Ralf Schumacher, Williams-Supertec FW21, 1999
Foto de: LAT Images
Jenson Button, Williams-BMW FW22, 2000
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ralf Schumacher, Williams-BMW FW23, 2001
Foto de: BMW AG
Juan Pablo Montoya, Williams-BMW FW24, 2002
Foto de: BMW AG
Ralf Schumacher, Williams-BMW FW25, 2003
Foto de: Sutton Motorsport Images
Juan Pablo Montoya, Williams-BMW FW26, 2004
Foto de: BMW AG
Mark Webber, Williams-BMW FW27, 2005
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nico Rosberg, Williams-Cosworth FW28, 2006
Foto de: Alessio Morgese
Nico Rosberg, Williams-Toyota FW29, 2007
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Kazuki Nakajima, Williams-Toyota FW30, 2008
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nico Rosberg, Williams-Toyota FW31, 2009
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Nico Hulkenberg, Williams-Cosworth FW32, 2010
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Rubens Barrichello, Williams-Cosworth FW33, 2011
Foto de: XPB Images
Pastor Maldonado, Williams-Renault FW34, 2012
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pastor Maldonado, Williams-Renault FW35, 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW36, 2014
Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW37, 2015
Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW38, 2016
Foto de: Sutton Motorsport Images
Lance Stroll, Williams-Mercedes FW40, 2017
Foto de: Sutton Motorsport Images
Lance Stroll, Williams-Mercedes FW41, 2018
Foto de: Williams
George Russell, Williams-Mercedes FW42, 2019
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1 - Leclerc: Ferrari tem "a melhor chance" de vencer a Red Bull em 2024
F1: Vowles defende o fato de Albon ter assumido o carro de Sargeant
F1: Marko critica Tsunoda e Ricciardo por serem "muito lentos" nas corridas
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Albon assume o carro de Sargeant para o restante do GP da Austrália
F1: Sem chassi substituto para Albon, Williams pode sacrificar Sargeant; entenda
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments